Gestão de Projetos, Programas e Portefólios

Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A Pós Graduação em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios ( PG GP3 ) foi desenhada com base no princípio da Formação / Ação, com vista a proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes assentes em Frameworks de Gestão de Projeto Internacional ( PMBoK®, IPMA®, Prince2®, ISO 21500®),
Em termos de visão , missão e objetivos esta pós-graduação encontra a sua motivação essencial ( driving force ) no desenvolvimento de uma Cultura de Projeto  com vista ao Desenvolvimento e Avanço de Carreiras em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios.
Segundo dados do PMI, Project Management Institut ,  o retorno (140 mil dólares/ano) as necessidades de recursos humanos ( 15,7 milhões de gestores de projeto necessários até 2022 ) e a geração de perspectivas contínuas de evolução é o modo como 80% dos executivos percebem o valor dos gestores de projeto . 

Os objetivos da PG GP3 visam atingir números que garantam para os participantes, o retorno e sustentabilidade a nível pessoal, profissional e empresarial através do desenvolvimento de competências nucleares, transversais/aplicacionais e de suporte a : 1) concepção, 2) planeamento, 3) execução, 4) coordenação/controlo e 5) encerramento de projetos , programas e portefolios  em tempo, dentro do âmbito e orçamento e no cumprimento dos objetivos de qualidade (fit for purpose) estabelecidos .

 

DESTINATÁRIOS

  • Gestores de empresas ou de instituições de governo e não-governamentais cujas funções exijam conhecimentos técnicos e de liderança organizacional no domínio de Projetos, Programas e Portefolios;
  • Quadros superiores de empresas, que pretendam melhorar os seus conhecimentos no âmbito da da Gestão de Projetos, Programas e Portefolios;
  • Técnicos superiores e Quadros da Administração Pública;
  • Estudantes de todas as àreas e programas.

Voltar topo


Mensagem

Mensagem

No mundo atual em que o volume, velocidade e variedade de dados emerge como um driver do novo ecossistema de criação de valor, importa perceber a importância e sobretudo desenvolver e praticar métodos e processos sobre a gestão e a liderança de uma sociedade VICA – (V)olátil, (I)ncerta, (C)omplexa e (A)mbígua.
Após o estabelecimento da visão, missão e objetivos é determinante o estabelecimento de objetivos S.M.A.R.T. ( Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound  ) capazes de fazer o path processing entre estratégia tática e operações,  tanto a nível pessoal como profissional e empresarial/institucional.
Para as empresas e instituições, no atual contexto de dinâmicas coopetitivas ( colaborativas + competitivas)  e interativas de tempo real, é fundamental construir capacidade (capability building) para transformar oportunidades e desafios em modelos operacionais através do aparecimento de perfis profissionais com uma forte orientação para a gestão de projetos, programas e portefolios.

O processo de globalização das atividades de projeto, assim como os processos de mundialização fazem emergir a necessidade de perfis profissionais "open mind" com grande visão estratégica, sem perder a noção dos processos operacionais que transformam as possibilidades "affordances" em oportunidades concretas de realização. A standardização das plataformas de gestão de projeto a nível mundial atua como facilitador, mas é o gestor de projeto que detém conhecimentos, capacidades e atitides, ou seja, as competências necessárias para uma aceleração eficaz rumo ao cumprimento dos objetos de projetos, programas e portefolios on time, on budget, within performance com qualidade  ( fit for purpose ).

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Módulos

Unidades Curriculares

Horas

ETCS

1

Gestão de Projetos – PMBoK

36

10

2

Inovação, Conhecimento e Transferência de Tecnologia

24

6

3

Projetos na Administração Pública

24

6

4

Serviços Partilhados e Segurança em Saúde

24

6

5

Projetos de Inovação na Indústria

24

6

6

Logística Empresarial e Internacionaliação

12

4

7

Intervençãao Social e Avaliação

24

6

8

Modelos Informacionais e Software de Projeto

36

8

9

PMO – Projeto Final

24

8

 

Total

228

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.850€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo