Gestão de Projetos, Programas e Portefólios

Por uma Cultura de Projeto … Advance Your Career

Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A Pós Graduação em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios ( PG GP3 ) foi desenhada com base no princípio da Formação / Ação, com vista a proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes assentes em Frameworks de Gestão de Projeto Internacional ( PMBoK®, IPMA®, Prince2®, ISO 21500®),
Em termos de visão , missão e objetivos esta pós-graduação encontra a sua motivação essencial ( driving force ) no desenvolvimento de uma Cultura de Projeto  com vista ao Desenvolvimento e Avanço de Carreiras em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios.
Segundo dados do PMI, Project Management Institut ,  o retorno (140 mil dólares/ano) as necessidades de recursos humanos ( 15,7 milhões de gestores de projeto necessários até 2022 ) e a geração de perspectivas contínuas de evolução é o modo como 80% dos executivos percebem o valor dos gestores de projeto . 

Os objetivos da PG GP3 visam atingir números que garantam para os participantes, o retorno e sustentabilidade a nível pessoal, profissional e empresarial através do desenvolvimento de competências nucleares, transversais/aplicacionais e de suporte a : 1) concepção, 2) planeamento, 3) execução, 4) coordenação/controlo e 5) encerramento de projetos , programas e portefolios  em tempo, dentro do âmbito e orçamento e no cumprimento dos objetivos de qualidade (fit for purpose) estabelecidos .

 

DESTINATÁRIOS

  • Gestores de empresas ou de instituições de governo e não-governamentais cujas funções exijam conhecimentos técnicos e de liderança organizacional no domínio de Projetos, Programas e Portefolios;
  • Quadros superiores de empresas, que pretendam melhorar os seus conhecimentos no âmbito da da Gestão de Projetos, Programas e Portefolios;
  • Técnicos superiores e Quadros da Administração Pública;
  • Estudantes de todas as àreas e programas.

Voltar topo


Mensagem

Mensagem

No mundo atual em que o volume, velocidade e variedade de dados emerge como um driver do novo ecossistema de criação de valor, importa perceber a importância e sobretudo desenvolver e praticar métodos e processos sobre a gestão e a liderança de uma sociedade VICA – (V)olátil, (I)ncerta, (C)omplexa e (A)mbígua.
Após o estabelecimento da visão, missão e objetivos é determinante o estabelecimento de objetivos S.M.A.R.T. ( Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound  ) capazes de fazer o path processing entre estratégia tática e operações,  tanto a nível pessoal como profissional e empresarial/institucional.
Para as empresas e instituições, no atual contexto de dinâmicas coopetitivas ( colaborativas + competitivas)  e interativas de tempo real, é fundamental construir capacidade (capability building) para transformar oportunidades e desafios em modelos operacionais através do aparecimento de perfis profissionais com uma forte orientação para a gestão de projetos, programas e portefolios.

O processo de globalização das atividades de projeto, assim como os processos de mundialização fazem emergir a necessidade de perfis profissionais "open mind" com grande visão estratégica, sem perder a noção dos processos operacionais que transformam as possibilidades "affordances" em oportunidades concretas de realização. A standardização das plataformas de gestão de projeto a nível mundial atua como facilitador, mas é o gestor de projeto que detém conhecimentos, capacidades e atitides, ou seja, as competências necessárias para uma aceleração eficaz rumo ao cumprimento dos objetos de projetos, programas e portefolios on time, on budget, within performance com qualidade  ( fit for purpose ).

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Francisco Lavrador Pires Bettertech

Docentes

Jorge Marques Bettertech
José Marcelino Pousa Instituto de telecomunicações
Noé Lopes Talentus
Nuno Seixas Altice Labs
Pedro Geirinhas CCDRC
Ricardo Afonso Altice Labs
Rui Gomes SP Ministério da Saúde
Victor Francisco CTCV

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Módulos

Unidades Curriculares

Horas

ETCS

1

Gestão de Projetos – PMBoK

36

10

2

Inovação, Conhecimento e Transferência de Tecnologia

24

6

3

Projetos na Administração Pública

24

6

4

Serviços Partilhados e Segurança em Saúde

24

6

5

Projetos de Inovação na Indústria

24

6

6

Logística Empresarial e Internacionaliação

12

4

7

Intervençãao Social e Avaliação

24

6

8

Modelos Informacionais e Software de Projeto

36

8

9

PMO – Projeto Final

24

8

 

Total

228

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.850€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

Bettertech, link

Voltar topo