Gestão de Pessoas e Equipas

VALOR NAS PESSOAS

Mensagem

Mensagem

Num Mundo em que existe um acesso cada vez mais facilitado ao capital e em que a circulação de informação acontece virtualmente sem barreiras, o que diferencia o sucesso das organizações será o conhecimento das suas pessoas, o comprometimento que estas manifestam para com a organização e a capacidade da organização em potenciar esse conhecimento e esse comprometimento.

O maior desafio das organizações reside na criação de um contexto (cultura organizacional, organização do trabalho, políticas internas) que seja capaz de atrair, reter e motivar as pessoas que mais valor podem criar nesse preciso contexto. Este desafio requer respostas ao nível estratégico e ao nível operacional, exigindo capacidade de análise e interpretação da interação entre a organização e o ambiente, compreensão do comportamento humano em ambiente organizacional e conhecimento de um leque alargado de ferramentas para uma gestão eficaz desses comportamentos.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Equipas procura oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos na área da Gestão de Recursos Humanos e do Comportamento Organizacional. O plano de estudos evidencia a preocupação com a aplicação prática nos contextos organizacionais mais diversos, apelando à multidisciplinaridade e baseando-se nos mais elevados padrões do estado da arte.
Pretende-se dotar os formandos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo, não esquecendo a estimulação de um espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções. Dividindo-se em três trimestres, a estrutura curricular cria a base do pensamento estratégico na Gestão de Pessoas e Equipas, acrescenta conhecimentos fundamentais de Comportamento Humano nas Organizações e fornece as ferramentas essenciais na ponte entre as dimensões estratégica e operacional, em linha com a competitividade e sustentabilidade da organização.
No contexto atual de mudança económica e social profunda, com a reconfiguração dos espaços de trabalho e das relações de emprego, esta formação capacita o profissional para questões fundamentais como a Gestão da Mudança, com conhecimentos avançados em Gestão da Comunicação Interna, Liderança e Gestão de Equipas e Negociação e Gestão de Conflitos, ligando-as à gestão efetiva de recursos humanos com ferramentas estratégicas como a Avaliação de Desempenho e a relação entre Motivação e Compensação. Perpassando as várias fases do ciclo de vida do colaborador desde o Recrutamento e Seleção, Socialização, até à Gestão e Desenvolvimento de Competências, reconhece-se a matriz evolutiva das pessoas e das equipas de trabalho garantindo, por um lado, a sua produtividade e, por outro lado, o seu bem-estar na organização.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.850€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

 Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário:  sexta-feira das 19:00H às 22:00H e sábado das 10:00-13:00H e das 14:00-17:00H

Início previsto:  27 de outubro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES

HORAS

ECTS

Trimestre 1

 

 

Direito e Relações de Trabalho

18

5

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

18

5

Gestão da Comunicação Interna

18

5

Gestão Operacional de Recursos Humanos

18

5

Seminário 1*

3

 

Trimestre 2

 

 

Gestão e Desenvolvimento de Competências

18

5

Coaching e Gestão da Mudança

18

5

Liderança e Gestão de Equipas

18

5

Negociação e Gestão de Conflitos

18

5

Seminário 2*

3

 

Trimestre 3

 

 

Recrutamento e Seleção

18

5

Sistemas de Recompensas

18

5

Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Carreiras

18

5

Gestão e Avaliação do Desempenho

18

5

Seminário 3*

3

 

TOTAL

225

60

 

*Os seminários terão 3 horas de duração cada, no final de cada trimestre, e versarão temas, como: indicadores de gestão de recursos humanos; inteligência emocional; avaliação-SIADAP; gestão do tempo e stress; comunicação e persuasão.

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

Esta PG foi sem dúvida uma mais-valia na atualização de conteúdos e práticas, bem como na aquisição de conhecimentos de diferentes áreas, nomeadamente no que se refere á gestão, integrada e estratégica, de pessoas nas organizações. O corpo docente, reconhecido pelo seu mérito académico, mas também pela sua vasta experiência profissional, juntamente com um grupo de alunos oriundos de formações de base distintas, proporcionaram uma troca de experiências e perspetivas que se verificaram ser uma mais-valia.
Susana Medina, Técnica de Recursos Humanos na SIA - Sociedade Industrial de Aperitivos

Parti para a PG-GPE no ISCAC com grandes expectativas, nomeadamente no que se refere à aquisição de conhecimentos e competências práticas na área dos Recursos Humanos. Perante um plano curricular bem sistematizado e abrangente, a formação veio a revelar contornos de excelência graças ao corpo docente escolhido. Esta pós-graduação mune os profissionais de ferramentas essenciais para a gestão de pessoas e equipas, numa perspetiva realista, prática e progressiva, permitindo a assimilação de conceitos e procedimentos capazes de criar valor nas organizações e incrementar e desenvolver o potencial e a performance dos seus colaboradores. Em suma, uma referência formativa merecedora de reconhecimento, muito válida e significativa.
Ana Isabel Silva, jurista no INEM

ISCAC, excelente escola, com excelentes condições, envolvidas num espaço agradável. No que diz respeito à Pós-Graduação de Gestão de Pessoas e Equipas, conteúdos programáticos muito adequados à realidade empresarial e formadores de renome, com muitos conhecimentos teóricos, que conseguiram interligar perfeitamente à componente prática, decorrente das suas experiências profissionais na área de RH. Muito adequada ao desenvolvimento de RH nas empresas.
Fátima Catarino, Téc. de RH, LusiAves

A boa gestão do capital humano das organizações é uma temática de importância extrema nas sociedades modernas que exige não só conhecimentos técnicos profundos, como, sobretudo, capacidade de leitura analítica e visão estratégia global. Foram estes valiosos instrumentos que a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Equipas ministrada pela Coimbra Business School me facultou, aliando a elevada competência técnica e formativa dos docentes à sua vasta experiência empresarial, o que os torna os melhores nesta área.
Joana Castilho Dias, Consultora

O que me levou a escolher esta Pós Graduação, foi sentir a necessidade de desenvolver competências técnicas e humanas adequadas à gestão de pessoas e equipas. E como acredito que o conhecimento é a chave do sucesso, através desta pós graduação tenho adquirido conhecimentos, ferramentas e conceitos que entendo serem necessários ao desempenho elevado, em futuras funções de gestão e liderança. Estando na recta final do curso, o balanço é extremamente positivo, podendo afirmar que as expectativas têm sido superadas, não só pelos temas abordados, mas pela forma como estes tem sido dinamizados pela excelente equipa de docentes. O ISCAC- Coimbra Business School , está de parabéns por esta excelente oferta formativa.
Carlos Silva, Técnico Superior Assessor Formação - IEFP

Voltar topo