Fundraising
Aprende sobre angariação de fundos com profissionais de referência
Apresentação
Apresentação
Apresentação
A Economia Social tem um papel vital na sociedade portuguesa. Por isso, a capacidade de mobilizar pessoas e recursos financeiros de forma consistente é fundamental para promover o impacto e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos.
Objetivos
Esta formação pretende preparar técnicos e dirigentes de organizações sem fins lucrativos para desenhar, coordenar e executar planos de fundraising com resultados sustentáveis.
De forma aplicada ao contexto português, os alunos terão oportunidade de aprender estratégias e ferramentas de angariação de fundos com profissionais com experiência comprovada.
Destinatários
Pessoas que trabalham (ou pretendam vir a trabalhar) em angariação de fundos numa organização da economia social.
Dirigentes de organizações sociais, educativas, ambientais, religiosas e culturais que querem investir estrategicamente em planos sustentados de fundraising.
Candidatura
Candidatura
Valor: 1.500€
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações (1ª prestação de 40% do valor e restantes de 15% cada)
- Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- taxa de candidatura 60€
- taxa de inscrição 40€
- Certificado de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certificado de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)
Documentação necessária:
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: sextas-feira das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H
Local: Auditório da SRS Advogados
Rua Dom Francisco Manuel de Melo 21
1070-015 Lisboa
Datas previstas: 18 de Setembro a 11 de Dezembro de 2020
Notas:
- Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos:
- Em caso de restrições à participação presencial devido ao Covid-19, o curso decorrerá em formato online nas datas previstas.
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
![]() |
Madalena Abreu | Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra | |
![]() |
Tiago Carmona | RaiseN'GO |
Docentes
![]() |
Joana Brandão | Ajuda em Ação | |
![]() |
Cláudia Pedra | Stone Soup | |
![]() |
Paulo Fontes | Amnistia Internacional Portugal | |
![]() |
Mariana Andrade | Call to Action |
Estrutura Modular
Estrutura Modular
Módulos | Conteúdos | Horas lectivas | |
Contexto do Fundraising em Portugal | Fundraising e a Economia Social em PT | Financiamento, donativos e sustentabilidade | Perfil dos doadores (particulares e organizações) e motivações. | Dimensões psicossociais da doação e atitudes em relação ao dinheiro | Profissão e princípios deontológicos do fundraiser | 8 | |
Planeamento de fundraising | Planeamento estratégico e fundraising. | Planeamento participativo. | O plano de angariação de fundos. | Técnicas de diagnóstico de fundraising. | As principais estratégias de angariação. | Segmentação, posicionamento e razão de doar. | Monitorização e avaliação. | Recursos e orçamento de angariação de fundos. | 16 | |
Fundraising doadores particulares | Conceitos essenciais sobre fundraising junto de particulares. | Segmentação. | Principais estratégias de aquisição. | Fidelização e reativação. | Major donors. | Legados. | Doadores e associados. | Operacionalização das campanhas junto de particulares. | 16 | |
Fundraising empresarial | Filantropia e responsabilidade social. | Formas de doação das empresas. | Segmentação. | Definição de proposta de parceria. | Programas RS e candidaturas. | Benefícios fiscais para empresas. | 16 | |
Comunicação de fundraising. | Comunicação organizacional e fundraising. | Case for Support. | Storytelling. | Relação com meios de comunicação social. | Comunicação de crise. | Relações públicas.. | 16 | |
Ferramentas de fundraising | Bases de dados relacionais (CRM). | Métodos de pagamento automáticos. | Formulário de doação online. | Website | Marketing automation. | Redes sociais. | Publicidade digital. | 16 | |
Seminário (temas a definir com os alunos) |
Sugestões: Gestão de departamento de fundraising. | Preparação de campanhas de IRS | RGPD e fundraising | Inteligência Artificial (ML) e o conhecimento dos doadores. | 16 | |
TOTAL | 104 |
*A Pós-graduação poderá confererir créditos para cursos de mestrado
Parcerias
Parcerias
Acreditar, link
ADFP - Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, link
APPACDM Coimbra, link
Call to Action, link
Cáritas Diocesana de Coimbra, link
CERCI Penela, link
Equipa Ergue-te, link
Instituto Universitário Justiça e Paz, link
Labora
Leigos para o Desenvolvimento, link
LEXdebata
Raise N’GO, link
Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, link
Stone Soup , link
SRS Advogados
Testemunho dos Alunos
Testemunho dos Alunos
"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."
Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP
Faz mesmo muita falta a formação profissional em angariação de fundos. Uma lacuna no meio académico que agora está a ser colmatada com esta pós-graduação em "Fundraising em Ação" promovida pela Coimbra Business School | ISCA. Sendo voluntária em várias associações sem fins lucrativos, há muito tempo que sentia esta necessidade. Dos módulos que já tivemos e graças aos professores sempre disponíveis para transmitir conhecimentos e ajudar com a sua experiência profissional, aprendi conceitos que já coloquei em prática e os resultados estão a começar a aparecer. É fundamental mostrar ao doador a importância e a diferença que o seu donativo (seja em dinheiro, bens, serviços ou voluntariado) vai fazer. Só assim, transmitimos ao doador que é, realmente, parte do processo, a importância do seu envolvimento com a causa e o seu donativo não é em vão. Vai fazer a diferença! Hoje, com os conhecimentos adquiridos na frequência desta pós-graduação, já tenho um discurso mais articulado e argumentos dos quais não tinha a perceção da sua importância, antes de começar a pós-graduação. O ISCAC tem esta caraterística, temos professores e vivências que ficam para a vida. Obrigada pela oportunidade.
Teresa Arsénio, membro da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes - FORDOC
"Logo que tive conhecimento que a CBS iria desenvolver a PG "Fundraising em Acção" quis conhecer o seu conteúdo e inscrever-me de imediato! A minha organização entendeu, estrategicamente, como uma importante aposta a frequência desta PG, com a abordagem de conteúdos cada vez mais cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações do terceiro sector. As expectativas estão a ser correspondidas e, dentro da minha organização, estamos já a trabalhar uma área que até agora estava descurada; criámos uma equipa de Empreendedorismo e Inovação Social e temos vindo a melhorar a comunicação da nossa Marca para o exterior, fazendo acções de divulgação de serviços, eventos de angariação de fundos, melhorando a nossa comunicação e delineando um plano cheio de objetivos para os próximos anos! A CBS faculta-nos ótimos docentes e as áreas das suas PG são diversificadas e extremamente atuais. Dá vontade de querer aprender continuamente!"
Rita Dias, Equipa CATL/ EIS, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente

Nome Docente
Informação não atualizada.