Branding Territorial
Modelo Inovador de Gestão de Marcas Territoriais
Apresentação
Apresentação
Consulte aqui a nossa Brochura
Apresentação
A Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School foi pioneira em Portugal ao introduzir o estudo e a prática do branding territorial no ensino superior.
Após o sucesso das edições anteriores, regressa numa versão renovada, com conteúdos atualizados e uma abordagem mais integrada e aplicada às novas dinâmicas dos territórios.
O programa capacita os participantes para conceber e implementar estratégias de valorização territorial baseadas em identidade, inteligência e inovação.
Parte de uma visão sistémica que cruza planeamento, sustentabilidade, património, comunicação e desenvolvimento económico, incluindo áreas emergentes como os territórios inteligentes, a digitalização, a inteligência artifi cial e a participação cívica.
A pós-graduação articula pensamento estratégico e aplicação prática através de um Laboratório de Branding Territorial, espaço de investigação e desenvolvimento de projetos reais integrados no Observatório de Branding Territorial, o primeiro laboratório nacional dedicado à investigação aplicada sobre marcas de território.
Trata-se, assim, de uma formação única no país, dirigida a profi ssionais e decisores que pretendem liderar processos de transformação e posicionamento dos territórios no contexto contemporâneo.
Objetivos:
- Dotar os participantes de competências para o desenvolvimento e gestão integrada de estratégias de branding territorial, articulando planeamento, comunicação, inovação e avaliação de impacto;
- Fornecer instrumentos operacionais nos domínios do marketing territorial, marketing digital, desenvolvimento económico, criação de produtos territoriais, captação de investimento e aplicação da inteligência artifi cial;
- Consolidar uma abordagem transversal à sustentabilidade e à inteligência territorial, integrando a valorização do património, os territórios inteligentes, a comunicação criativa e participativa, o storytelling e a monitorização contínua das operações de marketing.
Destinatários
Destinatários
A Pós-Graduação em Branding Territorial destina-se a um amplo leque de perfi s de profi ssionais, entre os quais se destacam gestores de territórios, destinos turísticos e de investimento; autarcas e profissionais de municípios e entidades intermunicipais nos domínios do marketing e comunicação, da cultura, turismo, desenvolvimento económico e planeamento urbano; profissionais ligados ao desenvolvimento regional; marketeers e empreendedores de base local e regional.
Estrutura Modular
Estrutura Modular
| Módulos / Ucs | Horas |
| Estratégia, Planeamento e Fundamentos do Branding Territorial | |
| Fundamentos Estratégicos do Place Branding | 4 |
| Estrutura e Orgânica de Governação do Estado e dos Territórios | 4 |
| Arquitetura de Marca e Estratégias de Co-branding | 4 |
| Pesquisa Científica e Documental de Branding Territorial | 4 |
| Planeamento Estratégico de Place Branding | 8 |
| Comunicação Política, Diplomacia e Ativação Territorial | |
| Comunicação Política e Gestão da Comunicação Autárquica | 4 |
| Estratégias de Ativação de Marcas Territoriais | 4 |
| Organização de Eventos, Protocolo e Diplomacia | 4 |
| Smart Cities, Sustentabilidade e Inteligência Artificial | |
| Smart Cities e Territórios do Futuro | 4 |
| Inteligência de Dados e Observatórios Territoriais | 4 |
| Sustentabilidade das Cidades e Inovação Urbana | 4 |
| Inovação e Transformação Digital dos Territórios | 2 |
| Inteligência Artificial Aplicada ao Place Branding | 4 |
| Estratégia Digital, Storytelling e Conteúdos Mediáticos | |
| Estratégia Digital Integrada de Territórios e Autarquias | 4 |
| Ferramentas de Marketing Digital e Comunicação Online | 8 |
| Conteúdos Media e Jornalismo Territorial | 4 |
| Desenvolvimento Económico, Turismo e Cooperação Internacional | |
| Soft Power e Cooperação Internacional | 2 |
| O Urbanismo como Interpretação Histórica do Território | 2 |
| Gestão Estratégica e Competitividade do Turismo | 2 |
| Desenvolvimento Económico e Competitividade Territorial | 2 |
| Promoção de Produtos Locais e Economia da Identidade | 2 |
| Sentimento de Pertença e Internacionalização da Marca Portugal | 2 |
| Laboratório Prático de Branding Territorial | |
| Seminário Temático: O impacto da indústria cinematográfica no Place Branding | 2 |
| Laboratório Prático de Branding Territorial | 20 |
| Total | 104 |
A avaliação dos formandos na Pós-Graduação é efetuada com base na elaboração de um trabalho prático, concebido e desenvolvido de forma contínua ao longo de toda a edição da pós-graduação.
Candidatura
Candidatura
Investimento: 1.350€
- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 50€
- taxa de inscrição 50€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
Documentação necessária:
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H
Início previsto: 7 de fevereiro de 2026
Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
![]() |
Madalena Abreu | Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra | |
![]() |
Cristóvão Monteiro | Presidente do CEIT e Head of Place Branding do CH Group | |
![]() |
João Paulo Craveiro | Ex-Presidente do Conselho de Administração da Coimbra Viva SRU e Coordenador do “Observatório para o Território” da URBE | |
![]() |
Jorge Sobrado | Ex-Vice Presidente da CCDR Norte e atual Vereador da Câmara Municipal do Porto |
Docentes
![]() |
António Saraiva | Ex-Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal | |
![]() |
Bruno Manique | Ex-Presidente da Centro de Portugal Film Commission, Location Manager e Film Commissioner | |
![]() |
David José Monteiro | Ex-Diretor de Marca e Comunicação do Município de Lisboa | |
![]() |
Fernando Paula | Diretor Editorial do Programa Imagens de Marca da SIC Notícias | |
![]() |
Germana Torres | Investigadora no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território | |
![]() |
Gonçalo Gomes | Chefe do Núcleo do Apoio ao Investimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal | |
![]() |
Gonçalo Rebelo De Almeida | Administrador do Grupo Vila Galé | |
![]() |
Hélder Costa | Chefe da Unidade de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Município de Braga | |
![]() |
Hugo Teixeira Francisco | Co-fundador e Chief Marketing Officer do Grupo Portugal Green Travel | |
![]() |
João Aires | Consultor | Coordenador Presença Portuguesa EXPO 2020 DUBAI | |
![]() |
Linda Pereira | Secretária Geral da Confederação Empresarial da CPLP e CEO da CPL Events | |
![]() |
Marco Gouveia | Formador do Atelier Digital Google e Board Advisor no Pestana Hotel Group | |
![]() |
Margarida Campolargo | Coordenadora de Projetos da Open & Agile Smart Cities & Communities | |
![]() |
Miguel Major | Ex-Head of Future do Município de Cascais | |
![]() |
Paulo Fernandes | Ex-Presidente da Câmara Municipal do Fundão | |
![]() |
Pedro Machado | Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços | |
![]() |
Ricardo Machado | Diretor de Inovação, Transformação Digital e Economia do Município de Guimarães | |
![]() |
Tânia Amaral | Chefe da Divisão Municipal de Comunicação Digital e Ativação da Marca no Município do Porto | |
![]() |
Tiago Quaresma | Administrador do Grupo O Valor do Tempo: “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, “Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau” | |
![]() |
Vasco Ribeiro | Professor Associado da Universidade do Porto de Comunicação Política, ex-Chefe de Gabinete da Câmara Municipal do Porto e Conselheiro de Comunicação |
Testemunhos
Testemunhos
João Carreira | Project Manager da empresa Rural Move
Os territórios são entes vivos, complexos e multidimensionais. Para os desvendar, é necessário saber lêlos, interpretá-los e, acima de tudo, comunicá-los.
Foram meses de intensa aprendizagem e crescimento aqueles que, em boa hora, tive o privilégio de partilhar com um grupo de pessoas incrível - colegas, coordenadores e formadores de excelência - sob o comando e desígnio da Coimbra Business School | ISCAC, na tão urgente quanto inovadora Pós-Graduação em Branding Territorial.
Acima de tudo, é inspirador ver tantas pessoas de valor com este sentido de missão, esta vontade inabalável de fazer, de criar, de inovar e, com isso, gerar mudança e criar impacto positivo no nosso país.
Por tudo isso, o meu mais sincero agradecimento. Agora, o futuro é nosso. O caminho continua!
Sandra Simões | Responsável pelo Gabinete de Planeamento Estratégico do Município de Alvaiázere
A frequência da PG em Branding Territorial revelou-se uma excelente aposta no que se refere ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Os conhecimentos técnicos revelam-se uma mais valia para o trabalho que desenvolvo enquanto técnica superior de um município na área da intervenção estratégica.
Por outro lado, a título pessoal, as experiências, as pessoas conhecidas e as memórias criadas são, também, algo que ficará para sempre. Aconselho, portanto, todos os que tenham essa oportunidade a apostar na sua formação, na certeza de que o conhecimento se escreve todos os dias.
Cláudia Silva | Empresária e Formadora
Participar na Pós-Graduação de Branding Territorial foi a minha melhor decisão destes últimos tempos.
Foi uma experiência muito interessante, gratificante e que recomendo vivamente. Como forma de enriquecimento e de aquisição de competências numa área com a qual tive, desde sempre, uma especial empatia, como complemento à minha área profissional e também a nível pessoal, a oportunidade de fazer esta Pós-Graduação foi, sem dúvida, uma mais-valia. Os conhecimentos e competências adquiridas, a elevada competência e experiência profissional assim como a disponibilidade incansável do corpo docente, e a entreajuda, a sintonia e as partilhas de experiências pessoais e profissionais vividas nos seus territórios, de todos os colegas, marcaram positivamente a minha vida.
Agradeço a todos os coordenadores, ao corpo docente, a todos os meus colegas e à ISCAC | Business School e que, juntos, possamos contribuir para uma melhor valorização e desenvolvimento dos nossos incríveis territórios, e das pessoas que neles vivem e trabalham, sempre juntos por um objectivo comum, a marca única que é Portugal.
Ana Mascarenhas | Assessora do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais
A PG Branding Territorial deu me a capacidade de adquirir uma visão 360 do meu Território e de conhecer pessoas extraordinárias. Os Coordenadores e Professores que para além do conhecimento que nos transmitiram, demonstraram total disponibilidade para nos acompanharem nos nossos percursos profissionais, pós PG.
Os Colegas/Amigos para a vida, grupo extraordinário de pessoas, generosos, solidários e com ideias fantásticas para a dinamização dos seus Territórios. Obrigada a ISCAC | Coimbra Business School por me ter proporcionado esta fantástica oportunidade de aprendizagem.
Parceiros
Parceiros
- Turismo Centro de Portugal
- CIP - Confederação Empresarial de Portugal
- AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
- ANAM - Associação Nacional de Assembleias Municipais
- CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial
- Grupo O Valor do Tempo
- CPL Events & Consultancy
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente
Nome Docente
Informação não atualizada.























