Gestão de Pessoas e Equipas

VALOR NAS PESSOAS

Mensagem

Mensagem

Num Mundo em que existe um acesso cada vez mais facilitado ao capital e em que a circulação de informação acontece virtualmente sem barreiras, o que diferencia o sucesso das organizações será o conhecimento das suas pessoas, o comprometimento que estas manifestam para com a organização e a capacidade da organização em potenciar esse conhecimento e esse comprometimento.

O maior desafio das organizações reside na criação de um contexto (cultura organizacional, organização do trabalho, políticas internas) que seja capaz de atrair, reter e motivar as pessoas que mais valor podem criar nesse preciso contexto. Este desafio requer respostas ao nível estratégico e ao nível operacional, exigindo capacidade de análise e interpretação da interação entre a organização e o ambiente, compreensão do comportamento humano em ambiente organizacional e conhecimento de um leque alargado de ferramentas para uma gestão eficaz desses comportamentos.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

A Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Equipas procura oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos na área da Gestão de Recursos Humanos e do Comportamento Organizacional. O plano de estudos evidencia a preocupação com a aplicação prática nos contextos organizacionais mais diversos, apelando à multidisciplinaridade e baseando-se nos mais elevados padrões do estado da arte.

Pretende-se dotar os formandos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo, não esquecendo a estimulação de um espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções. Dividindo-se em três trimestres, a estrutura curricular cria a base do pensamento estratégico na Gestão de Pessoas e Equipas, acrescenta conhecimentos fundamentais de Comportamento Humano nas Organizações e fornece as ferramentas essenciais na ponte entre as dimensões estratégica e operacional, em linha com a competitividade e sustentabilidade da organização.

No contexto atual de mudança económica e social profunda, com a reconfiguração dos espaços de trabalho e das relações de emprego, esta formação capacita o profissional para questões fundamentais como a Gestão da Mudança, com conhecimentos avançados em Gestão da Comunicação Interna, Liderança e Gestão de Equipas e Negociação e Gestão de Conflitos, ligando-as à gestão efetiva de recursos humanos com ferramentas estratégicas como a Avaliação de Desempenho e a relação entre Motivação e Compensação. Perpassando as várias fases do ciclo de vida do colaborador desde o Recrutamento e Seleção, Socialização, até à Gestão e Desenvolvimento de Competências, reconhece-se a matriz evolutiva das pessoas e das equipas de trabalho garantindo, por um lado, a sua produtividade e, por outro lado, o seu bem-estar na organização.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

António Calheiros ISCAC
Wander De Carvalho ISCAC

Docentes

Sandinha Serra ISCAC
Gabriel Silva ISCAC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Preço: 1.950€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário:  Pós-laboral

 

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES

HORAS

ECTS

Trimestre 1

 

 

Direito e Relações de Trabalho

18

5

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

18

5

Gestão da Comunicação Interna

18

5

Gestão Operacional de Recursos Humanos

18

5

Seminário 1*

3

 

Trimestre 2

 

 

Gestão e Desenvolvimento de Competências

18

5

Coaching e Gestão da Mudança

18

5

Liderança e Gestão de Equipas

18

5

Negociação e Gestão de Conflitos

18

5

Seminário 2*

3

 

Trimestre 3

 

 

Recrutamento e Seleção

18

5

Motivação e Gestão da Compensação

18

5

Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Carreiras

18

5

Gestão e Avaliação do Desempenho

18

5

Seminário 3*

3

 

TOTAL

225

60

 
*Os seminários terão 3 horas de duração cada, no final de cada trimestre, e versarão temas, como: indicadores de gestão de recursos humanos; inteligência emocional; avaliação-SIADAP; gestão do tempo e stress; comunicação e persuasão.

Voltar topo