Gestão e Administração Escolar - Curso de Formação Especializada / Pós-graduação

GESTÃO ESCOLAR CRIATIVA E ASSERTIVA CHAVE DO SUCESSO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

Mensagem

Mensagem

Curso acreditado junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo de acreditação nº: CCPFC/CFE-3170/17

Está generalizada, na Europa, a política de autonomia das escolas em resultado de um processo gradual de aplicação que se iniciou em alguns países pioneiros, nos anos 80, e que se expandiu a partir dos anos 90. A atribuição de responsabilidades crescentes às escolas, por parte dos governos centrais, exige o conhecimento das modernas técnicas de gestão escolar sob a égide da racionalidade empresarial, mas sem esquecer o enquadramento legal e a complexidade dos recursos materiais e humanos envolvidos, o que constitui um desafio para todos os que integram estas organizações. Com vista a preparar os professores dos diferentes níveis de ensino para os novos modelos de gestão e administração escolar, de forma a que se constituam como líderes da mudança de paradigma da gestão - cada vez mais imposto pela escassez de recursos - este Curso de Formação Especializada/ pós-graduação congrega várias áreas complementares de saberes que, acreditamos, permitem a obtenção e o desenvolvimento de competências dos diretores das Escolas e de líderes intermédios para que possam assegurar a direção estratégica das organizações, num ambiente crescente de autonomia e, consequente, responsabilização.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
As exigências que se impõem, atualmente, às escolas requerem educadores e professores com formação adequada, de forma a dar uma resposta de qualidade aos diversos setores que caracterizam a gestão e administração educacional. A experiência, enquadrada por uma componente teórica de carácter diverso, permitirá às escolas dispor de profissionais capazes de gerir, da melhor forma, as diversas estruturas escolares. São objetivos, desta pós-graduação/formação especializada:
- Adquirir conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, e o desenvolvimento de competências necessárias ao desempenho das tarefas de administração e gestão que são atribuídas aos educadores e professores das escolas dos vários níveis de ensino;
- Reforçar a necessidade de formar diretores e líderes intermédios capazes de assegurar a direção estratégica das organizações com a maior autonomia e prestando um maior serviço às comunidades em que se inserem.

Destinatários
- Membros das Direções das Escolas e Agrupamentos de Escolas;
- Membros das estruturas de gestão intermédia;
- Educadores e Professores de todos os níveis de ensino

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidade Curriculares Horas ECTS
Liderança e Motivação1 - Gestão Organizacional  25 6
Comunicação e Gestão de Conflitos 25 6
Administração e Gestão Escolar 25 6
Contabilidade das Organizações Escolares 25 6
QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) e o Controlo Interno nas Organizações Escolares 25 6
Avaliação e Formação Contínua dos Recursos Humanos 25 6
Procedimento Administrativo na Gestão das Escolas 25 6
Contratação Pública 25 6
Informática Aplicada à Gestão Escolar 25 6
Metodologias de Investigação e Trabalho de Projeto 40 8
Total 265 62


Cada uma das unidades curriculares está acreditada como módulo isolado (com 1 crédito profissional), pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, CCPFC, como cursos de formação.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Guilhermina Freitas ISCAC
Hilda Gonçalves Agrup. Escolas da Lousã
Georgina Morais ISCAC

Docentes

António Calheiros ISCAC
Armando Veiga ISCAC
Hermínia Viegas cfiap
Jorge Henriques ISCAC
Paulo Sanches IPC
Wander De Carvalho ISCAC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.650€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura. 

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: 28 de outubro de 2017

 

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Parceiros Institucionais:
- Sindicato dos Professores da Região Centro, SPRC
- Sindicato dos Professores da Zona Centro
- Federação Nacional de Educação, FNE
- Federação Nacional dos Professores, FENPROF
- Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Mar, Figueira da Foz
- Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro
- Centro de Formação de Associação de Escolas Leirimar, Leiria
- Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva, Coimbra
- Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora, Coimbra
- Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela, Águeda
 -CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais

 

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

O "mundo" da gestão e administração escolar é verdadeiramente um mundo. A abrangência de temas, a diversidade de procedimentos, o leque de competências profissionais e pessoais que exige leva a que nunca nos sintamos verdadeiramente preparados para o desempenho destas funções. Esta pós-graduação foi um momento único de reflexão sobre práticas, de aprofundamento científico, de partilha de experiências, de alargamento de horizontes.
Manuel Joaquim, Subdiretor de agrupamento de escolas 

Quando me inscrevi na PGGAE pretendia melhorar a qualidade do trabalho que realizo como coordenador do departamento de Matemática e Ciências Experimentais no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais (Pombal) e adquirir uma visão global do funcionamento das organizações escolares que me faltava. O elenco das disciplinas/conteúdos ministrados que constituem a PGGAE deu, de facto, resposta a essa minha necessidade, contribuindo para ser um melhor profissional na minha área de trabalho. Em simultâneo, pude encontrar professores que se preocupavam com uma boa preparação das matérias a abordar, com as dificuldades dos alunos e, sobretudo, com a melhor forma de as ultrapassar. A partilha de experiências quer de colegas, quer de docentes foi particularmente enriquecedora. Fiz amizades “para a vida” entre os colegas e espero ter merecido a amizade e a simpatia dos professores que nos acompanharam nesta “caminhada”. Nunca esquecerei alguns momentos de convívio únicos que foram marcados pela franca disponibilidade de colegas e docentes da Coimbra Business School - Escola de Negócios de Coimbra (ISCAC).
João Manuel Caetano Serôdio, Coordenador do Dep. Matemática e Ciências Experimentais Membro da secção de avaliação de desempenho

Voltar topo