Gestão Financeira Autárquica

O SUCESSO DAS AUTARQUIAS LOCAIS DEPENDE DA FORMA COMO SÃO GERIDOS E CONTROLADOS OS SEUS RECURSOS

Mensagem

Mensagem

As constantes alterações dos modelos de gestão existentes e os sucessivos constrangimentos orçamentais, exigem formação avançada e competências multidisciplinares dos gestores, técnicos e eleitos autárquicos. Atualmente as autarquias enfrentam vários desafios, como o de serem ainda mais eficientes, capazes de promover novas políticas municipais e de se ajustarem às exigências de uma sociedade em mudança, ao mesmo tempo que desejam aumentar o seu valor para o público no curto e longo prazos.
Com temáticas relevantes e atuais no contexto da gestão financeira, o programa da Pós-graduação em Gestão Financeira Autárquica desenvolve temas de vanguarda e proporciona uma formação prática e especializada, principalmente nas áreas da Gestão, da Contabilidade e das Finanças.
Com esta formação pretende-se promover a melhoria das competências técnicas e gestionárias exigidas aos titulares dos cargos de direção intermédia, de acordo com os parâmetros da nova gestão pública, transmitindo conhecimento em áreas-chave relacionadas com a inovação, a qualidade, a gestão por objetivos e a orientação para os resultados. Deseja-se consolidar a responsabilidade funcional e apoiar a construção de um modelo de liderança mobilizadora.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
Com esta pós-graduaçã pretende-se:
- Desenvolver competências de formação avançada aos futuros autarcas e profissionais das autarquias locais na área da gestão financeira e administrativa;
- Capacitar os dirigentes e os trabalhadores das autarquias locais através da formação e aperfeiçoamento técnico, com vista a ocupação de cargos especializados de gestão financeira e administrativa.

 Destinatários
- Autarcas e potenciais candidatos às autarquias, técnicos superiores da Administração Local que aspirem ao exercício de funções de dirigentes e/ou necessitem do desenvolvimento de competências técnicas na área financeira;
- Atuais dirigentes da Administração Local que pretendam desenvolver as suas competências técnicas na área financeira;
- Outros, com especial interesse na gestão administrativa e financeira das autarquias locais.
Cumulativamente, os formandos devem possuir habilitações ao nível de licenciatura ou experiência profissional considerada relevante (a reconhecer pelo Conselho Científico do ISCAC).

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Arménio Bernardes Ex-docente ISCAC
Conceição Marques ISCAC
Sofia Félix CM Tábua

Docentes

Armando Veiga ISCAC
Cristina Góis ISCAC
Gilda Melo AIRC
Lara Mendes ISCAC
Georgina Morais ISCAC
Maria José Neves CCDRC
Miguel Lira ISCAC
Nuno Moita Câmara Municipal de Condeixa

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.400€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

 Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares Horas ECTS
Poder Local e Administração Autárquica 24 6
Finanças Autárquicas 24 6
Acordos de Cooperação e Fundos Comunitários 16 3
Contratação Pública Autárquica 12 3
Associativismo e Atividade Empresarial Autárquica 20 5
Contabilidade Autárquica 24 6
Consolidação de Contas de Grupos Municipais 16 4
Gestão de Compromissos e da Tesouraria 12 3
Gestão Orçamental Autárquica 24 6
Auditoria Financeira e Controlo Interno 16 4
Encerramento e Prestação de Contas 16 4
Contabilidade Analítica Autárquica 16 4
Projeto 0 6
Total 220 60

 

Atualizada com o novo SNC-AP (D.L. nº 192/2015, de 11/9).

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

AIRC

CIMRC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra 

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

WRC - Agência de Desenvolvimento Regional, EIM, S.A.

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

Esta Pós Graduação foi muito pertinente no âmbito do trabalho que exerço. As diferentes áreas abrangidas pelo curso permitem adquirir um conjunto de competências indispensáveis na área autárquica, havendo ainda uma partilha de experiências e conhecimentos essenciais para uma gestão adequada e atualizada, bem como uma integração de todas as vertentes da gestão de uma autarquia.
José Cura, Engenheiro Informático - AIRC

Considerando o contexto atual de “revolução” constante, como o que assistimos, cada vez mais assume especial relevância uma atualização contínua de conhecimentos. Nessa senda e no cumprimento de tal desiderato fiz a escolha da Pós Graduação em Gestão Financeira Autárquica que teve por base a relevância das temáticas, a inegável qualidade da Coimbra Business School, o corpo docente de excelência bem como a velha máxima de que “o saber não ocupa lugar”.
Cristiano Santa Rita | Coordenador da Contabilidade do Município de Montemor-o-Velho

Encontrei nesta pós graduação um nível de formação de excelência sustentado num corpo docente de reconhecido mérito e grande profissionalismo, o que me tem permitido não só melhorar o meu nível de conhecimentos e competências pessoais como, fundamentalmente, atingir o objetivo de estar o mais bem preparado possível para responder com responsabilidade a cada dia aos desafios criados pela difícil mas também apaixonante missão que é ser autarca. 
João Miguel Henriques-Presidente da Câmara Municipal de Poiares

Voltar topo