Contabilidade Pública, especialização SNC-AP

...Para estar na vanguarda da contabilidade pública!

Mensagem

Mensagem

Os recentes desenvolvimentos ocorridos internacionalmente no domínio da contabilidade (harmonização contabilística internacional), têm originado uma crescente importância dos profissionais envolvidos nesta área. Este curso de Pós-Graduação pretende ser um fórum de reflexão e aprendizagem para os formandos que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e desse modo aumentar as suas competências.
Com a frequência deste curso os candidatos ficarão habilitados a compreender melhor as tendências atuais e futuras da contabilidade pública.

A Pós-Graduação em Contabilidade Pública-Especialização em SNC-AP, está em processo de reconhecimento junto da OCC, para atribuição de créditos nos termos previstos no seu Regulamento de Controlo de Qualidade.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Objetivos
A Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP visa proporcionar e aprofundar conhecimentos em contabilidade pública, especialmente sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), procedendo a uma análise comparativa com o normativo contabilístico anterior. Este curso trata do estudo das Normas de Contabilidade Pública (NCP), da harmonização contabilística a nível nacional e internacional, sendo abordado o normativo contabilístico emitido pelo IPSASB, assim como o regime orçamental em vigor. O SNC-AP foi aprovado pelo Decreto-Lei nº 192/2015, de 11 de setembro e integra a estrutura concetual da informação financeira pública, as normas de contabilidade pública, e o plano de contas multidimensional, constantes, respetivamente, dos anexos I a III ao decreto-lei nº 192/2015, de 11 de setembro, e que dele fazem parte integrante. O SNC-AP é constituído pelos subsistemas de contabilidade orçamental, de contabilidade financeira e de contabilidade de gestão. Aplica-se a todos os serviços e organismos da administração central, regional e local que não tenham natureza, forma e designação de empresa, ao subsetor da segurança social, e às entidades públicas reclassificadas.

Competências
Na Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP, os estudantes desenvolvem competências teórico-práticas na área financeira, mais precisamente de contabilidade e gestão pública, relato financeiro, contratação pública e outras competências requeridas pelas administrações públicas e privadas.

Destinatários
Os destinatários da Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP são os licenciados nas áreas da Contabilidade, Gestão, Finanças, Direito, Fiscalidade, Solicitadoria, bem como outras áreas das ciências empresariais, das administrações públicas e privadas, que sejam quadros médios ou superiores, dirigentes e políticos com poder de decisão, profissionais de contabilidade e outros interessados em adquirir conhecimentos na área da Contabilidade Pública, especificamente sobre o SNC-AP.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares

Horas

ECTS

Setor Público e Contabilidade

12

5

Estrutura Geral do SNC-AP e Estrutura Concetual

12

4

Contabilidade e Relato Orçamental

18

7

Rendimentos de transações

12

4

Ativos não correntes

22

7

Aquisições de bens e serviços

18

7

Elaboração e preparação das Demonstrações Financeiras Individuais

18

7

Contabilidade dos grupos públicos

18

7

Contabilidade de Gestão

18

7

Seminários

12

5

Total 

160

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.550€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária: Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: janeiro de 2018

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

AIRC

Voltar topo