Gestão do Desporto para Dirigentes de Futebol

Chegou a hora do GESTOR DESPORTIVO assumir também ele um desempenho de excelência que permita desenvolver ainda mais as organizações e futebol português

Mensagem

Mensagem

Cristiano Ronaldo (Jogador). José Mourinho (Treinador). Jorge Mendes (Empresário). Pedro Proença (Árbitro):
O que têm em comum estes “agentes desportivos? Todos atingiram o estatuto de “melhores do mundo”. Chegou a hora do DIRIGENTE DESPORTIVO assumir, também ele, um desempenho de excelência que permita desenvolver ainda mais as organizações (Federações, Associações, Clubes).


O papel que os clubes desportivos desempenham na consolidação e estruturação do processo de desenvolvimento desportivo em Portugal é indiscutível e inestimável, e é por muitos considerado, justamente, “a célula base” do desporto Nacional. Todos nós, os que vivemos do e para o desporto, reconhecemos o valor do Clube no seu desenvolvimento e sentimos necessidade de refletir sobre as questões que norteiam a sua organização, o seu funcionamento e as competências que nele estão instaladas, para responder de forma eficiente aos desafios atuais e futuros.


O Futebol é a modalidade desportiva mais praticada em Portugal e é, sem qualquer margem de dúvida, a modalidade com mais Clubes e com maior capacidade de atração, tanto de praticantes como de adeptos. Atualmente, o Futebol, é dinamizado por um conjunto enorme de Clubes, de “pequena”, “média” e “grande” dimensão, distribuídos geograficamente por todo o território nacional, representando por isso, não só uma gigantesca rede de intervenção social e educativa mas também, uma força económica de relevo.


Esta pós-graduação permitirá, aos Dirigentes de Futebol, independentemente da dimensão da sua Organização, adquirir um conjunto de competências especialmente direcionadas para a gestão da mesma, conhecer “Boas Práticas” e dominar os instrumentos e ferramentas mais atuais e inovadores. Para corresponder a estes objetivos, a CBS | ISCAC garantiu a participação de um conjunto de docentes, com competências reconhecidas e com uma vasta experiência nas diferentes temáticas abordadas ao longo do curso. Estamos convictos, que esta Pós-Graduação conjuga todos os ingredientes que permitirão aos alunos/formandos adquirir um perfil de competências que lhes permita garantir uma gestão de qualidade na sua Organização, transformando-o numa estrutura mais eficiente e eficaz.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos

A Business School enquanto escola de negócios, desafiando-se a si própria, inaugura, desta forma, a sua intervenção na área do Desporto com o lançamento da Pós-Graduação em Gestão do Desporto para Dirigentes de Futebol.

Percorrido que está o caminho da formação e consequente certificação na área técnica do Treino em Futebol, urge dar resposta à excelência apresentada nesta área por atletas e treinadores portugueses, através da qualificação de um agente desportivo crucial na liderança e no quotidiano dos clubes, das federações e das associações: o Dirigente.

Pretende-se proporcionar aos alunos a capacitação de conhecimentos especializados e a aquisição de competências necessárias à gestão integral de uma organização desportiva através de uma boa prática do dirigismo desportivo.

 

Destinatários

-Licenciados nas áreas de Ciências do Desporto, Gestão, Administração, Economia, Direito, Comunicação, Marketing, ou outras cujo perfil profissional exija conhecimentos relacionados com a Gestão Desportiva e/ou com a modalidade de Futebol.

-Profissionais que exerçam ou que pretendam exercer funções relacionadas com a Gestão Desportiva.

-Dirigentes e Técnicos da Administração Pública (local, regional ou central) e do Associativismo Desportivo (clubes, associações, federações).

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Pedro Marques Santos AAC/OAF
José Charro APOGESD

Docentes

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1800€

Especial de lançamento: 15% de desconto para todas as candidaturas (desconto não acumulável)

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura. 

Horário: 6.ªf das 19h às 23h e Sábado das 9h às 13h

Início previsto: fevereiro 2018

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas.

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

ESTRUTURA MODULAR    
Unidades Curriculares Horas ECTS
Planeamento e Gestão Estratégica 16 6
Gestão de Instalações 12 4
Legislação e Regulamentação Aplicável  12 4
Comunicação e Marketing 12 4
Gestão de eventos e projetos desportivos 16 6
Direção Técnica e Organização do Futebol 16 6
Ética Desportiva 12 4
Fontes de Financiamento e Patrocínio Desportivo 16 6
Psicologia e Gestão de Relações entre Agentes desportivos 16 6
Perfil do dirigente desportivo em Futebol 12 4
Gestão da Qualidade nas Organizações Desportivas 12 4
Contabilidade e Fiscalidade aplicada às Organizações Desportivas 12 4
Arbitragem 4 2
TOTAL 168 60

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas.

Haverá 3 Seminários com os seguintes temas:
Políticas de desenvolvimento desportivo (4h)
O papel do Gestor Desportivo nas estruturas orgânicas do Futebol (4h)
Novas tecnologias (aplicações e softwares) ao serviço da Gestão (4h)

Visitas externas:
1. Academias de Futebol
2. Organização de um jogo oficial da II Liga

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Associação de Futebol de Coimbra

Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol

Associação Portuguesa de Gestores do Desporto

Voltar topo