Mediação Familiar

A MEDIAÇÃO FAMILIAR NÃO É O “OVO DE COLOMBO” PARA A RESOLUÇÃO .. MAS É O CAMINHO ..

Mensagem

Mensagem

O novo mapa judiciário entrou em vigor no mês de setembro de 2014 e implicou o encerramento de muitos tribunais de proximidade. A mediação de conflitos é uma forma alternativa de resolução de litígios, uma nova via para a Justiça de proximidade. A Lei n.º 29/2013, de 19 de Abril veio regular a mediação pública e privada. A Pós-Graduação em Mediação Familiar visa habilitar os detentores de um curso de capacitação para o exercício da mediação pública e privada. Proporciona-se aos alunos no final da formação a inserção no mercado de trabalho, mormente, no exercício da mediação privada como atividade liberal com a sua inscrição como mediadora e, concomitantemente, a possibilidade de se candidatarem ao sistema de mediação pública.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos

A pós-graduação em Mediação de Familiar pretende habilitar mediadores de conflitos para atuar, quer no sistema de mediação pública, quer em mediação privada, fornecendo um conhecimento geral e específico dos meios de resolução alternativa de litígios familiares: Regulação, alteração e incumprimento do exercício das responsabilidades parentais; Divórcio e separação de pessoas e bens; Conversão da separação de pessoas e bens em divórcio; Reconciliação dos cônjuges separados; Atribuição e alteração de alimentos, provisórios ou definitivos; Privação do direito ao uso dos apelidos do outro cônjuge e autorização do uso dos apelidos do ex-cônjuge; Atribuição de casa de morada da família. A Mediação Familiar não é o “Ovo de Colombo” para a resolução dos problemas familiares. Mas é o caminho para o diálogo e a pacificação das relações familiares. Quando a solução é oriunda de um terceiro (Juiz) a conflitualidade não desaparece, porque as partes não discutiram os seus pontos de vista e não chegaram a um acordo vantajoso para ambas. Os candidatos ao sistema de mediação pública familiar têm de estar habilitados com um curso de mediação acreditado pelo Ministério da Justiça.

 

Destinatários

Licenciados em qualquer área e que tenham interesse em exercer a função de mediador familiar, no âmbito do setor público ou privado de mediação.

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

 

''A pós-graduação familiar mexeu comigo enquanto ser humano, fez-me questionar tudo o que tinha como certo e até mesmo por princípio. Hoje sou claramente uma pessoa diferente, hoje em situações de dia à dia, em contexto familiar, dou por mim a analisar o comportamento de quem me rodeia, as palavras que usam no seu discurso, a forma como mexem o corpo, o olhar...tento perceber se o motivo daquela situação é o que se discute ou se há algo mais, algo mais para trás ou algo mais que não se quer contar. Parece estranho mas é muito útil, perceber efetivamente a raiz do conflito e assim auxiliar na sua resolução. Foram meses de experiências e partilhas maravilhosas, foram conquistas pessoais que nos vão servir de base no auxílio na vida pessoal e profissional, Espero e acredito que haja cada vez mais pessoas interessadas em aprender mais sobre si e como ajudar os outros, porque mesmo que não se queira ser mediador de conflitos, esta PG é importante e essencial para que cada um se conheça realmente, no nosso interior, e perceba como se deve lidar com os outros, acima de tudo em situações de conflitos ''
Ana Sanches, Licenciada em Solicitadoria, Solicitadora Estagiária

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Armando Veiga ISCAC
Lurdes Marques Mediador

Docentes

Alcino Moreira Mediador
Joana Brás
Miguel Leite Mediador
Sandra Capote Mediador
Sara Moreira ISCAC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.450€

O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

 

Documentação necessária:

Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: novembro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares Módulos Horas ECTS
Meios Alternativos de Resolução de Conflitos  1 40 13
Introdução à Teoria do Conflito 2 10 4
Comunicação nas Relações Interpessoais 3 16 6
Introdução à Negociação 4 10 5
Direito da Família e Menores 5 32 9
O Sistema de Mediação Familiar 6 8 2
O Mediador: Princípios Éticos e Deontológicos do Exercício da Mediação 7 16 2
Gestão das Emoções em Mediação 8 8 3
Psicossociologia da Familia / O Processo de Mediação 9 30 12
A Prática da Mediação Familiar 10 16 4
Total   186 60

Voltar topo