Gestão do Património Material

Património Material – Gestão e Novas Perspectivas

Mensagem

Mensagem

O Património material é hoje entendido como um forte recurso ao desenvolvimento económico, bem como um dos mais importantes agentes de grandes transformações sócio – culturais, razões mais do que suficientes para a necessidade de uma sólida e fundamentada metodologia para a sua abordagem.. 
Só uma gestão estratégica que tenha em conta um desenvolvimento integrado da realidade sócio económica e cultural poderá criar dinâmicas estruturadoras. Nesse enquadramento transdisciplinar será então possível encontrar as razões para um desenvolvimento sustentável, firmemente enraizado nas múltiplas potencialidades existentes, com capacidade de encontrar respostas ajustadas e necessariamente inovadoras, às novas realidades e desafios que se nos colocam. 
Este MBA em Gestão do Património Material proporciona uma formação inovadora, sólida e rigorosa, a todos aqueles que ambicionem desenvolver actividades profissionais de direcção ou gestão nos sectores relacionados, directa ou indirectamente, com o património. 
Nesse sentido, o MBA em Gestão do Património Material procura justamente conciliar e transmitir uma ideia global e abrangente do conceito de património material conciliando-o com os muitos e cada vez mais complexos desafios que se colocam à sua gestão. 

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS 
A complexidade e abrangência dos conceitos de património material, bem como o seu alargamento a áreas de conhecimento e intervenção envolvendo um número cada vez maior de entidades, torna a área da gestão, um dos veículos centrais no estabelecimento das múltiplas relações que é necessário estabelecer, e no modo como elas podem interagir entre si. 
Apesar de recente, o conceito de gestão aplicado ao património tem-se revelado cada vez mais necessário para atingir toda a pluralidade de objectivos com que o património é actualmente entendido. 
A estrutura do MBA, dividida em 3 módulos, tem como objectivo para o primeiro deles, designado de Património / Instituições, para além de um enquadramento geral, estabelecer o âmbito de enquadramento do conceito de património e dentro deste do património material. 
O segundo módulo, designado de Património, Gestão, Educação e Comunicação, fará a análise dos recursos e processos numa visão abrangente dos meios que podem ser aplicados a um desenvolvimento que se pretende sustentável, ou seja equilibrado e humano. 
O terceiro módulo, designado de Património: Gestão e Novas Perspectivas, será destinado à análise de alguns exemplos e casos práticos de gestão do património, previlegiando exemplos nacionais, e especialmente da zona de Coimbra e estabelecendo a ligação com a análise dos conceitos previamente transmitidos e debatidos.

DESTINATÁRIOS
Este MBA destina-se a titulares com o grau mínimo de licenciados que queiram desenvolver conhecimentos e competências para a gestão do Património Material: agentes do património ou culturais; autarcas ou membros de autarquias, arquitectos; etc. 
Poderão ainda ser aceites não licenciados desde que portadores de um curriculo adequado nesta área de conhecimentos. 

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES  Horas  ECTS 
Módulo I – Património/Instituições 
Estudo das Diversas Manifestações Culturais  12 4
O conceito de património  16 6
História do património  12 4
Novas perspectivas do património  12 4
Modulo II – Património: Gestão, Educação e Comunicação 
Património como visão global e integrada  16 6
Educação e património  16 6
Gestão do património  24 8
Organização preparação de projectos e comunicação – 1 e 2  8 6
Modulo III –Património: Estratégias e Novas Perspectivas 
Estratégica organizacional e Controlo Gestão  16 6
Legislação Cultural  12 4
A indústria do património  8 3
Trabalho final  8 3
TOTAIS  168 60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Ana Baptista Arquitecta
José Pedreirinho Arquitecto
Paulo Duarte IGESPAR

Docentes

Adélio Saraiva Coimbra Business School
Carlos Barbosa Coimbra Business School
Luísa Do Valle FPCEUP
Outros Docentes Especialistas Na área

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

  • Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
  • Direcção Regional de Cultura do Centro 
  • Ordem dos Arquitectos

Voltar topo