Mediação de Conflitos

.. TRATE O CONFLITO COMO ALGO PRÓXIMO E POSSÍVEL DE SER RESOLVIDO PACIFICAMENTE ..

Mensagem

Mensagem

O mapa judiciário que entrou em vigor no mês de setembro de 2014 implicou o encerramento de muitos tribunais de proximidade.
A mediação de conflitos é uma forma alternativa de resolução de litígios, uma nova via para a Justiça de proximidade. A Lei n.º 29/2013, de 19 de Abril veio regular a mediação pública e privada.
A Pós-Graduação em Mediação de Conflitos visa habilitar os detentores de um curso de capacitação para o exercício da mediação pública e privada.
Proporciona-se aos alunos no final da formação a inserção no mercado de trabalho, mormente, no exercício da mediação privada como atividade liberal com a sua inscrição como mediadora e, concomitantemente, a possibilidade de se candidatarem ao sistema de mediação pública.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
A pós-graduação em Mediação de Conflitos pretende habilitar mediadores de conflitos para atuar, quer no sistema de mediação pública no âmbito dos Julgados de Paz, quer no sistema de mediação privada como atividade liberal.
A Mediação de Conflitos permite que as partes procedam ao exercício de cidadania numa resolução eficiente e eficaz dos seus conflitos de forma voluntária, participativa, negociada, informal, igualitária e célebre em detrimento do modelo tradicional da resolução de conflitos/litigância com base nos Tribunais.
A área de atuação do mediador é bastante abrangente e diversificada: condomínio, arrendamento, ações de entrega de coisas móveis, responsabilidade contratual e extracontratual, direitos reais (propriedade, usufruto, servidão legal), entre muitas outras.
Com a reforma da Justiça operada em 2014, as populações têm maiores dificuldades em recorrer aos Tribunais para a resolução dos seus litígios, ou porque os tribunais encerraram, ou porque as custas judicias não permitem dado o seu elevado valor, ou porque o tempo de resolução dos conflitos se arrasta meses e anos. A Mediação ao invés é informal, célere e menos onerosa.
Esta é a oportunidade para apostar numa profissão com futuro.

Destinatários
Licenciados em qualquer área e que tenham interesse em exercer a função de medidores de conflitos no setor público ou privado.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Armando Veiga ISCAC
Lurdes Marques Mediador

Docentes

Alcino Moreira Mediador
Joana Brás ISCAC
Miguel Leite Mediador
Pedro Melanda ISCAC
Sandra Capote Mediador

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares Módulos Horas ECTS
Meios Alternativos de Resolução de Conflitos  1 40 11
Introdução à Teoria do Conflito 2 10 3
Comunicação nas Relações Interpessoais 3 16 5
Introdução à Negociação 4 10 3
Competência Material dos Julgados de Paz 5 28 7
O Processo nos Julgados de Paz 6 8 2
O Mediador: Princípios Éticos e Deontológicos do Exercício da Mediação 7 12 5
Gestão das Emoções em Mediação 8 12 6
O Processo de Mediação 9 20 6
A Prática da Mediação 10 38 12
Total   194 60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.450€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário:  sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: novembro de 2017

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

''A pós-graduação em Mediação de Conflitos permitiu-me crescer em termos emocionais,pessoais e abriu novas perspetivas profissionais”. Aprendi no meu dia-a-dia a gerir melhor os conflitos e a melhorar o relacionamento com as pessoas que me rodeiam.''
Mari Eufrásio, Solicitadora, Proprietária do Balcão Único do Solicitador em Coimbra

''Uma formação bastante enriquecedora a todos os níveis ao nível pessoal e profissional. Permitiu conhecer-me melhor, a lidar melhor com as emoções e o conflito, e em termos profissionais abrir portas para poder de futuro abrir um escritório de mediação privada. ''
Tiago Santos, Licenciado em Solicitadoria, Bombeiro Profissional

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

Centro de Mediação de Conflitos

Voltar topo