Branding Territorial
Modelo Inovador de Gestão de Marcas Territoriais
Apresentação
Apresentação
Apresentação
A Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School é a primeira formação superior especializada no país no domínio do marketing territorial e do place branding, colmatando uma lacuna na oferta formativa nacional.
O sucesso das duas primeiras edições justifica a renovação da proposta, com incrementos e inovações nos conteúdos propostos.
Constitui objetivo de aprendizagem dotar os formandos das capacidades de desenvolverem processos integrados de planeamento estratégico de branding territorial, fazendo recurso de um amplo espectro de conhecimentos, áreas de saber e ferramentas.
Trata-se de uma abordagem sistémica do branding territorial, para lá da visão clássica do planeamento e gestão urbana e da promoção turística, incluindo temáticas como as que se relacionam com os territórios inteligentes e a digitalização, a sustentabilidade, a valorização do património, a comunicação criativa e o storytelling, o desenvolvimento económico e a participação cívica, entre outros.
O programa formativo procura também rever e atualizar conceitos, novas tendências e modelos de trabalho no marketing territorial, em resultado dos impactos decorrentes da pandemia por COVID-19 e do conflito na Ucrânia.
Na sua abordagem, a Pós-Graduação em Branding Territorial concorre ainda para a compreensão do diálogo e interação entre o urbano e o rural/natural, a cultura e a tecnologia, o físico e o digital, na construção e na experiência de marcas territoriais.
O plano de formação inclui o desenvolvimento de projeto, fornecendo um espaço de investigação aplicada ou trabalho de campo, ao longo do processo formativo. Este, integrado dentro do Observatório de Branding Territorial, o primeiro e único laboratório nacional de investigação aplicada a marcas territoriais em Portugal.
Objetivos:
- Formar competências em estratégia, desenvolvimento, gestão, comunicação e avaliação de branding territorial e no planeamento de marketing territorial;
- Fornecer conhecimentos complementares nos domínios do marketing digital; desenvolvimento económico, desenvolvimento de produtos territoriais e captação de investimento;
- Sustentabilidade territorial, valorização de património e territórios inteligentes; comunicação criativa, storytelling e participação comunitária; e da pesquisa e monitorização de operações de marketing.
Destinatários
Destinatários
Destinatários:
A Pós-Graduação em Branding Territorial destina-se a um amplo leque de perfis de profissionais, entre os quais se destacam gestores de territórios, destinos turísticos e de investimento; autarcas e profissionais de municípios e entidades intermunicipais nos domínios do marketing e comunicação, da cultura, turismo, desenvolvimento económico e planeamento urbano; profissionais ligados ao desenvolvimento regional; marketeers e empreendedores de base local e regional.
Estrutura Modular
Estrutura Modular
Módulos / Ucs | Horas |
Módulo 1. Governação, Inteligência Territorial e Análise de Dados | |
Ferramentas e Metodologia de Investigação de Referenciais Estratégicos | 4 |
Estrutura e Metodologia de Gestão de uma Marca Territorial | 4 |
Estrutura e Orgânica de Governação do Estado e dos Territórios | 2 |
Ferramentas de Pesquisa e Monitorização da Operação de Marketing | 3 |
Módulo 2. Sustentabilidade e Gestão de Recursos | |
Aldeias do Futuro: Demografia, Identidade e Tendências | 3 |
Gestão e Valorização do Património | 3 |
O Urbanismo e a Reabilitação Urbana como Interpretação Histórica e Ferramentas de Intervenção no Território | 2 |
Valorização da História e dos Ícones Locais | 2 |
Desenvolvimento de Territórios Inteligentes | 2 |
Inovação e Desenvolvimento Sustentável | 2 |
Módulo 3. Marketing Estratégico e Comunicação | |
Planeamento Estratégico de Branding Territorial | 4 |
Planeamento Operacional em Marketing Territorial | 4 |
Comunicação Criativa e Storytelling de Narrativas Territoriais | 3 |
Estratégia de Desenvolvimento de Produtos Territoriais | 4 |
Desenvolvimento Estratégico de Marketing Digital | 8 |
Módulo 4. Ativação, Envolvimento e Dinamização Cultural | |
Promoção de Parcerias, Sponsoring e Envolvimento de Stakeholders | 2 |
Estratégias de Ativação de Marcas Territoriais | 4 |
Inclusão Social, Envolvimento e Participação Comunitária | 2 |
Gestão e Dinamização de Programas Culturais | 3 |
Captação e Organização de Eventos | 4 |
Desenvolvimento de Experiências Turísticas | 2 |
Economia Social e Fundraising | 2 |
Módulo 5. Inovação e Desenvolvimento Económico | |
Desenvolvimento Económico e Captação de Investimento | 4 |
Internacionalização e Competitividade | 3 |
Benchmarking e Benchlearning | 3 |
Módulo 6. Laboratório de Investigação | |
Laboratório de Investigação | 25 |
Total | 104 |
Candidatura
Candidatura
Investimento: 1.350€
- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 60€
- taxa de inscrição 40€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certidão de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)
Documentação necessária:
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H
Início previsto: janeiro de 2025
Nota: Início da Pós-graduação sujeito a número mínimo de candidatos
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
Madalena Abreu | Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra | ||
Cristóvão Monteiro | Presidente do CEIT-Centro Estratégico de Inovação Territorial | ||
João Paulo Craveiro | Ex-Presidente do Conselho de Administração da Coimbra Viva SRU e Coordenador do “Observatório para o Território” da URBE | ||
Jorge Sobrado | Secretário Técnico de Estratégia e Comunicação da CCDR-Norte; Professor Convidado da UPorto; Ex-Diretor da VISEU MARCA |
Docentes
Ana Alcoforado | Diretora do Museu Nacional de Machado de Castro | ||
António Saraiva | Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal | ||
Gonçalo Gomes | Chefe do Núcleo do Apoio ao Investimento Turístico da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal | ||
Hélder Costa | Secretário Executivo Sustentabilidade | Município de Braga | ||
João Aires | Consultor | Coordenador Presença Portuguesa EXPO 2020 DUBAI | ||
João Henrique Costa | Diretor de Marketing da PLM | ||
Linda Pereira | Diretora Executiva da CPL Meetings & Events | ||
Luís Sousa Ferreira | Diretor do 23 Milhas e Adjunto da direção artística do Teatro Nacional D Maria II | ||
Marco Gouveia | Digital Board Advisor no Pestana Hotel Group e Google Regional Trainer | ||
Margarida Campolargo | CEO da Pointify e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas | ||
Pedro Machado | Secretário de Estado do Turismo | ||
Tiago Quaresma | Administrador da Comur - Conserveira de Portugal |
Testemunhos
Testemunhos
João Carreira | Project Manager da empresa Rural Move
Os territórios são entes vivos, complexos e multidimensionais. Para os desvendar, é necessário saber lêlos, interpretá-los e, acima de tudo, comunicá-los.
Foram meses de intensa aprendizagem e crescimento aqueles que, em boa hora, tive o privilégio de partilhar com um grupo de pessoas incrível - colegas, coordenadores e formadores de excelência - sob o comando e desígnio da Coimbra Business School | ISCAC, na tão urgente quanto inovadora Pós-Graduação em Branding Territorial.
Acima de tudo, é inspirador ver tantas pessoas de valor com este sentido de missão, esta vontade inabalável de fazer, de criar, de inovar e, com isso, gerar mudança e criar impacto positivo no nosso país.
Por tudo isso, o meu mais sincero agradecimento. Agora, o futuro é nosso. O caminho continua!
Sandra Simões | Responsável pelo Gabinete de Planeamento Estratégico do Município de Alvaiázere
A frequência da PG em Branding Territorial revelou-se uma excelente aposta no que se refere ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Os conhecimentos técnicos revelam-se uma mais valia para o trabalho que desenvolvo enquanto técnica superior de um município na área da intervenção estratégica.
Por outro lado, a título pessoal, as experiências, as pessoas conhecidas e as memórias criadas são, também, algo que ficará para sempre. Aconselho, portanto, todos os que tenham essa oportunidade a apostar na sua formação, na certeza de que o conhecimento se escreve todos os dias.
Cláudia Silva | Empresária e Formadora
Participar na Pós-Graduação de Branding Territorial foi a minha melhor decisão destes últimos tempos.
Foi uma experiência muito interessante, gratificante e que recomendo vivamente. Como forma de enriquecimento e de aquisição de competências numa área com a qual tive, desde sempre, uma especial empatia, como complemento à minha área profissional e também a nível pessoal, a oportunidade de fazer esta Pós-Graduação foi, sem dúvida, uma mais-valia. Os conhecimentos e competências adquiridas, a elevada competência e experiência profissional assim como a disponibilidade incansável do corpo docente, e a entreajuda, a sintonia e as partilhas de experiências pessoais e profissionais vividas nos seus territórios, de todos os colegas, marcaram positivamente a minha vida.
Agradeço a todos os coordenadores, ao corpo docente, a todos os meus colegas e à ISCAC | Business School e que, juntos, possamos contribuir para uma melhor valorização e desenvolvimento dos nossos incríveis territórios, e das pessoas que neles vivem e trabalham, sempre juntos por um objectivo comum, a marca única que é Portugal.
Ana Mascarenhas | Assessora do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais
A PG Branding Territorial deu me a capacidade de adquirir uma visão 360 do meu Território e de conhecer pessoas extraordinárias. Os Coordenadores e Professores que para além do conhecimento que nos transmitiram, demonstraram total disponibilidade para nos acompanharem nos nossos percursos profissionais, pós PG.
Os Colegas/Amigos para a vida, grupo extraordinário de pessoas, generosos, solidários e com ideias fantásticas para a dinamização dos seus Territórios. Obrigada a ISCAC | Coimbra Business School por me ter proporcionado esta fantástica oportunidade de aprendizagem.
Parceiros
Parceiros
- Turismo Centro de Portugal
- CEIT - Centro Estratégico de Inovação Territorial
- CIP - Confederação Empresarial de Portugal
- AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
- Comur - Conserveira de Portugal
- Publituris
- Meios & Publicidade
- Revista Smart Cities
- Revista Líder
- Territórios Criativos
- Diário As Beiras
- CPL Meetings & Events
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente
Nome Docente
Informação não atualizada.