Fundraising em Ação

APRENDER / FAZER / APLICAR A ANGARIAR FUNDOS PARA A ORGANIZAÇÃO SER DOTADA DE DINHEIRO, TEMPO (VOLUNTARIADO) E BENS

Mensagem

Mensagem

 

 A primeira pós graduação de FUNDRAISING em Portugal, em módulos e com os melhores profissionais de fundraising l.
“Queremos tornar a sua organização sem fins lucrativos estruturada e sustentável no longo prazo, tendo em vista o melhor cumprimento da sua missão.”

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A pós-graduação Fundraising em ação tem como objetivo criar fundraisers e dotar os gestores e técnicos das organizações da economia social de conhecimentos acerca do fundraising (ou angariação de fundos). De forma a ir de encontro às necessidades de cada organização, a pós-graduação propões um conjunto de 5 módulos que abarcam a realidade e temas centrais do fundraising, mas podendo cada um dos alunos escolher os módulos que desejar, em vez da pós-graduação por inteiro.
Presentemente, um dos maiores desafios que enfrentam estas organizações é o seu financiamento e sustentabilidade: estas organizações recorrem de forma crescente aos donativos oriundos de fundações, empresas e particulares, para além do financiamento do estado através do próprio Governo ou através de Instituições públicas, um tipo de financiamento que tem vindo a decrescer.
Nesta pós-graduação os participantes adquirem conhecimentos sobre os fundamentos do fundraising numa organização da economia social, conhecem as razões que levam os benfeitores a doar, identificam os meios apropriados para a sua organização implementar um sistema de angariação de fundos, desenvolvem uma estratégia de fundraising e aplicam um plano de ação de fundraising na sua organização. Pretende-se que estes alunos ponham em prática a angariação de fundos junto dos seus doadores e nas suas três espécies: dinheiro, tempo (voluntariado) e bens, portanto aplicando na sua organização e em tempo real o que estão a aprender.

DESTINATÁRIOS
Esta pós-graduação é preparada para os líderes e técnicos das organizações do terceiro sector que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, em qualquer tipo de organização deste sector, nomeadamente uma IPSS, uma ONGD, uma Misericórdia, uma Fundação, uma Universidade, um Centro de Investigação, um Teatro, ou um museu.
Destina-se, assim, a gestores de organizações do terceiro sector que têm de angariar fundos no espaço nacional ou internacional, membros de direção ou voluntários que trabalhem com fundraising, gestores de marketing, financeiros ou de comunicação das organizações, estores e profissionais de empresas com práticas de responsabilidade social ou envolvidas em políticas de mecenato ou apoio social, cultural ou ambiental, todas as pessoas envolvidas nas organizações sem fins lucrativos, voluntárias ou profissionais destas organizações que pretendem aumentar o seu nível de conhecimentos e de competências na gestão das organizações do terceiro sector.
As candidaturas a este curso de especialização estão disponíveis aos titulares de licenciatura ou, detentores de curriculum profissional relevante.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1250€ 

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Notas: O aluno pode apenas frequentar os módulos que mais lhe interessam! (a cada módulo corresponde um conjunto de ECTS; e ao conjunto de todos módulos corresponde a pós graduação).

 Horário: sexta-feira das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

 Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Destinatários

Destinatários

Esta pós-graduação é preparada para os líderes e técnicos das organizações do terceiro setor que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, em qualquer tipo de organização deste setor, nomeadamente uma IPSS, uma ONGD, uma Misericórdia, uma Fundação, uma Universidade, um Centro de Investigação, um Teatro, ou um museu.

Destina-se, assim, a gestores de organizações do terceiro setor que têm de angariar fundos no espaço nacional ou internacional, membros de direção ou voluntários que trabalhem com fundraising, gestores de marketing, financeiros ou de comunicação das organizações, gestores e profissionais de empresas com práticas de responsabilidade social ou envolvidas em políticas de mecenato ou apoio social, cultural ou ambiental, todas as pessoas envolvidas nas organizações sem fins lucrativos, voluntárias ou profissionais destas organizações que pretendem aumentar o seu nível de conhecimentos e de competências na gestão das organizações do terceiro setor.

As candidaturas a este curso de especialização estão disponíveis aos titulares de licenciatura ou, detentores de curriculum profissional relevante.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Félix Lungu LABORA
Joel Araújo Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
Madalena Da Cunha Call to Action
Madalena Abreu ISCAC

Docentes

Carmo Fernandes ONGD Leigos para o Desenvolvimento
Jorge Mayer Fundação EDP
Raul Silva Laureano ISCTE-IUL
Tiago Carmona RaiseN'GO

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

A PÓS-GRADUAÇÃO EM FUNDRAISING EM AÇÃO é em MÓDULOS

Módulo 1: Introdução + Fundraising planeado 

Módulo 2: Doadores particulares 

Módulo 3: Empresas e outras fontes de financiamento

Módulo 4: Comunicação e Fundraising digital

Módulo 5: Planeamento, Avaliação e Departamento de Fundraising 

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Acreditarlink

ADFP - Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, link

APPACDM Coimbralink

Call to Actionlink

Cáritas Diocesana de Coimbra, link

CERCI Penelalink

Equipa Ergue-telink

Instituto Universitário Justiça e Pazlink

Labora

Leigos para o Desenvolvimentolink

Logframelink

Santa Casa da Misericórdia de Coimbralink

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

"Gostei muito da 1 aula. Já retive conceitos importantes e algumas ideias estão em maturação. Os colegas também são muito acessíveis e pessoas que desenvolvem um trabalho meritório o que é sempre uma fonte de inspiração. Muito obrigada pela oportunidade."
Teresa Arsénio

"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."
Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP

Voltar topo