Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

A VANTAGEM COMPETITIVA DAS ORGANIZAÇÕES ASSENTA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INTELIGÊNCIA

Mensagem

Mensagem

Num ambiente exógeno em permanente mudança as empresas devem dotar-se de todas as capacidades e instrumentos necessários a antecipar essa mudança e a facilitar a gestão dos processos necessários de adaptação da própria empresa.
A Gestão do Conhecimento é um fator essencial para atribuir uma vantagem competitiva sustentável às empresas e condição para a formação de valor, assumindo-se como instrumento fundamental de apoio ao processo de decisão de topo e à definição da estratégia empresarial numa envolvente complexa de incerteza e de mudança.
A questão do conhecimento empresarial tem de ser cada vez mais articulada com conceitos de informações ou inteligência, inteligência competitiva, inteligência económica, inteligência de negócio e inteligência estratégica, bem como enquadrada nos desafios que se colocam às empresas ao nível da respetiva capacidade de absorção, retenção e utilização de conhecimento. O conhecimento é, neste âmbito, essencial na medida em que pode significar o sucesso ou insucesso da empresa nos dois momentos críticos do processo de mudança, o correto diagnóstico da própria mudança – incluindo aqui quer a avaliação dos pressupostos, quer a efetiva necessidade, do processo de mudança – e a gestão dos momentos iniciais da implementação do processo de mudança da empresa. Este MBA Executivo constitui uma poderosa ferramenta que o ajuda a enfrentar todos estes desafios.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
Na planificação deste MBA executivo pretendeu-se, de acordo com os objetivos preconizados, consagrar um programa pioneiro de referência, nacional e internacional, em matéria de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, apoiado num corpo docente de excelência representativo das diferentes linhas de pensamento, e preconizar uma visão integrada, sobre esta temática, adaptada à realidade atual da gestão organizacional/empresarial. Os objetivos deste MBA Executivo é dotar os alunos de competências nas áreas da Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Estratégia e Liderança tornando mais acessível a perceção da importância do conhecimento e da inteligência para a criação de valor, enquanto instrumentos fundamentais para o processo de tomada de decisão e para a definição da estratégia empresarial, em particular em momentos de mudança. Para o efeito é fundamental uma abordagem à questão terminológica e conceptual da Gestão organizacional sobre as questões do Conhecimento, em articulação com as linhas de pensamento desenvolvida em torno dos conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Económica. Esta abordagem pretende comparar, harmonizar e, onde possível, uniformizar, as diferentes visões doutrinais, propondo-se, para esse efeito, uma forte componente técnica e instrumental representativa das melhores práticas. Finalmente, o desenvolvimento do debate e a análise da conjuntura estratégica atual, nas diferentes vertentes, económica, financeira, política e securitária, constitui o laboratório adequado para que se atinjam os objetivos académicos deste MBA Executivo e, sobretudo, a qualificação e preparação técnica daqueles que o decidam frequentar.

 Objetivos específicos:
- Desenvolver o Conhecimento e a atividade de Inteligência em ambiente empresarial;
- Desenvolver uma cultura de Conhecimento e de Inteligência como vantagem competitiva estratégica para as empresas;
- Desenvolver uma sólida doutrina de Conhecimento e Inteligência que preconize a definição de um quadro conceptual de referência comum;
- Desenvolver uma formação teórica e prática que constitua uma oferta de valor que permita aos participantes aprofundar os seus conhecimentos e partilhar as suas experiências.

Destinatários
Quadros superiores e intermédios de empresas ou de outras organizações privadas, públicas e não lucrativas.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.990€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

 Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidade Curriculares Horas ECTS
Modulo I - Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva   14
Teoria Geral de Informações ou Inteligência 12  
Enquadramento legal da atividade de informações e de inteligência competitiva   12  
Inteligência Competitiva e Económica 16  
Gestão do Conhecimento 8  
Seminário 1º Módulo - Segurança Económica e Infraestruturas Críticas 8  
Módulo II - Liderança e Mudança Organizacional   12
Liderança, Decisão e Gestão da Mudança 16  
Gestão de Stakeholders 12  
Gestão de Comunicação e Informação 12  
Seminário 2º Módulo - Guerra de Informação 8  
Módulo III - Estratégia Empresarial   10
Introdução à Estratégia 8  
Estratégia empresarial 8  
Estratégia e Inteligência de Marketing 16  
Seminário 3º Módulo - War Games 8  
Módulo IV - Instrumentos de Apoio à Gestão do Conhecimento e à Inteligência Competitiva   16
Métodos e Técnicas de Análise de Informação 16  
Business Intelligence, Inteligência Artificial e Sistemas de Apoio à Decisão 12  
Inteligência de Fontes Abertas e Inteligência de Redes Sociais 8  
Análise de Mercados e da Concorrência 8  
Risk Intelligence – Análise, Auditoria e Due-dilligence 12  
Seminário do 4ºMódulo - Ciberameaças e Cibersegurança 8  
Conferências agregadoras do MBA   8
Total 208 60

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

Aquilo que indubitavelmente marcou, e permanece, da frequência do MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, é a visão holística, sistematizada e integrada, das áreas do saber e de conhecimento, lecionadas no mesmo. (…)
Os meus conhecimentos, a minha capacidade de análise, a minha capacidade critica, o suporte da minha preparação estratégica, a minha capacidade para me informar, e as minhas defesas, sem dúvida alguma que melhoraram em muito. Mas mais do que melhorar, a integração e sistematização do saber que hoje me são permitidas fazer, far-me-ão com toda a certeza melhor na minha performance e na minha eficácia, quando no papel de gestor, de decisor, ou de cidadão. (…) O curso evoluiu naturalmente, permitindo aos participantes a perceção a cada momento, da lógica subjacente á sua formatação. (…) A organização curricular do curso demonstrou estar muito bem estruturada, a escolha da generalidade dos docentes revelou-se por demais assertiva, para ser considerada apenas um somatório de escolhas felizes.
Numa perspetiva de continua melhoria, e superação permanente dos objetivos já alcançados (no caso os relacionados com a 1ª Edição) , haverá com toda a certeza uma responsabilidade acrescida para a Coimbra Business School e para a Direção do MBA, na próxima edição do curso, dado aquilo que considero ser o elevado nível global atingido pela 1ª edição do mesmo.
Pedro Ramos – Engenheiro Civil

“O conhecimento e a informação têm um papel central e vital no mundo em que vivemos. Este curso permite-nos entrar na vanguarda das melhores práticas da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva a nível mundial, através de um programa único e inovador, suportado por um extraordinário painel de docentes e oradores convidados.”
Pedro Luís – Economista

Todos os dias, nos processos de tomada de decisão, somos confrontados, por um lado com excesso de informação, por outro, com informações deficitárias, com as quais as decisões que tomamos hoje irão influir no futuro da nossa organização.
A frequência deste curso, devido à sua estrutura inovadora e seu corpo docente de excelência, fornece-nos as ferramentas necessárias, independentemente da área de negócio e da dimensão da organização, para que as decisões sejam tomadas de um modo o mais informado possível e de forma a adquirir vantagem competitiva.
Recomendo vivamente que o curso seja frequentado por todos aqueles que, independentemente da sua área de intervenção, estão interessados em melhorar o seu desempenho individual e, consequentemente, coletivo, de forma a adaptar-se a uma sociedade globalizada, de incerteza e cada vez mais competitiva, uma vez que a única certeza é a imprevisibilidade da envolvente!
É motivo de orgulho e satisfação ter feito parte do grupo da primeira pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, realizada em Portugal!
Ricardo Fanha, Advogado

A importância deste curso e da formação nesta área revela-se de forma mais intensa nestes tempos globais e em acelerada mudança, nos quais as noções de espaço e de tempo são encurtadas e se alteram, o que ontem era verdade deixa de o ser hoje. É neste ambiente organizativo altamente competitivo e tecnológico que se exigem das organizações respostas mais rápidas e eficazes e se estabelece como diferencial competitivo dos indivíduos enquanto profissionais as suas competências, a sua capacidade de observar a envolvente, de analisá-la e de desenvolver estratégias, a par de uma capacidade de reagir às exigências e às expectativas a nível profissional.
Nesta equação cujo resultado é a obtenção de uma vantagem competitiva, o conhecimento, enquanto informação intelectualmente tratada, tem uma importância determinante e o curso permitiu-nos adquirir uma série de instrumentos e métodos para identificar, recolher, processar e tratar a informação necessária, bem como nos muniu de ferramentas que nos permitam utilizar essa informação de forma eficiente.
Tratou-se sobretudo da descoberta de uma área, ainda um pouco desconhecida para mim, que se revelou intelectualmente muito estimulante, muito fruto do corpo docente que nos trouxe uma visão muito prática e concreta da temática, com a partilha das suas experiências profissionais e dos seus vastos conhecimentos técnicos. No final posso adiantar que me surgiram mais dúvidas do que certezas, o que não é propriamente negativo pois de mãos dadas com as dúvidas vem uma vontade de continuar a aprender.
Sofia Cardoso, Jurista

A pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva proporcionou-me as ferramentas necessárias para, num mundo empresarial que cada vez mais se pauta pela competitividade e volatilidade, estar permanente e estrategicamente atenta àquilo que são as minhas vulnerabilidades – para as suprir – e as minhas potencialidades – para as fazer valer –, tendo sempre em conta a existência de uma multiplicidade de atores que é crucial conhecer, de modo a conseguir obter/manter uma posição satisfatória no mercado.
Tudo isto foi possível graças a um corpo docente de excelência, com experiência comprovada nas várias vertentes que contribuem para a aplicação da inteligência às empresas.
Pessoalmente, recomendo vivamente esta formação, independentemente do ramo profissional em que se esteja inserido.
Filipa Marina Soares, Professora

O MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva permitiu garantir uma aproximação entre os conceitos teóricos da gestão empresarial e um novo mundo que é a gestão do conhecimento e a inteligência competitiva.
Vivemos na era da informação global e da melhoria contínua, e apenas poderemos alargar as nossas perspetivas pessoais, de carreira e das organizações em que estamos inseridos com a capacidade sistémica de organizar a informação em conhecimento tendo sempre uma base de competição.
Hoje percebo que a capacidade de antecipação, de compreender o que está a ser feito pelos concorrentes, pode ser vital na sobrevivência de uma organização, quer essa tenha fins lucrativos ou não.
Destaco os fantásticos oradores, que com a sua experiência permitiram sempre a transição de uma perspetiva teórica para perspetiva prática.
Paulo Lopes, Técnico Superior Especialista 

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

ISACA Lisbon Chapter, Link

 GOVaaS - Governance Advisors, link

 

 

 

Voltar topo