Gestão do Património Material

Património Material – Gestão e Novas Perspectivas

Mensagem

Mensagem

O Património material é hoje entendido como um forte recurso ao desenvolvimento económico, bem como um dos mais importantes agentes de grandes transformações sócio – culturais, razões mais do que suficientes para a necessidade de uma sólida e fundamentada metodologia para a sua abordagem.. 
Só uma gestão estratégica que tenha em conta um desenvolvimento integrado da realidade sócio económica e cultural poderá criar dinâmicas estruturadoras. Nesse enquadramento transdisciplinar será então possível encontrar as razões para um desenvolvimento sustentável, firmemente enraizado nas múltiplas potencialidades existentes, com capacidade de encontrar respostas ajustadas e necessariamente inovadoras, às novas realidades e desafios que se nos colocam. 
Este MBA em Gestão do Património Material proporciona uma formação inovadora, sólida e rigorosa, a todos aqueles que ambicionem desenvolver actividades profissionais de direcção ou gestão nos sectores relacionados, directa ou indirectamente, com o património. 
Nesse sentido, o MBA em Gestão do Património Material procura justamente conciliar e transmitir uma ideia global e abrangente do conceito de património material conciliando-o com os muitos e cada vez mais complexos desafios que se colocam à sua gestão. 

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS 
A complexidade e abrangência dos conceitos de património material, bem como o seu alargamento a áreas de conhecimento e intervenção envolvendo um número cada vez maior de entidades, torna a área da gestão, um dos veículos centrais no estabelecimento das múltiplas relações que é necessário estabelecer, e no modo como elas podem interagir entre si. 
Apesar de recente, o conceito de gestão aplicado ao património tem-se revelado cada vez mais necessário para atingir toda a pluralidade de objectivos com que o património é actualmente entendido. 
A estrutura do MBA, dividida em 3 módulos, tem como objectivo para o primeiro deles, designado de Património / Instituições, para além de um enquadramento geral, estabelecer o âmbito de enquadramento do conceito de património e dentro deste do património material. 
O segundo módulo, designado de Património, Gestão, Educação e Comunicação, fará a análise dos recursos e processos numa visão abrangente dos meios que podem ser aplicados a um desenvolvimento que se pretende sustentável, ou seja equilibrado e humano. 
O terceiro módulo, designado de Património: Gestão e Novas Perspectivas, será destinado à análise de alguns exemplos e casos práticos de gestão do património, previlegiando exemplos nacionais, e especialmente da zona de Coimbra e estabelecendo a ligação com a análise dos conceitos previamente transmitidos e debatidos.

DESTINATÁRIOS
Este MBA destina-se a titulares com o grau mínimo de licenciados que queiram desenvolver conhecimentos e competências para a gestão do Património Material: agentes do património ou culturais; autarcas ou membros de autarquias, arquitectos; etc. 
Poderão ainda ser aceites não licenciados desde que portadores de um curriculo adequado nesta área de conhecimentos. 

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES  Horas  ECTS 
Módulo I – Património/Instituições 
Estudo das Diversas Manifestações Culturais  12 4
O conceito de património  16 6
História do património  12 4
Novas perspectivas do património  12 4
Modulo II – Património: Gestão, Educação e Comunicação 
Património como visão global e integrada  16 6
Educação e património  16 6
Gestão do património  24 8
Organização preparação de projectos e comunicação – 1 e 2  8 6
Modulo III –Património: Estratégias e Novas Perspectivas 
Estratégica organizacional e Controlo Gestão  16 6
Legislação Cultural  12 4
A indústria do património  8 3
Trabalho final  8 3
TOTAIS  168 60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária: 
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

  • Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
  • Direcção Regional de Cultura do Centro 
  • Ordem dos Arquitectos

Voltar topo