Fundraising em Ação

APRENDER / FAZER / APLICAR A ANGARIAR FUNDOS PARA A ORGANIZAÇÃO SER DOTADA DE DINHEIRO, TEMPO (VOLUNTARIADO) E BENS

Mensagem

Mensagem

As organizações sem fins lucrativos precisam de ser estruturadas e sustentáveis com o objetivo de cumprir a sua missão, respondendo aos crescentes desafios da comunidade. É fundamental planear estrategicamente e desenvolver uma prática de angariação de fundos, sejam eles dinheiro, bens ou voluntariado.
Esta pós graduação foi concebida para responder a estas necessidades, sendo a única pós graduação de FUNDRAISING em Portugal, apresentando-se estruturada em módulos e incluindo os melhores profissionais de fundraising.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
Presentemente, um dos maiores desafios que enfrentam estas organizações é o seu financiamento e sustentabilidade: estas organizações recorrem de forma crescente aos donativos oriundos de fundações, empresas e particulares.
Esta pós-graduação tem como objetivo criar fundraisers e dotar os gestores e técnicos das organizações da economia social de conhecimentos acerca do fundraising (ou angariação de fundos). De forma a ir de encontro às necessidades de cada organização, a pós-graduação propõe um conjunto de 5 módulos que abarcam a realidade e temas centrais do fundraising.

DESTINATÁRIOS
Esta pós-graduação é preparada para os líderes e técnicos das organizações da economia social que trabalhem, ou pretendam vir a trabalhar, em qualquer tipo de organização deste sector, nomeadamente uma IPSS, uma ONGD, uma Misericórdia, uma Fundação, uma Universidade, um Centro de Investigação, um Teatro, ou um Museu. Destina-se, assim, a todas as pessoas envolvidas nas organizações sem fins lucrativos, voluntárias ou profissionais que pretendem aumentar o seu nível de conhecimentos e de competências na gestão das organizações da economia social.

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1000€ 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sexta-feira das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

 Início previsto: janeiro de 2018

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Madalena Da Cunha Call to Action
Madalena Abreu ISCAC
Félix Lungu LABORA
Tiago Carmona RaiseN'GO

Docentes

Carmo Fernandes ONGD Leigos para o Desenvolvimento
Joel Araújo Santa Casa da Misericórdia de Coimbra
Jorge Mayer Fundação EDP
Raul Silva Laureano ISCTE-IUL

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

MÓDULOS Horas ECTS
Módulo 1: Fundamentos de Fundraising   8
O que é o fundraising. Os tipos de doadores e as motivações para dar.  8  
O plano de fundraising. Preparar a campanha anual de fundraising. 8  
O plano de fundraising. Preparar a campanha anual de fundraising. 8  
Módulo 2: Doadores particulares    5
Campanhas de captação de novos doadores. 8  
Campanhas de captação e fidelização de doadores. 8  
Módulo 3: Empresas e outras fontes de financiamento   5
Captar e comunicar com as empresas. Projetos em parceria. A consignação fiscal . 8  
O fundraising nas empresas e a responsabilidade social. Os fundos Europeus e o Portugal 2020. 8  
Módulo 4: Comunicação e Fundraising digital   5
Branding. A comunicação integrada e as mensagens de fundraising. Os canais e o lobbing.  8  
A criação de um site de fundraising e as redes sociais. Email e mobile marketing. Crowdfunding. 8  
Módulo 5: Planeamento, Avaliação e Departamento de Fundraising    5
Ferramentas de gestão e CRM. Life Time Value e ROI. 8  
As qualidades de um fundraiser, a equipa e o trabalho voluntário. Ferramentas de gestão e CRM.  8  
HORAS LETIVAS 88 28
PROJETO FINAL   32
2 SEMINÁRIOS 16  
TOTAL 104 60


Nota:
O Projeto de Fundraising aplicado a uma organização é desenvolvido pelo aluno, com acompanhamento do corpo docente e é apresentado perante júri até Junho de 2018.
Durante a realização do Projeto o aluno deverá frequentar e entregar 2 planos de projeto na disciplina Seminário de 16 horas.
No final de cada módulo haverá uma prova de avaliação presencial.

Voltar topo


Parcerias

Parcerias

Acreditarlink

ADFP - Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, link

APPACDM Coimbralink

Call to Actionlink

Cáritas Diocesana de Coimbra, link

CERCI Penelalink

Equipa Ergue-telink

Instituto Universitário Justiça e Pazlink

Labora

Leigos para o Desenvolvimentolink

Logframelink

Santa Casa da Misericórdia de Coimbralink

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

"Gostei muito da 1 aula. Já retive conceitos importantes e algumas ideias estão em maturação. Os colegas também são muito acessíveis e pessoas que desenvolvem um trabalho meritório o que é sempre uma fonte de inspiração. Muito obrigada pela oportunidade."
Teresa Arsénio

"Fundraising em Ação está a ser extraordinariamente útil. Tem me transmitido conhecimento e estratégias que permitem aperfeiçoar procedimentos já existentes na organização, integrando-os num mecanismo dinâmico com outras ferramentas a adotar."
Nancy Rodrigues, Gabinete de Imagem e Parcerias da Fundação ADFP

Faz mesmo muita falta a formação profissional em angariação de fundos. Uma lacuna no meio académico que agora está a ser colmatada com esta pós-graduação em "Fundraising em Ação" promovida pela Coimbra Business School | ISCA. Sendo voluntária em várias associações sem fins lucrativos, há muito tempo que sentia esta necessidade. Dos módulos que já tivemos e graças aos professores sempre disponíveis para transmitir conhecimentos e ajudar com a sua experiência profissional, aprendi conceitos que já coloquei em prática e os resultados estão a começar a aparecer. É fundamental mostrar ao doador a importância e a diferença que o seu donativo (seja em dinheiro, bens, serviços ou voluntariado) vai fazer. Só assim, transmitimos ao doador que é, realmente, parte do processo, a importância do seu envolvimento com a causa e o seu donativo não é em vão. Vai fazer a diferença! Hoje, com os conhecimentos adquiridos na frequência desta pós-graduação, já tenho um discurso mais articulado e argumentos dos quais não tinha a perceção da sua importância, antes de começar a pós-graduação. O ISCAC tem esta caraterística, temos professores e vivências que ficam para a vida. Obrigada pela oportunidade.
Teresa Arsénio, membro da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes - FORDOC

"Logo que tive conhecimento que a CBS iria desenvolver a PG "Fundraising em Acção" quis conhecer o seu conteúdo e inscrever-me de imediato! A minha organização entendeu, estrategicamente, como uma importante aposta a frequência desta PG, com a abordagem de conteúdos cada vez mais cruciais para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações do terceiro sector. As expectativas estão a ser correspondidas e, dentro da minha organização, estamos já a trabalhar uma área que até agora estava descurada; criámos uma equipa de Empreendedorismo e Inovação Social e temos vindo a melhorar a comunicação da nossa Marca para o exterior, fazendo acções de divulgação de serviços, eventos de angariação de fundos, melhorando a nossa comunicação e delineando um plano cheio de objetivos para os próximos anos! A CBS faculta-nos ótimos docentes e as áreas das suas PG são diversificadas e extremamente atuais. Dá vontade de querer aprender continuamente!"
Rita Dias, Equipa CATL/ EIS, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã

Voltar topo