Gestão do Desenvolvimento Local de Base Comunitária

Faças o que faças, estejas onde estejas, através da tua vida profissional e pessoal podes contribuir através do teu conhecimento e criatividade para o desenvolvimento sustentável, convergente e participativo da tua região

Mensagem

Mensagem

O Comité Económico e Social Europeu defende que o “Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)” é um instrumento da política de coesão  para o desenvolvimento local, rural, urbano e periurbano para 2014-2020 . Defende que este instrumento permite aos representantes das administrações públicas cooperarem, em parceria, com a sociedade civil organizada e com os cidadãos, combinando a democracia representativa com a democracia participativa. O DLBC integra e recupera os 20 anos de sucesso da abordagem LEADER e de outras iniciativas europeias como o URBAN, URBACT, EQUAL, mas também internacionais, implementadas pela ONU, OCDE, Banco Mundial. O DLBC permite alcançar um crescimento sustentável graças a uma utilização eficaz dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, pelo que esta Pós Graduação é uma oportunidade para as organizações capacitarem os seus activos humanos para combater a crise económica e social nos seus territórios, em parceria e de forma participativa.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
A Pós Graduação em “Gestão do desenvolvimento local de base comunitária“, visa capacitar técnicos de desenvolvimento local/territorial e grupos de acção local urbanos, rurais e sectoriais, para uma intervenção qualificada, inovadora, inteligente e inclusiva nas comunidades locais. Pretende-se reforçar as competências de todos os atores sociais para implementarem estratégias de desenvolvimento local de base comunitária participativa, que ajudem os cidadãos e as organizações a desenvolver de forma adequada e duradoura, os seus municípios e cidades.  

Destinatários
Profissionais que intervenham na área do desenvolvimento e intervenção comunitária, nomeadamente agentes de desenvolvimento local em municípios e organizações da sociedade civil, sociólogos, economistas, gestores turísticos, culturais, agro – florestais, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores, consultores e coordenadores de voluntariado.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Eduardo Marques i9social - Skillent
Regina Lopes CMF

Docentes

Jose Sáez Consultor da APRODEL
Mariana Branco SROI
Mário Velindro IPC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.500€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00h-13:00h e das 14:00h-18:00h

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares Horas ECTS
Desenvolvimento Local de Base Comunitária: Princípios fundamentais 16 6
Metodologias e ferramentas para o desenvolvimento local participativo 48 17
Empreendedorismo, Inovação e Criatividade  16 6
Gestão de Equipas, motivação e liderança 16 6
Avaliação do Impacto Social 30 10
Construção e avaliação de projectos 24 8
Trabalho de Projecto de fim de curso 20 7
     
Total 170 60

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Reletran - Red Latinoamericana Europea de Trabajo Social Transnacional

Aprodel - Asociación de Profesionales para el Desarrollo Local y la Promoción Económica

Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Associação Nacional de Municípios Portugueses

Voltar topo