Mercados Financeiros, Investimento e Competitividade

A competitividade distingue o sucesso, para a atingir só com investimento e para o garantir os mercados financeiros são o local de excelência. Não os dominar é ficar de fora do caminho para o sucesso.

Mensagem

Mensagem

MENSAGEM DA COORDENAÇÃO
Numa economia global onde o capital não tem pátria e circula livremente, conhecer os meandros dos mercados financeiros e como os utilizar para criar maior valor acrescentado à empresa é uma obrigatoriedade.
Da expansão do negócio, à Investigação e Desenvolvimento, passando pela captação e retenção dos talentos, fulcrais para o desenvolvimento da empresa, ou pela protecção de riscos isolando o negócio de surpresas indesejáveis, tudo isso e muito mais passa pelos mercados financeiros.
Contudo não existe oferta educacional no sistema tradicional, que contemple uma vertente mais prática da competitividade alicerçada nos mercados financeiros, talvez por isso Portugal não tenha cultura ou implementação dos mesmos, forçando as empresas portuguesas, logo à partida, a uma situação de desvantagem substancial em relação às demais situadas ou com acesso a grandes centros financeiros.
Esta pós-graduação, inovadora em Portugal, irá proporcionar aos formandos o conhecimento e experiência prática de interacção com os mercados financeiros, uma formação sólida em governance, bem como a partilha de experiências de reputados profissionais do mundo económico real, incutindo aos alunos o inestimável conhecimento do que atingiram o sucesso.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJECTIVOS
Competitividade, é um dos clichés económicos mais utilizados mas igualmente um dos menos compreendidos. Da elevada complexidade que a mesma acarreta na sua formação, através de inúmeras variáveis tangíveis e intangíveis, existe contudo um denominador comum a todas elas, são directa ou indirectamente proporcionadas através da capacidade financeira da empresa. Num mundo globalizado e extremamente competitivo, o poderio financeiro catapulta o potencial de um negócio para o topo do mercado através do investimento em condições significativamente mais favoráveis. Ao contrário da natureza, neste topo da pirâmide o ar é menos rarefeito que na base, porque o acesso aos mercados financeiros está amplamente disseminado, o que reforça logo à partida a diferença de competitividade para com as empresas que estejam limitadas aos canais tradicionais e obsoletos de financiamento. Para além disso, os instrumentos financeiros hoje existentes para protecção de riscos ou para aproveitamento de oportunidades de negócio são muitas vezes a diferença entre o sucesso e a obscuridade. Os dados não deixam qualquer espaço para a mínima dubiedade, as quatro cidades mais competitivas do mundo são a casa dos quatro principais mercados financeiros mundiais e de forma mais abrangente, as economias mais competitivas e geradoras de rendimento per capita, são detentoras dos maiores centros financeiros mundiais.

Objetivos específicos:
• Desenvolver o reconhecimento da importância dos mercados financeiros na competitividade.
• Desenvolver competências de captação de investimentos e da criação de negócios com maior valor acrescentado em igualdade de meios com a concorrência global.
• Desenvolver competências junto dos CEO´s e quadros seniores, para a criação e utilização de estruturas de acesso aos mercados de financiamento mundiais, e/ou integração de quadros nacionais em empresas no estrangeiro que utilizem os mercados financeiros de forma regular.
• Desenvolver a componente prática de interacção com diversos instrumentos financeiros dentro do ambiente real dos mercados financeiros.
• Desenvolver competências e cultura de Governance e de Gestão de Risco.
• Desenvolver a capacidade de liderança e visão estratégica.

DESTINATÁRIOS
CEO´s, empresários, empreendedores, quadros superiores e intermédios de empresas ou de outras organizações privadas, públicas e não lucrativas.

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares

Horas

ECTS

Modulo I – História e Estrutura dos Mercados Financeiros

32

8

Módulo II –  Acções Empresariais nos Mercados Financeiros

40

12

Módulo III – Investimento e Competitividade Empresarial

72

22

Módulo IV- Governance e Estratégia Empresarial

64

18

Total

208

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1750 €
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sábado das 9:00-13:00 e das 14:00-18:00

Início previsto:  janeiro de 2018

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

ActivTrades PLC, Londres

Voltar topo