Angariação de Fundos
Aprende sobre angariação de fundos com profissionais de referência.
Apresentação
Apresentação
APRESENTAÇÃO
A Economia Social tem um papel vital na sociedade portuguesa. Por isso, a capacidade de mobilizar pessoas e recursos financeiros de forma consistente é fundamental para promover o impacto e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos.
OBJETIVO
Esta formação pretende preparar técnicos e dirigentes de organizações sem fins lucrativos para desenhar, coordenar e executar planos de angariação de fundos com resultados sustentáveis. De forma aplicada ao contexto português, os alunos terão oportunidade de aprender estratégias e ferramentas de angariação de fundos com profissionais com experiência comprovada.
DESTINATÁRIOS
Pessoas que trabalham (ou pretendam vir a trabalhar) em angariação de fundos numa organização da economia social.
Dirigentes de organizações sociais, educativas, ambientais, religiosas e culturais que querem investir estrategicamente em planos sustentados de angariação de fundos.
Candidatura
Candidatura
Valor: 1.350€
- Todos os Parceiros/Alunos/ex-alunos ISCAC têm 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)
- 5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)
- O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em seis prestações de igual valor.
- taxa de candidatura 60€
- taxa de inscrição 40€
- Diploma de conclusão de Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (80€)
- Certidão de frequência da Pós-Graduação com Cadeiras Discriminadas (5€)
Documentação necessária:
Curriculum Vitae, certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura.
Horário: Sextas-feiras, das 16h às 20h e sábados das 9h30 às 13h30 (exceto dia 17 de dezembro e dia 21 de janeiro, que será das 18h às 20h).
Data prevista: 2023
A Pós-Graduação vai decorrer 100% Online, sendo da responsabilidade dos alunos garantir o acesso à internet e a um computador com microfone e colunas.
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
![]() |
Filipa Morais | Formadora de Angariação de Fundos | |
![]() |
Madalena Abreu | Coimbra Business School | ISCAC e Vereadora na Câmara Municipal de Coimbra | |
![]() |
Tiago Carmona | RaiseN'GO |
Docentes
![]() |
Cátia Silva | Formadora Angariação de Fundos Digital | |
![]() |
Cláudia Pedra | Stone Soup | |
![]() |
Emerson Marques | Formador de Angariação de Fundos Digital | |
![]() |
Inês Courela | Formadora Angariação de Fundos a Empresas | |
![]() |
Joana Brandão | Ajuda em Ação | |
![]() |
Mariana Andrade | Call to Action | |
![]() |
Paulo Fontes | Amnistia Internacional Portugal |
Estrutura Modular
Estrutura Modular
Módulos | Conteúdos | Horas lectivas | |
Contexto da Angariação de Fundos em Portugal | Angariação de Fundos e a Economia Social em PT | Financiamento, donativos e sustentabilidade | Perfil dos doadores (particulares e organizações) e motivações. | Dimensões psicossociais da doação e atitudes em relação ao dinheiro | Profissão e princípios deontológicos do fundraiser. Ética e transparência. | 8 | |
Planeamento de Angariação de Fundos e Motivação de Equipas |
Antes de angariar: preparar o terreno e a mente | Planeamento de Angariação de Fundos: Visão estratégica; Plano, orçamento anual e KPI de Angariação de Fundos | Monitorização e avaliação. Diagnóstico de oportunidades | O perfil do Fundraiser | Liderança e motivação de equipas |
20 | |
Angariação de Fundos a particulares |
Porquê é que as pessoas dão donativos? | Doadores particulares e sustentabilidade | Tipos de doadores particulares | Viagem do Doador (de lead a herança) Estratégias de captação – doadores pontuais | Estratégias de captação – doadores regulares | Telemarketing | Face to Face e Door to Door Estratégias de Fidelização de doadores particulares Campanha do IRS | Heranças e major donors. |
20 | |
Angariação de Fundos a Empresas | Filantropia e responsabilidade social. | Formas de doação das empresas e benefícios. | Segmentação. | Definição de proposta de parceria. Fidelização de Empresas | Funações, doadores públicos, como Municípios | Programas RS e candidaturas. | ODS e Angariação de Fundos a Empresas. | 12 | |
Comunicação e Angariação de Fundos Digital |
Branding e posicionamento de marca | Comunicação estratégica | Comunicação social | Comunicação de Crise e Relações Públicas. Comunicação com ênfase no storytelling. Fundamentos da Ang. Fundos Digital: O contexto do mercado digital e o terceiro sector no Mundo e em Portugal | Pensar as ferramentas digitais de forma estratégica | Principais ferramentas e públicos alvo| Stprytelling e Tipos de Campanhas. Aquisição e fidelização | Técnicas e estratégias de angariação de fundos digital orgânica: noções de SEO, site e landing pages, gestão de redes sociais, e-mail marketing e jornada de leads e doadores. Técnicas e estratégias de angariação de fundos digital paga: Facebook Ads e Lead Generation Cards | Google Ads e Google Grants | plataformas de crowdfunding (GivingTuesday). |
24 | |
Ferramentas de Angariação de Fundos | Bases de dados relacionais (CRM). | Métodos de pagamento automáticos. | Formulário de doação online. | Marketing automation. | 16 | |
Seminário (temas a definir com os alunos) |
Sugestões: RGPD | Inteligência Artificial (ML) | 4 | |
Projeto Final | 7 | ||
TOTAL | 111 |
*A Pós-graduação poderá confererir créditos para cursos de mestrado
Parcerias
Parcerias
Testemunho dos Alunos
Testemunho dos Alunos
"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."
Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP
Faz mesmo muita falta a formação profissional em angariação de fundos. Uma lacuna no meio académico que agora está a ser colmatada com esta pós-graduação em "Fundraising em Ação" promovida pela Coimbra Business School | ISCA. Sendo voluntária em várias associações sem fins lucrativos, há muito tempo que sentia esta necessidade. Dos módulos que já tivemos e graças aos professores sempre disponíveis para transmitir conhecimentos e ajudar com a sua experiência profissional, aprendi conceitos que já coloquei em prática e os resultados estão a começar a aparecer. É fundamental mostrar ao doador a importância e a diferença que o seu donativo (seja em dinheiro, bens, serviços ou voluntariado) vai fazer. Só assim, transmitimos ao doador que é, realmente, parte do processo, a importância do seu envolvimento com a causa e o seu donativo não é em vão. Vai fazer a diferença! Hoje, com os conhecimentos adquiridos na frequência desta pós-graduação, já tenho um discurso mais articulado e argumentos dos quais não tinha a perceção da sua importância, antes de começar a pós-graduação. O ISCAC tem esta caraterística, temos professores e vivências que ficam para a vida. Obrigada pela oportunidade.
Teresa Arsénio, membro da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes - FORDOC
"Logo que tive conhecimento que a CBS iria desenvolver a PG "Fundraising em Acção" quis conhecer o seu conteúdo e inscrever-me de imediato! A minha organização entendeu, estrategicamente, como uma importante aposta a frequência desta PG, com a abordagem de conteúdos cada vez mais cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações do terceiro sector. As expectativas estão a ser correspondidas e, dentro da minha organização, estamos já a trabalhar uma área que até agora estava descurada; criámos uma equipa de Empreendedorismo e Inovação Social e temos vindo a melhorar a comunicação da nossa Marca para o exterior, fazendo acções de divulgação de serviços, eventos de angariação de fundos, melhorando a nossa comunicação e delineando um plano cheio de objetivos para os próximos anos! A CBS faculta-nos ótimos docentes e as áreas das suas PG são diversificadas e extremamente atuais. Dá vontade de querer aprender continuamente!"
Rita Dias, Equipa CATL/ EIS, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
Lista de candidatos
Lista de candidatos.
Corpo Docente

Nome Docente
Informação não atualizada.