Gestão Empresarial das Instituições de Saúde

O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES DA SAÚDE DEPENDE DA FORMA COMO ESTAS SÃO GERIDAS E CONTROLADAS.

Mensagem

Mensagem

A prestação de cuidados de Saúde com qualidade exige, cada vez mais, uma gestão rigorosa, transparente, eficiente e eficaz dos recursos disponíveis. Os desafios hoje são diferentes, os utentes mais informados e mais exigentes, as tecnologias cada vez mais presentes e em constante evolução, riscos emergentes, bem como a própria evolução da ciência que implica novas ferramentas, metodologias e procedimentos. Contudo, os recursos são cada vez mais escassos e pede-se maior produtividade, o que nos conduz a um rácio cada vez mais a otimizar que é a satisfação do utente/produtividade. Para tal é necessário dotar os recursos humanos de conhecimentos, técnicas, ferramentas e metodologias que permitam converter as fraquezas em fortalezas e os riscos em oportunidades das instituições. Esta pós-graduação foi concebida e estruturada para dar resposta a essas necessidades, abarcando temáticas desde o enquadramento das instituições no sector da saúde, passando pela estratégia, planeamento, recursos humanos, qualidade, auditoria, entre outros.
Venha atualizar e ou aprofundar as suas competências nesta área.


A BS em parceria com a SGS Academy proporciona-lhe formação em "Dispositivos médicos e Norma ISO 13485" e "Segurança do doente".
(valores e dias a definir)

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
O acesso a sistemas de saúde de alta qualidade é um direito humano que todos devem exigir aos profissionais de saúde.A qualidade em saúde exige um elevado grau de excelência profissional, eficiência na utilização dos recursos, minimização dos riscos, satisfação para os utilizadores e obtenção de resultados. Os sistemas de saúde diferem da forma como são organizados os cuidados, do modo como os prestadores são pagos, do peso relativo dos sectores público e privado e da forma como o sistema é financiado e governado. Atualmente, ensaia-se uma diversidade de opções, consubstanciadas numa profunda reforma estrutural do sector, perseguindo-se a melhoria da sua performance assistencial, administrativa e gestionária. Pretende-se com esta pós-graduação conferir uma formação profunda e rigorosa de modo suprir a falta de quadros nos serviços públicos com competência profissional nos domínios da operacionalização e da gestão pública modernas, baseada em critérios de economia, eficácia e de eficiência, transpostos e adaptados das melhores práticas das organizações privadas. Para tal, a BS dispõe de um corpo docente que agrega competência cientifica à experiencia profissional acumulada no sector público e privado e nomeadamente em Organizações da Saúde. 

Destinatários
- Licenciados das áreas de gestão, finanças, contabilidade, qualidade e ambiente, economia e áreas de saúde em geral que pretendam seguir uma carreira profissional no sector da saúde,
- Profissionais de organismos e instituições de saúde que exerçam já a sua atividade nesta área ou afins e que pretendam aprofundar ou consolidar os seus conhecimentos.

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

''Com um corpo docente diversificado, profundamente conhecedor dos temas abordados e empenhado na transmissão de conhecimentos a PGEIS assume-se como uma ferramenta muito importante para que os profissionais possam acompanhar a mudança de para- digma que se vive atualmente ao nível dos serviços de saúde. Uma excelente aposta. Excedeu as expetativas. Saliento também os contactos estabelecidos e as amizades feitas.''
Gil Correia, Médico de família 

"(...) Obtive formação e competências técnico-científicas de valor, exigência, rigor e profissionalismo. As minhas expectativas foram amplamente superadas, este curso é uma oportunidade de capacitação pessoal e profissional que só os ambientes de qualidade permitem e potenciam. Vou para sempre recordar os momentos de trabalho, estudo, camaradagem e amizade passados na Business School de Coimbra. ''
Ricardo da Conceição, Enfermeiro no CHUC

''Uma pós-graduação muito bem desenhada e enquadrada com a realidade organizacional, foi sem dúvida um importante complemento da minha formação base, em economia. Recomendo!''
Andreia Antão, Técnica Superior no Gabinete de Planeamento e Controlo de Gestão do HDFF, EPE

"Esta pós-graduação foi uma opção de excelência para quem pretende adquirir competências de gestão na área da saúde. Apresenta uma forte componente prática e um excelente enquadramento técnico-científico, bem como um corpo de docentes de reconhecido mérito e de elevado profissionalismo. A PG-GEIS excedeu todas as minhas expectativas, tendo adquirido um /know-how/ vastíssimo nesta matéria. Acredito que poderei responder com maior competência a novos desafios profissionais. Relembro todos os momentos de estudo, trabalho, camaradagem e amizade passados na Business School de Coimbra. Recomendo a Coimbra Business School pela diversidade das suas unidades curriculares, assim como pela sua forte proximidade com o mercado empresarial."
Bruno Bento, Assistente Técnico no SGRH do IPO de Coimbra

A PG-GEIS é um excelente ponto de partida para quem pretenda fazer uma renovação de competências e ir além dos conhecimentos teóricos, tantas vezes formatados pela rotina laboral. O facto de apresentar um plano curricular diversificado, permite adquirir um conjunto de ferramentas de elevada utilidade na construção de soluções para os problemas reais do setor. O corpo docente é de assinalável mérito técnico e pedagógico, desafiando-nos continuamente a sair da nossa zona de conforto, bem como a desenvolver o nosso espírito crítico. As temáticas abordadas são atuais e de elevada aplicabilidade, pelo que esta pós-graduação se diferencia de outras, demasiado teóricas e desfasadas da realidade. Pelos motivos apresentados, a PG-GEIS é uma opção de excelência para todos os que pretendam fazer parte de um capital humano mais conhecedor e interveniente.
Ana Raquel Cardoso, Assistente Técnica no Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Georgina Morais ISCAC
Isabel Clímaco ISCAC

Docentes

Ana Mafalda Costa HDFF
Carlos António
Carlos Barbosa ISCAC
Carlos Cortes Ordem dos Médicos
Emília Telo ACT Coimbra
Ferreira Ramos Advogado
Francisco Faro CHSF
Isabel Pedrosa ISCAC
Manuela Álvares ULSM / EPE
Vitor Ramos Administrador de Insolvências
Wander De Carvalho ISCAC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€ 
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sexta-feira das 19:00H às 23:00H e sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto:  outubro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades curriculares

Horas

ECTS

Governance nas Organizações de Saúde

18

5.0

Economia da Saúde

18

5.0

Gestão Estratégica e Operacional das Organizações da Saúde

18

5.0

Contabilidade para as Organizações da Saúde

18

5,0

Financiamento e Análise Financeira

18

5.0

Gestão Logística e Qualidade

18

5.0

Gestão de Riscos Organizacionais da Saúde

18

5.0

Direito da Saúde e Bioética

18

5.0

Gestão dos Recursos Humanos, Motivação e Comunicação

18

5.0

Sistemas e Tecnologias de Informação em Saúde

18

5.0

Sistemas de Gestão e Certificação Ambiental e Higiene e Segurança nos Serviços de Saúde

18

5.0

Auditoria Interna

18

5.0

Seminário Aplicado

4

 

Total

220

60

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

  • APCMG
  • Centro Cirúrgico de Coimbra
  • Glintt
  • IDEALMED
  • ISA - Intelligent Sensing Anywhere
  • ISA Intellicare
  • Ordem dos Farmacêuticos – Secção Regional do Centro
  • Ordem dos Médicos – Secção Regional do Centro
  • SANFIL
  • Uália - Laboratório Análises Clínicas

Voltar topo