MBA em Auditoria Interna - com o apoio de IIA Brasil

Apresentação

Apresentação

Âmbito

A auditoria interna enfrenta grandes desafios e oportunidades únicas. O contexto em que as organizações vivem e as constantes mudanças em diversas frentes levam a que a auditoria interna tenha grandes perspetivas presentes e futuras de crescimento, contudo as exigências são outras e diversificadas, colocando em causa as competências tradicionais e dando cada vez mais espaço e diferenciação às habilidades em detrimento das competências técnicas. Os sete atributos dos auditores internos divulgados pelo IIA são o motor impulsionador de um novo paradigma da formação, pelo que a atualização das competências são imprescindíveis bem como a disponibilidade para aprender.

Objetivos

Dotar os profissionais de competências que respondam às atuais e futuras exigências do mercado de auditoria interna dentro do novo paradigma.

Destinatários: Atuais e potenciais auditores internos, CAE, gestor de risco, compliance officer, controller, diretores financeiros

Local: Portugal e/ou Live Training (transmissão em tempo real) (40 horas letivas + Seminário e visitas)

Horário: 9:00-13:00h e 14:00-18:00h

Data: 4ª Edição - de 3 a 10 de novembro de 2017

Investimento: 1.000€

Corpo Docente:

  • André Marini - (voluntário) IIA Brasil
  • António Calheiros – ISCAC
  • António Edson dos Santos - (voluntário) IIA Brasil
  • Bruno Soares - ISACA Lisbon Chapter / GOVAAS
  • Fátima Geada – IPAI / TAP
  • Gabriel Silva – ISCAC / TGA
  • Georgina Morais – ISCAC / IPAI
  • Germano Farias - (voluntário) IIA Brasil
  • Isabel Pedrosa - ISCAC
  • Marco António Ramos - Psicoterapeuta
  • Maria da Conceição Marques – ISCAC
  • Paulo Gomes - (voluntário) IIA Brasil
  • Wander Carvalho – ISCAC

 Plano Curricular:

  • Técnicas e ferramentas de gestão e inovação (Case Studies)
  • Técnicas assertivas de comunicação (verbal, não verbal e escrita)
  • Inteligência emocional, liderança e Gestão de conflitos nas organizações (Conflito / consequências / gerir / Compromisso / conflito como fonte de melhoria)
  • Princípios orientadores de Auditoria Interna (normas, código ética e regulamentação) (a nova estrutura da IPPF)
  • Tecnologias Informáticas de apoio à auditoria interna
  • GRC - Gorvernance, risco e controlo (estratégico, operacional, cumprimento, fraude, cybersegurança e ambientes cloudcomputing) (uma parte do dia só em sistemas informatizados)
  • Avaliação e KPI´s da Auditoria interna
  • Atualizações em Contabilidade e finanças
  • Auditoria interna e os sistemas de gestão
  • Auditoria Participativa (Case Studie)
  • Visita a uma entidade ao departamento de auditoria interna
  •  Cerimónia de encerramento com entrega de certificados

Coordenação:

A Coimbra Business School, líder em Portugal na lecionação das temáticas de auditoria interna, gestão de risco e controlo, dotada de recursos matérias e humanos altamente especializados, constitui-se como parceiro principal neste MBA. Representado por: Georgina Morais

O IIA Brasil: Filiado do IIA, sendo uma entidade profissional de referência da América do Sul para os auditores internos. Congrega profissionais em busca da aquisição e manutenção das suas competências na partilha através do progresso. Representado por: André Marini

O Curso inclui: coffee break, almoços, documentação e certificado

Voltar topo


Testemunhos 2ª Edição

Testemunhos 2ª Edição

"Indico com toda a certeza o MBA em Auditoria Interna da Coimbra Business School. Foi uma oportunidade enriquecedora na minha carreira profissional de auditor interno. Tivemos a oportunidade de debater temas atuais que afligem a nossa profissão. Os debates francos e diretos com os professores e colegas, na minha visão, constituiu‐se no ponto alto do evento. Particularmente, alarguei o meu número de contatos profissionais: o treinamento na Business School me permitiu fazer novos amigos. Decorridos três meses após o evento, continuo trocando ideias com colegas portugueses e angolanos sobre auditoria."
Ailton de Aquino Santos – Auditoria Interna do BCB – Banco Central do Brasil

"Gostava de manifestar o sentimento de gratidão, pela forma calorosa, no acolhimento e, que desfrutámos durante a nossa estada em Coimbra. Felicitamos por isso a coordenação e aos professores que de modo geral foram brilhante na transmissão dos conhecimentos e proporcionaram‐nos momentos de interação, inesquecíveis, aqui vai o nosso apreço. O conteúdo oferecido é muito rico, na há duvidas que iremos recomendar aos nossos colegas e amigos a participar nas próximas ações formativas."
Augusto Colica ‐ Departamento de Auditoria Interna do BNA ‐ Banco Nacional de Angola

"Tive a oportunidade de frequentar a 2ª Edição do MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School e revelou‐se uma boa escolha. O grupo, que agregava profissionais com diferente background e de diversas áreas, permitiu o enriquecimento das discussões dos temas, atuais e pertinentes, dado o ambiente de partilha que foi criado. Gostaria de também destacar a qualidade do corpo docente, do acolhimento e da organização da escola.Foi uma experiência enriquecedora, que permitiu o reforço das minhas skills. "
Marcos Albuquerque Peixoto – Auditor – Banco BIC Portugal

"Parabenizo todo o corpo técnico responsável pela realização da 2ª edição do MBA em Auditoria Interna que superou minhas expectativas em todos os aspetos, principalmente quanto à exposição dos conteúdos por professores com notória experiência e também pela qualidade das transmissões no sistema B‐Learning, permitindo a interação com toda a turma que participou presencialmente e também online. Outro fator de sucesso foi a troca de informações proporcionada pelo nível de interatividade e cooperação da turma juntamente com a atenção concedida pelos docentes do curso."
Patrick Rocha‐ Auditor interno da Empresa Brasil de Comunicação

"Venho por este meio agradecer pela atenção, carinho, e simpatia que nos brindou durante a nossa estadia em Coimbra no MBA de Auditoria Interna. O curso foi verdadeiramente uma mais valia para nos, no desempenho das nossas funções no seio do BNA. Os conteúdos foram relevantes e úteis foram apresentados com métodos adequados de forma coerente e estruturada, embora com tempo um pouco apertado. Os formadores demostraram domínio dos temas apresentados e estimularam a participação dos formandos. A organização foi muito boa, gostamos tanto que na próxima sessão o nosso Departamento de Auditoria do BNA vai com quatro candidatos. Muito obrigada mais uma vez e desejo-vos muito sucesso para as próximas sessões e na sua vida profissional.
Mpambani D. M. Nanga ‐ Departamento de Auditoria Interna do BNA ‐ Banco Nacional de Angola

Voltar topo


Testemunhos 1ª Edição

Testemunhos 1ª Edição

"A parceria entre o IIA Brasil e o ISCAC permitiu que fosse efectivado o primeiro MBA em Auditoria Interna, partilha de conhecimento e agregação de valores foi um facto consumado, num ambiente multicultural onde estiveram Auditores de Angola, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe, não deixando de realçar a qualificada equipa de preletores que souberam conduzir de forma satisfatória o MBA.  O nosso capital intelectual ficou mais enriquecido com up date de técnicas e ferramentas modernas de Auditoria que nos permitirão actuar de forma mais eficaz e eficiente."
Erick Rodriguês da Costa – Inspetor Superior de Finanças (Ministério das Finanças –IGF - Angola)

 

 

 

 

 

 

Voltar topo