Criminologia

Mensagem

Mensagem

O presente curso, único em funcionamento na cidade de Coimbra, pugna por se diferenciar dos restantes cursos de pós-graduação em criminologia, pelo facto de se munir de profissionais que trabalham não só em termos académicos com as Unidades Curriculares que o enformam, mas que contactam com o fenómeno criminal nas funções que exercem diariamente.
Esta pós-graduação primará por fornecer aos seus auditores uma visão integrada da criminologia, das ciências jurídico-criminais e áreas que lhe estão geneticamente conexas, para que aqueles possam compreender melhor o fenómeno criminal e suas tendências de prevenção e repressão na sociedade que lhes é quotidiana.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
O crime é uma realidade que assombra e ao mesmo tempo enforma a nossa sociedade, pelo que o estudo do fenómeno criminógeno, nas suas várias vertentes, revela-se profícuo para diversos profissionais.
Assim, o presente curso de pós-graduação visa capacitar os seus auditores com uma visão integrada e crítica da criminologia e das áreas que lhe estão subjacentes e umbilicalmente ligadas, onde podemos encontrar as ciências jurídicas, no seu foro criminal e constitucional, a sociologia, a psicologia, a antropologia, a medicina, entre outras. São, assim, objectivos específicos do curso proporcionar conhecimentos sobre as diversas áreas do crime que estão mais patentes na sociedade de hoje; discutir os métodos de investigação criminal disponíveis em processo penal, especialmente no que diz respeito aos seus limites e admissibilidade; caracterizar os diversos métodos de prevenção e repressão do crime, bem como os de ressocialização do agente; culminando com as representações pretéritas e presentes dos diversos sujeitos implicados no mundo do crime, desde o arguido à vitima, não só de um ponto de vista estritamente penal, mas também através dos olhos da psicologia criminal e da medicina legal.
Por conseguinte, os auditores ficarão a compreender melhor o fenómeno criminal através do estudo e debate dos temas apresentados, sempre com corroboração teórica e com uma forte componente prática.

Destinatários
Todos aqueles que estudam e trabalham com o fenómeno criminal:
Profissionais das forças de segurança; Advogados, magistrados, juristas; Psicólogos; Sociólogos; Assistentes sociais; Médicos; Outros profissionais que pretendam adquirir ou reforçar competências em matérias relacionadas com as áreas de prevenção, repressão e estudo do crime.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares

Horas

ECTS

Criminologia – Questões Fundamentais

16

6

Direitos Fundamentais

4

2

O Sistema de Justiça Penal – Revisitar o Direito Penal e a Política Criminal

16

6

Cultura e Criminologia Comparada

12

5

Psicologia Criminal

12

6

Criminalidade Cibernética, Económica e Transnacional

12

6

Reinserção Social: Prisão; Programas de Intervenção e Penas de Substituição

12

5

Perfis Criminais: Relação com a Criminalidade

8

4

Fontes de Informação: Criminalística, Investigação Criminal e Organização Judiciária

14

6

Delinquência juvenil e violência de género

10

5

Medicina Legal

8

3

Do Estatuto do Arguido ao Estatuto Da Vítima em Processo Penal – questões da prática processual penal

16

6

Total

140

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.450€ 
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: Sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo