Branding Territorial

Modelo Inovador de Gestão de Marcas Territoriais

https://bsformacao.iscac.pt/Inscricoes/Candidaturas/SecretariaLogin.aspx?idCaracterizacao=216&idAccao=232 Candidatura Online

Apresentação

Apresentação

Consulte aqui a nossa Brochura

 

Apresentação

A Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School foi pioneira em Portugal ao introduzir o estudo e a prática do branding territorial no ensino superior.

Após o sucesso das edições anteriores, regressa numa versão renovada, com conteúdos atualizados e uma abordagem mais integrada e aplicada às novas dinâmicas dos territórios.

O programa capacita os participantes para conceber e implementar estratégias de valorização territorial baseadas em identidade, inteligência e inovação.

Parte de uma visão sistémica que cruza planeamento, sustentabilidade, património, comunicação e desenvolvimento económico, incluindo áreas emergentes como os territórios inteligentes, a digitalização, a inteligência artifi cial e a participação cívica.

A pós-graduação articula pensamento estratégico e aplicação prática através de um Laboratório de Branding Territorial, espaço de investigação e desenvolvimento de projetos reais integrados no Observatório de Branding Territorial, o primeiro laboratório nacional dedicado à investigação aplicada sobre marcas de território.

Trata-se, assim, de uma formação única no país, dirigida a profi ssionais e decisores que pretendem liderar processos de transformação e posicionamento dos territórios no contexto contemporâneo.

 

Objetivos:

  1. Dotar os participantes de competências para o desenvolvimento e gestão integrada de estratégias de branding territorial, articulando planeamento, comunicação, inovação e avaliação de impacto; 
  2. Fornecer instrumentos operacionais nos domínios do marketing territorial, marketing digital, desenvolvimento económico, criação de produtos territoriais, captação de investimento e aplicação da inteligência artifi cial;
  3. Consolidar uma abordagem transversal à sustentabilidade e à inteligência territorial, integrando a valorização do património, os territórios inteligentes, a comunicação criativa e participativa, o storytelling e a monitorização contínua das operações de marketing.

Voltar topo


Destinatários

Destinatários

A Pós-Graduação em Branding Territorial destina-se a um amplo leque de perfi s de profi ssionais, entre os quais se destacam gestores de territórios, destinos turísticos e de investimento; autarcas e profissionais de municípios e entidades intermunicipais nos domínios do marketing e comunicação, da cultura, turismo, desenvolvimento económico e planeamento urbano; profissionais ligados ao desenvolvimento regional; marketeers e empreendedores de base local e regional.

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Módulos / Ucs Horas
Estratégia, Planeamento e Fundamentos do Branding Territorial  
     Fundamentos Estratégicos do Place Branding  4
     Estrutura e Orgânica de Governação do Estado e dos Territórios 4
     Arquitetura de Marca e Estratégias de Co-branding 4
     Pesquisa Científica e Documental de Branding Territorial 4
     Planeamento Estratégico de Place Branding 8
Comunicação Política, Diplomacia e Ativação Territorial  
     Comunicação Política e Gestão da Comunicação Autárquica 4
     Estratégias de Ativação de Marcas Territoriais 4
     Organização de Eventos, Protocolo e Diplomacia 4
Smart Cities, Sustentabilidade e Inteligência Artificial  
     Smart Cities e Territórios do Futuro 4
     Inteligência de Dados e Observatórios Territoriais 4
     Sustentabilidade das Cidades e Inovação Urbana 4
     Inovação e Transformação Digital dos Territórios 2
     Inteligência Artificial Aplicada ao Place Branding 4
Estratégia Digital, Storytelling e Conteúdos Mediáticos  
     Estratégia Digital Integrada de Territórios e Autarquias 4
     Ferramentas de Marketing Digital e Comunicação Online 8
     Conteúdos Media e Jornalismo Territorial 4
Desenvolvimento Económico, Turismo e Cooperação Internacional  
     Soft Power e Cooperação Internacional 2
     O Urbanismo como Interpretação Histórica do Território 2
     Gestão Estratégica e Competitividade do Turismo 2
     Desenvolvimento Económico e Competitividade Territorial 2
     Promoção de Produtos Locais e Economia da Identidade 2
     Sentimento de Pertença e Internacionalização da Marca Portugal 2
Laboratório Prático de Branding Territorial  
    Seminário Temático: O impacto da indústria cinematográfica no Place Branding 2
    Laboratório Prático de Branding Territorial 20
Total 104

 

A avaliação dos formandos na Pós-Graduação é efetuada com base na elaboração de um trabalho prático, concebido e desenvolvido de forma contínua ao longo de toda a edição da pós-graduação.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Investimento: 1.350€

- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 50€ 
- taxa de inscrição 50€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: 7 de fevereiro de 2026

Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos 

 

 

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Madalena Abreu Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra
Cristóvão Monteiro Presidente do CEIT e Head of Place Branding do CH Group
João Paulo Craveiro Ex-Presidente do Conselho de Administração da Coimbra Viva SRU e Coordenador do “Observatório para o Território” da URBE
Jorge Sobrado Ex-Vice Presidente da CCDR Norte e atual Vereador da Câmara Municipal do Porto

Docentes

António Saraiva Ex-Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
Bruno Manique Ex-Presidente da Centro de Portugal Film Commission, Location Manager e Film Commissioner
David José Monteiro Ex-Diretor de Marca e Comunicação do Município de Lisboa
Fernando Paula Diretor Editorial do Programa Imagens de Marca da SIC Notícias
Germana Torres Investigadora no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território
Gonçalo Gomes Chefe do Núcleo do Apoio ao Investimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
Gonçalo Rebelo De Almeida Administrador do Grupo Vila Galé
Hélder Costa Chefe da Unidade de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Município de Braga
Hugo Teixeira Francisco Co-fundador e Chief Marketing Officer do Grupo Portugal Green Travel
João Aires Consultor | Coordenador Presença Portuguesa EXPO 2020 DUBAI
Linda Pereira Secretária Geral da Confederação Empresarial da CPLP e CEO da CPL Events
Marco Gouveia Formador do Atelier Digital Google e Board Advisor no Pestana Hotel Group
Margarida Campolargo Coordenadora de Projetos da Open & Agile Smart Cities & Communities
Miguel Major Ex-Head of Future do Município de Cascais
Paulo Fernandes Ex-Presidente da Câmara Municipal do Fundão
Pedro Machado Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços
Ricardo Machado Diretor de Inovação, Transformação Digital e Economia do Município de Guimarães
Tânia Amaral Chefe da Divisão Municipal de Comunicação Digital e Ativação da Marca no Município do Porto
Tiago Quaresma Administrador do Grupo O Valor do Tempo: “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, “Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau”
Vasco Ribeiro Professor Associado da Universidade do Porto de Comunicação Política, ex-Chefe de Gabinete da Câmara Municipal do Porto e Conselheiro de Comunicação

Voltar topo


Testemunhos

Testemunhos

João Carreira | Project Manager da empresa Rural Move

Os territórios são entes vivos, complexos e multidimensionais. Para os desvendar, é necessário saber lêlos, interpretá-los e, acima de tudo, comunicá-los.

Foram meses de intensa aprendizagem e crescimento aqueles que, em boa hora, tive o privilégio de partilhar com um grupo de pessoas incrível - colegas, coordenadores e formadores de excelência - sob o comando e desígnio da Coimbra Business School | ISCAC, na tão urgente quanto inovadora Pós-Graduação em Branding Territorial.

Acima de tudo, é inspirador ver tantas pessoas de valor com este sentido de missão, esta vontade inabalável de fazer, de criar, de inovar e, com isso, gerar mudança e criar impacto positivo no nosso país.

Por tudo isso, o meu mais sincero agradecimento. Agora, o futuro é nosso. O caminho continua!

 

Sandra Simões | Responsável pelo Gabinete de Planeamento Estratégico do Município de Alvaiázere

A frequência da PG em Branding Territorial revelou-se uma excelente aposta no que se refere ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Os conhecimentos técnicos revelam-se uma mais valia para o trabalho que desenvolvo enquanto técnica superior de um município na área da intervenção estratégica.

Por outro lado, a título pessoal, as experiências, as pessoas conhecidas e as memórias criadas são, também, algo que ficará para sempre. Aconselho, portanto, todos os que tenham essa oportunidade a apostar na sua formação, na certeza de que o conhecimento se escreve todos os dias.

 

Cláudia Silva | Empresária e Formadora

Participar na Pós-Graduação de Branding Territorial foi a minha melhor decisão destes últimos tempos.

Foi uma experiência muito interessante, gratificante e que recomendo vivamente. Como forma de enriquecimento e de aquisição de competências numa área com a qual tive, desde sempre, uma especial empatia, como complemento à minha área profissional e também a nível pessoal, a oportunidade de fazer esta Pós-Graduação foi, sem dúvida, uma mais-valia. Os conhecimentos e competências adquiridas, a elevada competência e experiência profissional assim como a disponibilidade incansável do corpo docente, e a entreajuda, a sintonia e as partilhas de experiências pessoais e profissionais vividas nos seus territórios, de todos os colegas, marcaram positivamente a minha vida.

Agradeço a todos os coordenadores, ao corpo docente, a todos os meus colegas e à ISCAC | Business School e que, juntos, possamos contribuir para uma melhor valorização e desenvolvimento dos nossos incríveis territórios, e das pessoas que neles vivem e trabalham, sempre juntos por um objectivo comum, a marca única que é Portugal.

 

Ana Mascarenhas | Assessora do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais

A PG Branding Territorial deu me a capacidade de adquirir uma visão 360 do meu Território e de conhecer pessoas extraordinárias. Os Coordenadores e Professores que para além do conhecimento que nos transmitiram, demonstraram total disponibilidade para nos acompanharem nos nossos percursos profissionais, pós PG.

Os Colegas/Amigos para a vida, grupo extraordinário de pessoas, generosos, solidários e com ideias fantásticas para a dinamização dos seus Territórios. Obrigada a ISCAC | Coimbra Business School por me ter proporcionado esta fantástica oportunidade de aprendizagem.

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

    • Turismo Centro de Portugal
    • CIP - Confederação Empresarial de Portugal
    • AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
    • ANAM - Associação Nacional de Assembleias Municipais
    • CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial
    • Grupo O Valor do Tempo
    • CPL Events & Consultancy

Voltar topo


Enviar mensagem

Por favor, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Deve indicar o nome
Endereço de e-mail inválido
Este campo é obrigatório