Fundraising

Aprende sobre angariação de fundos com profissionais de referência

Apresentação

Apresentação

Apresentação

A Economia Social tem um papel vital na sociedade portuguesa. Por isso, a capacidade de mobilizar pessoas e recursos financeiros de forma consistente é fundamental para promover o impacto e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos. 

Objetivos

Esta formação pretende preparar técnicos e dirigentes de organizações sem fins lucrativos para desenhar, coordenar e executar planos de fundraising com resultados sustentáveis.

De forma aplicada ao contexto português, os alunos terão oportunidade de aprender estratégias e ferramentas de angariação de fundos com profissionais com experiência comprovada.

Destinatários

Pessoas que trabalham (ou pretendam vir a trabalhar) em angariação de fundos numa organização da economia social.

Dirigentes de organizações sociais, educativas, ambientais, religiosas e culturais que querem investir estrategicamente em planos sustentados de fundraising.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.500€ 
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações (1ª prestação de 40% do valor e restantes de 15% cada)
- Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- taxa de candidatura 60€ 
- taxa de inscrição 40€
- Certificado de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certificado de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.

 Horário: sextas-feira das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Local:  Auditório da SRS Advogados
             Rua Dom Francisco Manuel de Melo 21
             1070-015 Lisboa

Datas previstas: 18 de Setembro a 11 de Dezembro de 2020

Notas:

  • Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos:
  • Em caso de restrições à participação presencial devido ao Covid-19, o curso decorrerá em formato online nas datas previstas.
     

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Madalena Abreu Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra
Tiago Carmona RaiseN'GO

Docentes

Joana Brandão Ajuda em Ação
Cláudia Pedra Stone Soup
Paulo Fontes Amnistia Internacional Portugal
Mariana Andrade Call to Action

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Módulos Conteúdos   Horas lectivas
Contexto do Fundraising em Portugal    Fundraising e a Economia Social em PT | Financiamento, donativos e sustentabilidade | Perfil dos doadores (particulares e organizações) e motivações. | Dimensões psicossociais da doação e atitudes em relação ao dinheiro | Profissão e princípios deontológicos do fundraiser   8
       
Planeamento de fundraising  Planeamento estratégico e fundraising. | Planeamento participativo. | O plano de angariação de fundos. | Técnicas de diagnóstico de fundraising. | As principais estratégias de angariação. | Segmentação, posicionamento e razão de doar. | Monitorização e avaliação. | Recursos e orçamento de angariação de fundos.   16
       
Fundraising doadores particulares Conceitos essenciais sobre fundraising junto de particulares. | Segmentação. | Principais estratégias de aquisição. | Fidelização e reativação. | Major donors. | Legados. | Doadores e associados. | Operacionalização das campanhas junto de particulares.   16
       
Fundraising empresarial Filantropia e responsabilidade social. | Formas de doação das empresas. | Segmentação. | Definição de proposta de parceria. | Programas RS e candidaturas. | Benefícios fiscais para empresas.   16
       
Comunicação de fundraising. Comunicação organizacional e fundraising. | Case for Support. | Storytelling. | Relação com meios de comunicação social. | Comunicação de crise. | Relações públicas..   16
       
 Ferramentas de fundraising Bases de dados relacionais (CRM). | Métodos de pagamento automáticos. | Formulário de doação online. | Website | Marketing automation. | Redes sociais. | Publicidade digital.   16
       

 Seminário 

(temas a definir com os alunos)

Sugestões: Gestão de departamento de fundraising. | Preparação de campanhas de IRS | RGPD e fundraising | Inteligência Artificial (ML) e o conhecimento dos doadores.   16
  TOTAL   104

 

*A Pós-graduação poderá confererir créditos para cursos de mestrado 

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Acreditarlink

ADFP - Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, link

APPACDM Coimbralink

Call to Actionlink

Cáritas Diocesana de Coimbra, link

CERCI Penelalink

Equipa Ergue-telink

Instituto Universitário Justiça e Pazlink

Labora

Leigos para o Desenvolvimentolink

LEXdebata

Raise N’GO, link

Santa Casa da Misericórdia de Coimbralink

Stone Soup , link

SRS Advogados

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."

Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP

 

Faz mesmo muita falta a formação profissional em angariação de fundos. Uma lacuna no meio académico que agora está a ser colmatada com esta pós-graduação em "Fundraising em Ação" promovida pela Coimbra Business School | ISCA. Sendo voluntária em várias associações sem fins lucrativos, há muito tempo que sentia esta necessidade. Dos módulos que já tivemos e graças aos professores sempre disponíveis para transmitir conhecimentos e ajudar com a sua experiência profissional, aprendi conceitos que já coloquei em prática e os resultados estão a começar a aparecer. É fundamental mostrar ao doador a importância e a diferença que o seu donativo (seja em dinheiro, bens, serviços ou voluntariado) vai fazer. Só assim, transmitimos ao doador que é, realmente, parte do processo, a importância do seu envolvimento com a causa e o seu donativo não é em vão. Vai fazer a diferença! Hoje, com os conhecimentos adquiridos na frequência desta pós-graduação, já tenho um discurso mais articulado e argumentos dos quais não tinha a perceção da sua importância, antes de começar a pós-graduação. O ISCAC tem esta caraterística, temos professores e vivências que ficam para a vida. Obrigada pela oportunidade.

 Teresa Arsénio, membro da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes - FORDOC

 

"Logo que tive conhecimento que a CBS iria desenvolver a PG "Fundraising em Acção" quis conhecer o seu conteúdo e inscrever-me de imediato! A minha organização entendeu, estrategicamente, como uma importante aposta a frequência desta PG, com a abordagem de conteúdos cada vez mais cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações do terceiro sector. As expectativas estão a ser correspondidas e, dentro da minha organização, estamos já a trabalhar uma área que até agora estava descurada; criámos uma equipa de Empreendedorismo e Inovação Social e temos vindo a melhorar a comunicação da nossa Marca para o exterior, fazendo acções de divulgação de serviços, eventos de angariação de fundos, melhorando a nossa comunicação e delineando um plano cheio de objetivos para os próximos anos! A CBS faculta-nos ótimos docentes e as áreas das suas PG são diversificadas e extremamente atuais. Dá vontade de querer aprender continuamente!"

Rita Dias, Equipa CATL/ EIS, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã

Voltar topo


Enviar mensagem

Por favor, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Deve indicar o nome
Endereço de e-mail inválido
Este campo é obrigatório