Gestão das Instituições da Economia Social

AQUIRA AS FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GESTÃO ADEQUADAS AO DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DA ECONOMIA SOCIAL

Mensagem

Mensagem

A gestão das instituições de economia social, assume uma crescente importância na atividade social. Em Portugal é uma força económica e social de grande relevo. Esta pós-graduação permitirá a aquisição de conhecimentos e técnicas de gestão focalizada na economia social. Apetrechada dum conjunto de docentes com experiência na temática da gestão, que permitirão que os alunos adquiram ferramentas e técnicas de gestão adequadas ao desenvolvimento destas organizações.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
Nos nossos dias, as instituições de economia social assumem uma importância crescente como veículos de intervenção social, com vista à solução dos problemas sociais ou à atenuação dos seus efeitos. Trata-se, todavia, de um domínio de catividade com um grau de profissionalismo crescente, e no qual se fazem sentir as exigências das autoridades públicas que tutelam as diferentes áreas, que impõem uma grande preparação para a sua gestão e um grande rigor no desenvolvimento desta catividade.
Questões como a qualidade, nas suas diversas vertentes, a segurança alimentar, a gestão de projetos, a análise financeira das várias valências sociais, os equilíbrios orçamentais a obter na gestão das instituições, faces às exigências regulamentares decorrentes do financiamento por acordos com a Segurança Social, Gestão de Pessoal, etc., são problemas para cuja resposta se exige uma preparação cada vez maior e uma habilitação técnica cada vez mais profunda.
Neste panorama, a Coimbra BS propõe o desenvolvimento de uma pós-graduação em gestão das Instituições da Economia Social, visando conferir uma habilitação dirigida à gestão profissional de IPSS e outras instituições da economia social. Neste contexto, esta pós-graduação tem como principal objetivo:
• Fornecer as ferramentas necessárias à habilitação para a gestão de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e outras instituições ditas da Economia Social.

Destinatários
- Licenciados, Bacharéis e pessoas com reconhecido curriculum profissional nas mais variadas áreas que aspirem a ter uma intervenção social através de instituições IPSS e outras instituições da economia social.
- Pessoas que exerçam funções em IPSS e outras instituições desta índole e que desejem obter uma formação mais vasta e diversificada sobre as várias vertentes necessárias à gestão de IPSS.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

 Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sexta-feira das 19:00H às 23:00H e sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: janeiro de 2018

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades curriculares Horas ECTS
Economia Pública e Políticas Públicas 20 5.0
Gestão e Sistemas de Gestão de Certificação da Qualidade na Economia Social 20 5.0
Enquadramento Jurídico das Instituições da Economia Social 20 5.0
Sociologia e Demografia do Envelhecimento 20 5.0
Marketing Social 20 5.0
Gestão de Recursos Humanos 20 5.0
Fiscalidade para Instituições da Economia Social 20 5.0
Análise Financeira nas Instituições da Economia Social 20 5.0
Gestão de Projetos 20 5.0
Estratégia e Instrumentos de Gestão na Economia Social 20 5.0
Parcerias e Redes de Intervenção Social 20 5.0
Seminários * 18 5.0
Total 238 60

*
• Seminário 1: Inovação na Economia Social - Dos valores ao valor económico
• Seminário 2: Simulação Prática da Instituição da Economia Social
• Seminário 3: A Ética na Gestão das Misericórdias
• Visita a uma Instituição

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

“Fruto de uma estratégia vanguardista da Direcção da Coimbra Business School, a Pós-Graduação em Gestão das Organizações do 3.º Sector procura colmatar a necessidade de formação avançada nas diferentes áreas da gestão das entidades da Economia Social, cujo papel na sociedade hodierna assume, a cada dia, um lugar mais relevante. O programa desenhado era abrangente e ambicioso; o corpo docente experiente e competente; e as condições fornecidas pela Escola adequadas às necessidades dos alunos.”
Joel Araújo, Coordenador geral da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra

Voltar topo