MBA Global Wine Business
Regime Intensivo | Live Training e/ou Presencial
Âmbito
Âmbito
Âmbito
O vinho é cada vez mais uma bebida global de eleição, tornando a procura por este produto e pelos destinos produtores cada vez significativa. O mercado apresenta novas oportunidades de negócio, mas também um nível de competitividade mais acentuado, o que resulta numa exigênciamaior para os profissionais do sector. Neste sentido torna-se primordial a alavancagem do conhecimento teórico, a fim de permitir a criação de estratégicas de marketing eficazes, que abranjam todo o ciclo do produto, desde a produção, à promoção, preço e distribuição.
Outro fenómeno em pela ascensão neste sector é o Enoturismo, que tem vindo a impor-se como um novo segmento turístico complementando a tradicional produção e comercialização de vinhos, pelo que, deverá também ser encarado de forma estratégica com ações de marketing que visem aumentar a qualidade da oferta captando cade vez mais volume de turistas.
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Este MBA tem como principais objetivos transmitir conhecimentos, teóricos e práticos, de enologia, viticultura, gestão vitivinícola, gestão demarketing, empresarial, técnicas de negociação, internacionalização e turismo aplicado aos destinos vínicos, através dos seguintes pressupostos:
- Conhecer a Cultura do Vinho e sua importância no sector na economia nacional e internacional.
- Identificar as potencialidades do vinho português inerentes e estratégicas para a sua implementação em mercados internacionais.
- Identificar as principais caraterísticas e desafios do mercado de vinhos a nível nacional e internacional;
- Dominar ferramentas e estratégias de marketing, comunicação e promoção de marcas e produtos vínicos;
- Desenvolver competências de comunicação e venda de vinhos para ambientes e mercados específicos.
- Dominar as principais técnicas de venda e de negociação, adequando-as a contextos reais do setor vitivinícola internacional;
- Explorar o conceito de wine marketing e eventos aplicados ao setor vínico;
- Reconhecer os mercados com maior procura pelo Enoturismo em Portugal e qual a oferta turística existente;
- Aprender quais as diferentes formas de Enoturismo assim como o perfil e motivações do enoturista.
- Preparar os intervenientes para a gestão e promoção dos destinos e produtos enoturísticos;
Destinatários
Destinatários
Destinatários
- Gestores da indústria do vinho;
- Produtores e empresários;
- Gestores de marketing, financeiros, exportação e distribuição;
- Profissionais do sector do enoturismo;
- Especialistas de consultoria de imagem e gestão;
- Profissionais de informação e promoção turística;
- Organizadores de feiras, viagens e outros eventos;
- Empreendedores turísticos;
- Importadores e exportadores;
- Críticos de vinho e gastronomia;
- Enólogos/as, Escanções e Sommeliers;
- Jornalistas, bloggers e líderes de opinião;
- Outros interessados nas temáticas do curso.
Corpo Docente
Corpo Docente
Coordenadores
Liz Silva | AMA - Associação de Marketing e Atitude Empresarial | ||
Nuno Sousa | Diretor do Portugal by Wine |
Docentes
Anabela Alves | Instituto da Vinha e do Vinho | ||
Helena Diogo | ASAE - Autoridade para Segurança Alimentar e Económica | ||
Luís Pato | Diretor Geral Luís Pato | ||
Carlos Alberto Lopes | Especialista em Internet e Canais de Distribuição | ||
Ricardo Abrantes | Diretor da AEA - Associação Empresarial de Águeda | ||
Paula Soares | Especialista em Organização de Eventos Nacionais e Internacional | ||
Carlos Coelho | Presidente da Ivity Brand | ||
Pedro Machado | Secretário de Estado do Turismo | ||
Jorge Sampaio | Presidente Associação Rota da Bairrada | ||
Vanessa Arleans | Diretora de Marketing Digital da Moviflor |
Inscrição
Inscrição
Início previsto: a definir
Local: Live Training (transmissão em tempo real) e/ou Presencial
Horários: Terça-feira e quinta-feira, das 14:30h às 18:30h (horário de Portugal Continental)
Investimento: 1.800,00 euros
Membros da AMA (anexar comprovativo): 20% de desconto
Documentos para inscrição:
Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, 1 fotografia
A participação no Projeto de Aplicação Prática tem um custo de 750,00 euros acrescer ao investimento inicial, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos
Estrutura Modular
Estrutura Modular
Enologia
- História e cultura do vinho;
- Viticultura e enologia;
- Gestão vitivinícola;
- Castas nacionais e internacionais;
- Cultura vitivinícola internacional.
Marketing de Vinhos
- Marketing de vinhos;
- Posicionamento e segmentação;
- Packaginganddesign;
- Digital Wine Marketing;
- Estratégias logísticas e de distribuição;
- Organização e gestão de eventos vínicos.
Internacionalização
- Os desafios globais da indústria do vinho;
- Comércio nacional e internacional de vinhos;
- Novos canais de distribuição (Internet);
- Análise de mercados internacionais;
- Legislação dentro e fora da Europa;
- Negociaçãointernacional.
Turismo
- Destinos e produtos de enoturismo;
- O perfil do consumidor de vinhos e o seu Interesse no turismo;
- Novas tendências em enoturismo;
- Boas práticas no enoturismo;
- Desenvolvimentoe promoção de atividades de enoturismo.
Nota: Módulos de 4 horas.
TOTAL: 88 horas
Será lecionado na Coimbra Business School | ISCAC, Terça-feira e Quinta-feira, das 14:30h às 18:30h (horário de Portugal Continental)
Projeto de Aplicação Prática - Presencial numa Quinta produtora de vinhos com atividades de Enoturismo | 24 horas*
*Opcional e está fora da estrutura curricular base. Tem um custo adicional de 750,00 euros, é presencial e sujeito a número mínimo de formandos
Parceiros
Parceiros
Parceiros
- Agroportal
- AMA
- ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
- Casa do Douro | Federação
- Instituto da Vinha e do Vinho
- Instituto da Vinha e do Vinho
- Museu do Vinho Bairrada;
- Portugal By Wine
- Quinta de Lubanzim
- Turismo Centro de Portugal;
Lista de candidatos
Modal body text goes here.
Corpo Docente
Nome Docente
Informação não atualizada.