Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança
A GESTÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS É HOJE ENCARADA NUMA DINÂMICA DE MELHORIA CONTÍNUA, COM VISTA À QUALIDADE TOTAL!
Mensagem
Mensagem
As necessidades das organizações no que concerne a Técnicos e Gestores com qualificações e competências nas mais diversas áreas, demonstrando a polivalência exigida às empresas, bem como o número crescente de empresas em Portugal e no estrangeiro com Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança implementados e, em muitos casos, certificados, recomenda a Integração num único Sistema de Gestão. Para tal, é fundamental a aquisição e atualização de competências dos seus recursos humanos.
Frequentar esta pós-graduação irá constituir uma ferramenta poderosa para as suas funções.
A conclusão da Pós-Graduação é o reconhecida pela APCER, como formação válida, para a candidatura a Auditor Interno Certificado em Qualidade, Ambiente e ou de Segurança e Saúde no Trabalho e dá acesso direto à frequência do curso de preparação (4 horas) da APCER para a realização do exame de Auditor Interno da Qualidade, Ambiente e Segurança.
Apresentação
Apresentação
Âmbito e Objetivos
As organizações para sobreviverem no mercado global têm de ser reconhecidas e diferenciadas pela sua sustentabilidade. A sustentabilidade envolve uma responsabilidade para com o Mercado, o Cliente, o Ambiente e as Pessoas. As qualificações e competências nas mais diversas áreas demonstram a polivalência exigida às organizações, pelo que os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança integrados num único Sistema de Gestão constitui a otimização dessa polivalência.
Objetivos Gerais
- Qualificar técnicos e gestores com competências nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança que sejam capazes de responder às exigências das organizações.
- Contribuir para a adaptação do tecido empresarial Português, mais concretamente do tecido empresarial da zona de Coimbra, aos padrões de eficiência e competitividade comunitários.
Objetivos específicos
Dotar os formandos de competências que permitam:
- Implementar um Sistema de Gestão Integrado segundo as várias normas envolvidas (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001)
- Elaborar planos de melhoria
- Controlar as metodologias aplicadas
- Auditar o Sistema de Gestão Integrado
Destinatários
Licenciados, Bacharéis e Pós-graduados.
Quadros superiores e médios de empresas com responsabilidade ao nível da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho.
Certificação APCER
Certificação APCER
- A conclusão da Pós-Graduação, garante o acesso à preparação para o exame de Certificação de Auditor Interno da Qualidade, do Ambiente e ou de Segurança e Saúde no Trabalho que tem a duração de 4 horas, sendo de frequência obrigatória para os estudantes que pretendam vir a candidatar-se a esta certificação pela APCER.
- Garante a inscrição no exame de Auditor Interno da Qualidade, do Ambiente e ou de Segurança e Saúde no Trabalho que tem a duração de 2h30;
- Após obter aprovação no exame supra referido, os estudantes podem obter o Certificado de Auditor Interno da Qualidade, do Ambiente e ou de Segurança e Saúde no Trabalho, desde que demonstrem ter a experiência profissional específica e em auditorias exigida para o efeito, mediante apresentação de candidatura e pagamento do valor de 50,00 euros por cada norma solicitada, acrescido de IVA à taxa em vigor, junto da APCER.
Ao realizarem esta Pós-Graduação na Coimbra Business School | ISCAC, usufruem:
- Acesso direto ao curso de preparação;
- Desconto no pedido de certificação junto da APCER;
- Curso de preparação poder ser efetuado na Coimbra Business School | ISCAC ou à distância;
- Exame realizado nas instalações da Coimbra Business School | ISCAC ou à distância.
Para mais informações, consulte aqui
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
Eva Santiago | Business School | Innovation UP | ||
Georgina Morais | Coimbra Business School | ISCAC |
Docentes
Emília Telo | ACT - Autoridade para Condições de Trabalho | ||
Marisa Almeida | CTCV | ||
Nuno Malta | Coimbra Business School/Data CoLAB | ||
Docentes Da Apcer | APCER |
Candidatura
Candidatura
Valor: 1.700€
- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 60€
- taxa de inscrição 40€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certidão de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H
Início previsto: janeiro de 2025
Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos
Caso não estejam reunidas as condições para a lecionação presencial da Pós-Graduação, será garantida a sua realização online através da Plataforma ZOOM.
Estrutura Modular
Estrutura Modular
Módulos | Horas |
Módulo I – Gestão de Risco | 4 |
Módulo II – Sistema de Gestão da Qualidade | 40 |
Módulo III – Sistema de Gestão Ambiental | 36 |
Módulo IV – Segurança e Saúde no Trabalho | 40 |
Módulo V – Integração dos Sistemas de Gestão e Auditoria | 28 |
Módulo VI – Auditoria Interna em Contexto Real de Trabalho (Caso Prático) | 20 |
Total | 168 |
*A Pós-graduação poderá confererir créditos para cursos de mestrado
Testemunhos
Testemunhos
“Esta pós-graduação é de uma abrangência total, pois tanto se adapta a pessoas qualificadas como a pessoas sem experiência na área. Vale sobretudo por essa diversidade que permite obter os conceitos base na área sendo que a auditoria final permite avaliar esses conhecimentos adquiridos e implementar os mesmos na prática. Recomendo vivamente a frequência desta pós-graduação por qualquer pessoa, pois é um complemento para quem já tem bases e quem não tem consegue adquirir os conhecimentos base necessários para trabalhar na área.”
Ricardo Costa
“Até à Pós-Graduação tudo parecia complicado e fora de sentido uma vez que os sistemas isolados são complexos. Com a Pós-Graduação compreendi a importância da aplicação das normas da Qualidade, Ambiente e Segurança através de um sistema integrado e a importância de os auditar de modo a manter a organização em linha com a sua política e os seus objetivos. É importante salientar a parceria realizada entre a Coimbra Business School e a SGS, uma vez que colocaram ao nosso dispor verdadeiros auditores que, com a sua experiência nos ajudaram a crescer enquanto auditores internos bem como o bom ambiente gerado entre colegas que sem medos partilharam experiências. Com esta Pós-Graduação será mais simples implementar e auditar um Sistema Integrado de Gestão.”
Inês Silva – Técnica Superior de Segurança e Higiene do Trabalho
"A pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão foi sem dúvida uma mais valia para o meu percurso profissional. Trabalho num laboratório de análises clínicas desde 2004 e sou Responsável da Qualidade desde 2013, liderando o processo de certificação pela norma ISO 9001. Mesmo tendo experiência na área, a pós-graduação configurou-se num somatório de mais valias para o meu desempenho profissional mas também para o desempenho da minha organização. Permitiu desmistificar os requisitos da norma e dar o know-how para integração das três normas e olhar para elas de uma forma mais abrangente e cada vez menos setorial. A auditoria final permite ainda a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos e das ferramentas disponibilizadas.
É sem dúvida uma pós-graduação que recomendo a todos os interessados na área."
Carla Cruz- Responsável de Qualidade de Laboratório de Análises Clínicas (2021/2022)
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente
Nome Docente
Informação não atualizada.