Contabilidade Pública, especialização SNC-AP

Mensagem

Mensagem

Os recentes desenvolvimentos ocorridos internacionalmente no domínio da contabilidade (harmonização contabilística internacional), têm originado uma crescente importância dos profissionais envolvidos nesta área. Este curso de Pós-Graduação pretende ser um fórum de reflexão e aprendizagem para os formandos que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e desse modo aumentar as suas competências.
Com a frequência deste curso os candidatos ficarão habilitados a compreender melhor as tendências atuais e futuras da contabilidade pública.

A Pós-Graduação em Contabilidade Pública-Especialização em SNC-AP, está em processo de reconhecimento junto da OCC, para atribuição de créditos nos termos previstos no seu Regulamento de Controlo de Qualidade.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Objetivos
A Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP visa proporcionar e aprofundar conhecimentos em contabilidade pública, especialmente sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), procedendo a uma análise comparativa com o normativo contabilístico anterior. Este curso trata do estudo das Normas de Contabilidade Pública (NCP), da harmonização contabilística a nível nacional e internacional, sendo abordado o normativo contabilístico emitido pelo IPSASB, assim como o regime orçamental em vigor. O SNC-AP foi aprovado pelo Decreto-Lei nº 192/2015, de 11 de setembro e integra a estrutura concetual da informação financeira pública, as normas de contabilidade pública, e o plano de contas multidimensional, constantes, respetivamente, dos anexos I a III ao decreto-lei nº 192/2015, de 11 de setembro, e que dele fazem parte integrante. O SNC-AP é constituído pelos subsistemas de contabilidade orçamental, de contabilidade financeira e de contabilidade de gestão. Aplica-se a todos os serviços e organismos da administração central, regional e local que não tenham natureza, forma e designação de empresa, ao subsetor da segurança social, e às entidades públicas reclassificadas.

Competências
Na Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP, os estudantes desenvolvem competências teórico-práticas na área financeira, mais precisamente de contabilidade e gestão pública, relato financeiro, contratação pública e outras competências requeridas pelas administrações públicas e privadas.

Destinatários
Os destinatários da Pós Graduação em Contabilidade pública, especialização em SNC-AP são os licenciados nas áreas da Contabilidade, Gestão, Finanças, Direito, Fiscalidade, Solicitadoria, bem como outras áreas das ciências empresariais, das administrações públicas e privadas, que sejam quadros médios ou superiores, dirigentes e políticos com poder de decisão, profissionais de contabilidade e outros interessados em adquirir conhecimentos na área da Contabilidade Pública, especificamente sobre o SNC-AP.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

Unidades Curriculares

Horas

ECTS

Setor Público e Contabilidade

12

5

Estrutura Geral do SNC-AP e Estrutura Concetual

12

4

Contabilidade e Relato Orçamental

18

7

Rendimentos de transações

12

4

Ativos não correntes

22

7

Aquisições de bens e serviços

18

7

Elaboração e preparação das Demonstrações Financeiras Individuais

18

7

Contabilidade dos grupos públicos

18

7

Contabilidade de Gestão

18

7

Seminários

12

5

Total horas

160

60

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.850€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Documentação necessária: Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo