MASTER CLASS - Gestão do Conhecimento

Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos

Na planificação deste Master Class pretendeu-se, de acordo com os objetivos preconizados, consagrar um programa pioneiro de referência, nacional e internacional, em matéria de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, apoiado num corpo docente de excelência representativo das diferentes linhas de pensamento, e preconizar uma visão integrada, sobre esta temática, adaptada à realidade atual da gestão organizacional/empresarial.

Os objetivos deste Master Class são dotar os alunos de competências nas áreas da Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Estratégia e Liderança tornando mais acessível a perceção da importância do conhecimento e da inteligência para a criação de valor, enquanto instrumentos fundamentais para o processo de tomada de decisão e para a definição da estratégia empresarial, em particular em momentos de mudança.

Para o efeito é fundamental uma abordagem à questão terminológica e concetual da Gestão organizacional sobre as questões do Conhecimento, em articulação com as linhas de pensamento desenvolvida em torno dos conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Económica. Esta abordagem pretende comparar, harmonizar e, onde possível, uniformizar, as diferentes visões doutrinais, propondo-se, para esse efeito, uma forte componente técnica e instrumental representativa das melhores práticas.

Finalmente, o desenvolvimento do debate e a análise da conjuntura estratégica atual, nas diferentes vertentes, económica, financeira, política e securitária, constitui o laboratório adequado para que se atinjam os objetivos académicos deste Master Class e, sobretudo, a qualificação e preparação técnica daqueles que o decidam frequentar.

Objetivos específicos

  • Desenvolver o conhecimento e a atividade de inteligência em ambiente empresarial;
  • Desenvolver uma cultura de conhecimento e de inteligência como vantagem competitiva estratégica para as empresas;
  • Desenvolver uma sólida doutrina de conhecimento e inteligência que preconize a definição de um quadro concetual de referência comum;
  • Desenvolver uma formação teórica e prática que constitua uma oferta de valor que permita aos participantes aprofundar os seus conhecimentos e partilhar as suas experiências.  

 

Destinatários

Quadros superiores e intermédios de empresas ou de outras organizações privadas, públicas e não lucrativas.

 

ESTRUTURA MODULAR (lecionado fora de Portugal | 40 horas)

Unidades Curriculares Horas
Cerimónia de Abertura e apresentação; 1
Teoria Geral de Informações ou Inteligência 3
Enquadramento legal da atividade de inteligência competitiva 2
Liderança e Governance 2
Estratégia Empresarial I 4
Gestão do Conehcimento I 4
Inteligência Competitiva e Económica 8
Métodos e Técnicas de Análise e Reporting informacional I 8
Inteligência de risco 4
Segurança da Informação, Inteligência e Segurança Cibernéticas I 3
Cerimónia de Encerramento e atribuição de diplomas 1

ESTRUTURA MODULAR - Programa Avançado (lecionado em Portugal | 48 horas)

Unidades Curriculares Horas
Cerimónia de Abertura e apresentação; 1
Estratégia Empresarial II 3
Gestão do Conhecimento II 4
Gestão de Stakeholders, da Comunicação e Informação 4
Informação, Competição e Conflito 4
Inteligência Competitiva e Económica II 8
Business Intelligence, Inteligência Artificial e Sistemas de Apoio à Decisão 4
Inteligência de Fontes Abertas e Inteligência de Redes Sociais 4
Métodos e Técnicas de Análise e Reporting informacional II 8
War Game 7
Cerimónia de Encerramento e atribuição de diplomas 1

 

Voltar topo