MBA Global Wine Business

Regime Intensivo | Live Training e/ou Presencial

Âmbito

Âmbito

 Âmbito

O vinho é cada vez mais uma bebida global de eleição, tornando a procura por este produto e pelos destinos produtores cada vez significativa. O mercado apresenta novas oportunidades de negócio, mas também um nível de competitividade mais acentuado, o que resulta numa exigênciamaior para os profissionais do sector. Neste sentido torna-se primordial a alavancagem do conhecimento teórico, a fim de permitir a criação de estratégicas de marketing eficazes, que abranjam todo o ciclo do produto, desde a produção, à promoção, preço e distribuição.

Outro fenómeno em pela ascensão neste sector é o Enoturismo, que tem vindo a impor-se como um novo segmento turístico complementando a tradicional produção e comercialização de vinhos, pelo que, deverá também ser encarado de forma estratégica com ações de marketing que visem aumentar a qualidade da oferta captando cade vez mais volume de turistas.

Voltar topo


Objetivos

Objetivos

Objetivos

Este MBA tem como principais objetivos transmitir conhecimentos, teóricos e práticos, de enologia, viticultura, gestão vitivinícola, gestão demarketing, empresarial, técnicas de negociação, internacionalização e turismo aplicado aos destinos vínicos, através dos seguintes pressupostos:

 

  • Conhecer a Cultura do Vinho e sua importância no sector na economia nacional e internacional.
  • Identificar as potencialidades do vinho português inerentes e estratégicas para a sua implementação em mercados internacionais.
  • Identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado de vinhos a nível nacional e internacional;
  • Dominar ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas e produtos vínicos;
  • Desenvolver competências de comunicação e venda de vinhos para ambientes e mercados específicos.
  • Dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais do setor vitivinícola internacional;
  • Explorar o conceito de wine marketing e eventos aplicados ao setor vínico;
  • Reconhecer os mercados com maior procura pelo Enoturismo em Portugal e qual a oferta turística existente;
  • Aprender quais as diferentes formas de Enoturismo assim como o perfil e motivações do enoturista.
  • Preparar os intervenientes para a gestão e promoção dos destinos e produtos enoturísticos;

Voltar topo


Destinatários

Destinatários

Destinatários 

  • Gestores da indústria do vinho;
  • Produtores e empresários;
  • Gestores de marketing, financeiros, exportação e distribuição;
  • Profissionais do sector do enoturismo;
  • Especialistas de consultoria de imagem e gestão;
  • Profissionais de informação e promoção turística;
  • Organizadores de feiras, viagens e outros eventos;
  • Empreendedores turísticos;
  • Importadores e exportadores;
  • Críticos de vinho e gastronomia;
  • Enólogos/as, Escanções e Sommeliers;
  • Jornalistas, bloggers e líderes de opinião;
  • Outros interessados nas temáticas do curso.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Liz Silva AMA - Associação de Marketing e Atitude Empresarial
Nuno Sousa Diretor do Portugal by Wine

Docentes

Anabela Alves Instituto da Vinha e do Vinho
Helena Diogo ASAE - Autoridade para Segurança Alimentar e Económica
Luís Pato Diretor Geral Luís Pato
Carlos Alberto Lopes Especialista em Internet e Canais de Distribuição
Ricardo Abrantes Diretor da AEA - Associação Empresarial de Águeda
Paula Soares Especialista em Organização de Eventos Nacionais e Internacional
Carlos Coelho Presidente da Ivity Brand
Pedro Machado Secretário de Estado do Turismo
Jorge Sampaio Presidente Associação Rota da Bairrada
Vanessa Arleans Diretora de Marketing Digital da Moviflor

Voltar topo


Inscrição

Inscrição

Início previsto: a definir

Local: Live Training (transmissão em tempo real) e/ou Presencial

Horários: Terça-feira e quinta-feira, das 14:30h às 18:30h (horário de Portugal Continental)

Investimento: 1.800,00 euros
Membros da AMA (anexar comprovativo): 20% de desconto

Documentos para inscrição: 
Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, 1 fotografia

A participação no Projeto de Aplicação Prática tem um custo de 750,00 euros acrescer ao investimento inicial, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Enologia

  1. História e cultura do vinho;
  2. Viticultura e enologia;
  3. Gestão vitivinícola;
  4. Castas nacionais e internacionais;
  5. Cultura vitivinícola internacional.

 Marketing de Vinhos

  1. Marketing de vinhos;
  2. Posicionamento e segmentação;
  3. Packaginganddesign;
  4. Digital Wine Marketing;
  5. Estratégias logísticas e de distribuição;
  6. Organização e gestão de eventos vínicos.

 Internacionalização

  1. Os desafios globais da indústria do vinho;
  2. Comércio nacional e internacional de vinhos;
  3. Novos canais de distribuição (Internet);
  4. Análise de mercados internacionais;
  5. Legislação dentro e fora da Europa;
  6. Negociaçãointernacional.

 Turismo

  1. Destinos e produtos de enoturismo;
  2. O perfil do consumidor de vinhos e o seu Interesse no turismo;
  3. Novas tendências em enoturismo;
  4. Boas práticas no enoturismo;
  5. Desenvolvimentoe promoção de atividades de enoturismo.

Nota: Módulos de 4 horas.

TOTAL: 88 horas

Será lecionado na Coimbra Business School | ISCAC, Terça-feira e Quinta-feira, das 14:30h às 18:30h (horário de Portugal Continental)

Projeto de Aplicação Prática - Presencial numa Quinta produtora de vinhos com atividades de Enoturismo | 24 horas*

*Opcional e está fora da estrutura curricular base. Tem um custo adicional de 750,00 euros, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

Parceiros

 

  • Agroportal
  • AMA 
  • ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
  • Casa do Douro | Federação
  • Instituto da Vinha e do Vinho
  • Instituto da Vinha e do Vinho
  • Museu do Vinho Bairrada;
  • Portugal By Wine
  • Quinta de Lubanzim
  • Turismo Centro de Portugal; 

Voltar topo


Enviar mensagem

Por favor, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.

Deve indicar o nome
Endereço de e-mail inválido
Este campo é obrigatório