Gestão das Indústrias da Cultura e do Turismo

NOVOS DESAFIOS SÓCIO-ECONÓMICOS AO EMPREENDEDORISMO

Mensagem

Mensagem

As indústrias da cultura e do turismo são hoje entendidas como um forte recurso ao desenvolvimento económico, bem como agente de grandes transformações sócio – culturais. Só uma gestão estratégica que tenha em conta um desenvolvimento integrado da realidade sócio económica e cultural poderá criar dinâmicas estruturadoras. Nesse enquadramento transdisciplinar será então possível encontrar as razões para um desenvolvimento sustentável, firmemente enraizado nas múltiplas potencialidades existentes, com capacidade de encontrar respostas ajustadas e necessariamente inovadoras, às novas realidades e desafios que se nos colocam. Este MBA em Gestão indústrias da Cultura e do Turismo proporciona uma formação inovadora, sólida e rigorosa, a todos aqueles que ambicionem desenvolver atividades profissionais de direção ou gestão nos sectores relacionados, direta ou indiretamente, com as Indústrias da Cultura e do Turismo.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
O MBA em Gestão das Indústrias da Cultura e do Turismo foi estruturado com o objetivo de fornecer conhecimentos que assegurem o desenvolvimento de projetos articulando a Gestão dos Bens culturais com as Industrias Criativas e o Turismo. Pretende-se assim criar condições com vista ao desenvolvimento de sinergias entre aspetos tão complementares como os que podemos englobar no universo dos bens culturais enquadrando-os na complexidade da estrutura social de cada território pois só assim será possível potenciar o desenvolvimento das regiões e das suas populações.
Para tal, é fundamental que se explorem os diversos recursos disponíveis fazendo-os interagir, integrando-os como um único produto criando condições que permitam assegurar a sua sustentabilidade como forma de desenvolvimento apoiada numa rede de pessoas, nas suas atividades e associações, numa estratégia que tem de se desdobrar numa abordagem do curto, médio e longo prazo, com os seus distintos tempos, objetivos e realizações.
Partindo do pressuposto que só uma formação de objetivos abrangentes constitui a base a partir da qual se poderão desenvolver estas reflexões a formação privilegiará a íntima relação entre teoria e prática, especulação e pragmatismo, numa filosofia de formação que concilia a prática empresarial com as várias ciências relacionadas. No caso concreto deste MBA, serão ministradas metodologias de aplicação prática para o êxito profissional e empresarial nas Indústrias da Cultura e do Turismo, conjugadas com o conhecimento científico e a formação cultural nas áreas de conhecimento relacionado. O MBA em Gestão das Indústrias da Cultura e do Turismo estrutura-se em três módulos: o primeiro vocacionado para um enquadramento abrangente do tema; o segundo onde serão abordadas as especificidades de cada uma das várias áreas criativas e a sua relação com o turismo; o terceiro incidindo nos aspetos mais práticos de ligação à atividade profissional e organização empresarial.

 DESTINATÁRIOS
Este MBA destina-se a titulares com o grau mínimo de licenciados, ou CV relevante na área (sujeito a avaliação) que queiram desenvolver conhecimentos e competências para a gestão das indústrias da Cultura e do Turismo: empreendedores, agentes turísticos ou culturais; autarcas ou membros de autarquias, arquitetos; etc.

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares Horas ECTS
Módulo I – Turismo, Cultura e Territórios    
Turismo 16 5
Turismo Cultural 12 4
Património como Manifestação Cultural 12 4
Desenvolvimento Regional, Património e Turismo 12 4
Estudo das Diversas Manifestações Culturais 12 4
Modulo II – Turismo e Indústrias Criativas    
Indústrias Criativas 16 5
Artes Tradições e Especificidades Locais 16 5
Gestão do património 12 4
Produtos Turísticos 12 4
Organização e preparação de projetos - I 8 3
Modulo III – Gestão    
Estratégica organizacional e Controlo Gestão 16 5
Legislação nos Sectores Cultural e Criativo 8 3
Web Marketing 8 3
Organização e preparação de projetos - II 12 4
Conferência    
Trabalho final 8 3
TOTAIS 180 60



CONFERÊNCIA
Para além de algum convite a propor por qualquer dos docentes, no de cada módulo será organizada uma conferência com profissionais convidados, exteriores ao ISCAC, onde serão abordados temas relacionados com o MBA.

PROJECTO (Trabalho Final)
Criação de uma proposta feita num ambiente existente. Este projecto deve ser elaborado de acordo com áreas de investigação pré-definidas e num prazo de 3 meses.

 

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.
 

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Ana Baptista Arquitecta
Hélder Martins UA
José Pedreirinho Arquitecto

Docentes

Adélio Saraiva ISCAC
Carlos Barbosa ISCAC
Lara Mendes ISCAC
Luísa Do Valle FPCEUP
Paulo Carvalho FLUC
Paulo Duarte IGESPAR
Rui Roda Politecnico di Milano
Sandra Ferreira IPC
Susana Sardo UA

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

- Direcção Regional de Cultura do Centro

- Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto

- Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego

- Ordem dos Arquitectos

- Câmara Municipal de Arganil

- AESL – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL SERRA DA LOUSÃ

Voltar topo


Testemunhos

Testemunhos

"Frequentar o curso de Gestão das Indústrias da Cultura e do Turismo, permitiu-me partilhar a experiência profissional enquanto director do Museu do Vinho da Bairrada, com a experiência dos alunos e profissionais que diariamente desempenham funções no sector do turismo e cultural em Portugal, bem como ter o privilégio de usufruir dos saberes de um corpo docente com reconhecido conhecimento científico e prático nas áreas de estudo."
Pedro Dias, Diretor do Museu do Vinho da Bairrada

“Este MBA conjuga de forma sábia e pertinente temas tão atuais, como são a Cultura e o Turismo. Desde o elevado nível de formação, dado pelo reconhecido corpo docente, até às agradáveis instalações da CBS, não poderia estar mais consciente de que optei por uma oferta académica consistente, que me fornecerá poderosas ferramentas de gestão nestas áreas.”
Maria João Centenário, Arquiteta

Voltar topo