Gestão nas Indústrias da Música
A música muda a tua vida!
Mensagem
Mensagem
A Pós-graduação em Gestão das Indústrias da Música (GIM) foi estruturada com o objetivo de fornecer conhecimentos, competências práticas e conteúdos atualizados sobre as indústrias da música e os setores económicos direta e indiretamente relacionados. Para o efeito, o plano do curso é focado em áreas consideradas estruturantes para o perfil de uma/um music business manager (nos seus vários domínios: cognitivo, intelectual, cultural, técnico e prático), ou de qualquer outra função dentro do setor da música .
A Pós-gradução em GIM tem como principal objetivo proporcionarar uma sólida preparação profissional para a atuação nas indústrias da música, quer a nível nacional e internacional, disponibilizando às/aos formandos uma oferta formativa pioneira e única em Portugal.
Apresentação
Apresentação
ÂMBITO E OBJETIVOS
A pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música, pioneira em Portugal, foi estruturada tendo em consideração os novos desafios destas indústrias e a premente necessidade de formação de quadros com perfil adequado às suas exigências.
As indústrias da música sofreram uma mudança de paradigma na viragem do milénio, com a desmaterialização da música e a proliferação do acesso à internet. Num mercado global e competitivo é cada vez mais pertinente e necessário que os músicos, empresários, técnicos e gestores estejam devidamente apetrechados com as ferramentas, as competências e os conhecimentos adequados. Para tal, torna-se fundamental conhecer com profundidade e rigor os mecanismos, as tipologias e o enquadramento das indústrias da música, cada vez mais num contexto global.
Esta pós-graduação, que contará com formadores de reconhecido mérito, visa proporcionar aos formandos as competências e as ferramentas necessárias para uma atuação empreendedora, empresarial e comercial nas indústrias da música, da indústria fonográfica à produção de concertos, passando pelo management e pelo agenciamento. Foi estruturada com o objetivo de fornecer conhecimentos e competências práticas e conteúdos sólidos e atualizados sobre as indústrias da música e os setores económicos direta e indiretamente relacionados. Para o efeito, o plano do curso focado em áreas consideradas fundamentais e estruturantes para o perfil de uma/um music business manager (nos seus vários domínios: cognitivo, intelectual, cultural, técnico e prático). Pretende-se, assim, criar condições com vista ao desenvolvimento de competências transversais potenciadoras de sinergias entre várias áreas de conhecimento e a sua aplicabilidade e pragmatização empresarial, nacional e internacionalmente. O curso estrutura-se em quatro módulos: o primeiro módulo será direcionado ao enquadramento histórico e cultural; o segundo tratará das questões relacionadas com a gestão e planeamento de editoras e produtoras fonográficas; o terceiro incidirá sob os aspetos da gestão e de direito ligados às indústrias da música, e o quarto e último módulo será dedicado à elaboração de um trabalho final.
DESTINATÁRIOS
Titulares com o grau mínimo de licenciatura ou com curriculum profissional de mérito; músicos, empresários, empreendedores, agentes, e outros profissionais das indústrias musicais ou de outras áreas profissionais.
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
Guilhermina Freitas | Coimbra Business School | ISCAC | ||
Hélder Martins | Etnomucsicólogo | Consultor Sénior | Músico |
Docentes
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Ana Rita Feijão | Empresária | One Level Up | AMAEI | WHY Portugal | |
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Francisco Borges | Advogado | GDA, AMAEI | Músico | |
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João Silva | Empresário | BLUE HOUSE | Músico | A Jigsaw | |
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John Gonçalves | The Gift | Músico | Manager | |
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José Miguel Pereira | Gestor Cultural | Programador | JACC, Jacc Records, jazz.pt | |
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Raquel Lains | Let's Start a Fire | |
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Sérgio Silva | AMAEI | Serushiô | Músico | |
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Wander De Carvalho | Coimbra Business School | ISCAC |
Candidatura
Candidatura
Valor: 1600€
- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 60€
- taxa de inscrição 40€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certidão de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)
Documentação necessária:
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: terças e quintas das 20h às 23h
Início previsto: janeiro de 2024
Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos
Estrutura Modular
Estrutura Modular
ESTRUTURA MODULAR |
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Unidades Curriculares |
HORAS |
Módulo I – Música e Sociedade |
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1.1 Música: Arte, Ciência, Economia |
12 |
1.2 Música e Indústrias Culturais e Criativas |
6 |
1.3 Programação e Curadoria |
12 |
1.4 Gestão e Execução de Ideias e Projetos: Investimento, Angariação de Financiamento |
12 |
Módulo II – Gestão e Planeamento no Sector da Música |
|
2.1 Edição Musical Contemporânea |
8 |
2.2 Internacionalização de Música Portuguesa |
8 |
2.3 Produção e Gestão de Concertos, Festivais e Digressões |
12 |
2.4 Marketing e Comunicação na Indústria da Música |
12 |
2.5 Management / Gestão de Carreiras Artísticas |
12 |
Modulo III – Música: Gestão Empresarial e Direitos (Autor, Conexos, Propriedade Intelectual) |
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3.1 Direitos de Autor e Propriedade Intelectual |
12 |
3.2 Metadados e Direitos Conexos |
12 |
3.3 Gestão de Recursos Humanos para Indústrias Criativas |
8 |
3.4 Contabilidade no Setor das Artes e da Cultura |
8 |
Módulo IV – Projeto Final |
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4.1 Técnicas de Elaboração de Projecto |
8 |
4.2 Estrutura e Redação de Trabalho Final |
18 |
Total |
160 |
Trabalho Final
O trabalho final será elaborado individualmente.
O trabalho poderá consistir:
- Na redação/apresentação de uma proposta de negócio ou na análise de uma situação ocorrida e/ou existente;
- Reflexão teorica e crítica, de forma fundamentada, qualquer um dos temas abordados em qualquer uma das UC desta pós-graduação.
O trabalho deve seguir as normas de formatação em vigor na instituição e não poderá ultrapassar as 20 páginas de desenvolvimento (excluem-se capa, contra-capa, agradecimentos, declarações, índices, lista de siglas, bibliografia e fontes, anexos).
Avaliação Final
A nota atribuída ao trabalho valerá 35% da nota final do curso, sendo os restantes 65% relativos à média de cada módulo.
Parceiros
Parceiros
AMAEI - Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes http://amaei.org/
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente

Nome Docente
Informação não atualizada.