Gestão nas Indústrias da Música

A música muda a tua vida!

Mensagem

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EM SISTEMA LIVE TRAINING, PRESENCIAL E/OU ONLINE

A pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música (GIM) foi criada no âmbito da parceria estabelecida entre a Coimbra Business School (CBS) e a AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes. A pós-graduação foi estruturada com o objetivo de fornecer conhecimentos e competências práticas e conteúdos sólidos e atualizados sobre as indústrias da música e os setores económicos direta e indiretamente relacionados. Para o efeito, o plano do curso é abrangente e focado em áreas consideradas fundamentais e estruturantes para o perfil de uma/um music business manager (nos seus vários domínios: cognitivo, intelectual, cultural, técnico e prático), com o objetivo de proporcionar uma sólida preparação para a atuação na indústria a nível nacional e internacional, disponibilizando aos seus formandos uma oferta formativa única em Portugal.

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Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música, pioneira em Portugal, foi estruturada tendo em consideração os novos desafios destas indústrias e a premente necessidade de formação de quadros com perfil adequado às suas exigências. As indústrias da música sofreram uma mudança de paradigma na viragem do milénio, com a desmaterialização da música e a proliferação do acesso à internet. Num mercado global e competitivo é cada vez mais pertinente e necessário que os músicos, empresários, técnicos e gestores estejam devidamente apetrechados com os conhecimentos, as ferramentas e as competências adequados. Para tal, torna-se fundamental conhecer com profundidade e rigor os mecanismos, as tipologias e o enquadramento das indústrias da música, cada vez mais num contexto global.
Esta pós-graduação, que contará com formadores de reconhecido mérito, nacional e internacionalmente, visa proporcionar aos formandos as competências e as ferramentas necessárias para uma atuação empreendedora, empresarial e comercial nas indústrias da música, particularmente na indústria fonográfica. Foi estruturada com o objetivo de fornecer conhecimentos e competências práticas e conteúdos sólidos e atualizados sobre as indústrias da música e os setores económicos direta e indiretamente relacionados. Para o efeito, o plano do curso é abrangente e focado em áreas consideradas fundamentais e estruturantes para o perfil de uma/um music business manager (nos seus vários domínios: cognitivo, intelectual, cultural, técnico e prático). Pretende-se, assim, criar condições com vista ao desenvolvimento de competências transversais potenciadoras de sinergias entre várias áreas de conhecimento e a sua aplicabilidade e pragmatização empresarial, nacional e internacionalmente. O curso estrutura-se em quatro módulos: o primeiro módulo será direcionado para um enquadramento histórico e cultural; o segundo tratará das questões relacionadas com a gestão e planeamento de editoras e produtoras fonográficas; o terceiro incidirá sob os aspetos da gestão e de direito ligados às indústrias da música, e o quarto e último módulo será dedicado à elaboração de um projeto individual de negócio.

DESTINATÁRIOS
Titulares com o grau mínimo de licenciatura ou com curriculum profissional de mérito; músicos, empresários, empreendedores, agentes, e outros profissionais das indústrias musicais.

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Corpo Docente

Corpo Docente

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Candidatura

Candidatura

Valor: 1550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura. 

Horário: terças e quintas das 20h às 23h

Início previsto: janeiro 2018

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Estrutura Modular

Estrutura Modular

ESTRUTURA MODULAR

Unidades Curriculares

HORAS

ECTS

Módulo I – Música enquanto parte das indústrias culturais e criativas

 

 

1.1  Música: arte, ciência, economia

12

4

1.2  Breve História da Indústria Fonográfica

12

4

1.3  Música e Indústrias Culturais e Criativas

12

4

Módulo II – Gestão e planeamento na indústria fonográfica e na música ao vivo

 

 

2.1  A Edição Musical Contemporânea

12

4

2.2  Edição, Licenciamento e Publishing

12

4

2.3  Agenciamento e Produção de Eventos

12

4

2.4  Marketing e Comunicação na Indústria da Música

12

4

2.5  Internacionalização de Música Portuguesa

12

4

2.6  Management / Gestão de carreiras artísticas

12

4

Modulo III – Música: Gestão empresarial e direitos (Autor, Conexos, Propriedade Intelectual)

 

 

3.1  Direitos de Autor e Propriedade Intelectual

12

4

3.2  Enquadramento legal da indústria fonográfica

12

4

3.3  Gestão de Recursos Humanos para Indústrias Criativas

12

4

3.4  Contabilidade no Setor das Artes e da Cultura

12

4

Módulo IV – Projeto Final

 

 

4.1  Técnicas de elaboração de projecto

12

4

4.2  Trabalho final da pós- graduação *

 

4

Total

168

60


*Trabalho Final
Criação de uma proposta feita com um programa que deverá ser desenvolvida como num ambiente existente (real) individual.
Este projecto deve ser elaborado num prazo de 3 meses e será acompanhado por um tutor (escolhido por cada aluno entre  os professores do curso).

 

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Parceiros

Parceiros

AMAEI - Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes http://amaei.org/

 

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