Avaliação e Gestão na Actividade Imobiliária

O SECTOR IMOBILIÁRIO É DE LONGE, A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL, O SECTOR DE MAIOR ENVERGADURA ECONÓMICA...

Mensagem

Mensagem

Foi recentemente publicado no Diário da República, 1.ª série — N.º 179 — 14 de setembro de 2015, a nova Lei 153/2015 que regula o acesso e o exercício da atividade dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.

A Pós-Graduação em Avaliação e Gestão na Atividade Imobiliária da Coimbra Business School prepara os participantes dentro dos requisitos de qualificações de conhecimentos consagrados naquela nova Lei.

Nas suas múltiplas vertentes, o sector dos ativos imobiliários contém um vastíssimo conjunto de atividades que proporcionam um leque inigualável de oportunidades profissionais. Unidades hoteleiras, imóveis de escritórios, edifícios comerciais e residenciais, terrenos, parques de estacionamento, edifícios histórico-culturais, resorts turísticos, campos de golf, residências seniores, marinas de recreio ou até mesmo centros hípicos são apenas alguns exemplos de ativos agregados a este vasto sector o qual é, de longe, o de maior envergadura económica, quer a nível nacional, que a nível internacional. Atividades profissionais associadas à valorização, ao investimento ou ao financiamento destes ativos, bem como os aspetos associados à mediação, ao marketing, à gestão administrativa, aos temas da legislação ou à manutenção física no seu sentido mais lato constituirão sempre, a par de outras atividades subsidiárias a elas inerentes, desafios e alternativas valiosas para um percurso profissional de sucesso.

 Pós-Graduação relevante, com o apoio institucional e divulgação pela Ordem dos Engenheiros (Região Centro).

O reconhecimento pela ANAI - Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários espelhado em protocolo de parceria mútua constitui, igualmente, outra das provas de mérito desta acção formativa.

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

Âmbito e Objetivos
Constituindo o Sector Imobiliário, a par dos sectores económicos do Turismo, das Novas Tecnologias e Novas Energias, uma das vertentes mais abrangentes para o desenvolvimento económico de Portugal, torna-se de inquestionável relevância uma formação aprofundada naquele domínio, quer a alunos de instituições superiores, quer a profissionais externos, bem como a pessoas em busca de novas oportunidades. Nessa visão, esta pós-graduação terá por objectivos:
- Mostrar a abrangência global do sector económico imobiliário no seu sentido mais lato, seus diversos segmentos e perspectivas futuras,
- Abrir horizontes profissionais credíveis, aprofundados, numa actividade crucial de topo para a nossa economia futura,
- Proporcionar ferramentas suplementares de conhecimento em domínios gerais, ainda que mais directamente relacionados com aquela actividade,
- Focar a atenção para a óptica da construção de futuros planos de negócio na área da valorização e da gestão da actividade imobiliária, criando ou aprofundando competências nesta área profissional.

Destinatários
- Licenciados em Economia e em Gestão
- Licenciados em Engenharia e em Arquitetura
- Licenciados em Administração, Contabilidade, Direito ou Fiscalidade
- Profissionais com experiência comprovada no sector imobiliário (Mediação, Angariação, Construção Civil), ainda que sem formação superior
- Profissionais ligados à gestão e à avaliação de ativos tangíveis
- Profissionais ligados ao investimento e ao financiamento imobiliário
- Profissionais de outros ramos, com interesse pelas temáticas abordadas
- Pessoas em busca de novas alternativas ou de novas oportunidades profissionais

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

António Lepierre Tinoco IST
Ana Paula Quelhas ISCAC

Docentes

Andreia Vitória UA
Anabela Marcos ISCAC
António Santana E Silva Santana e Silva, Lda., Consultores
Daniel Taborda FDUC
Conceição Marques ISCAC
Pedro Melanda ISCAC

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.700€
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações. 

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura. 

Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES

Horas letivas

ECTS

Análise de Investimento e Financiamento no Imobiliário

46

13

Avaliação de Ativos Imobiliários

24

10

Contabilidade Aplicada ao Imobiliário

21

8

Direito na Atividade Imobiliária

21

8

Ética

12

2

Fiscalidade no Imobiliário

22

8

Gestão Operacional de Ativos Imobiliários

16

3

Marketing e Negociação no Imobiliário

16

3

Princípios Económico – Financeiros

12

2

Projeto Final

8

3

TOTAL

198

60

  

Pós-graduação estruturada de acordo com a Lei 153/2015 que regula o acesso e o exercício da atividade dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços ao sistema financeiro nacional, naquilo que diz respeito a conhecimentos gerais e a conhecimentos aprofundados exigíveis e consagrados naquele diploma.

Integra algumas unidades curriculares reconhecidas, com relevância, pelo IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (antigos INCI/IMOPPI) 

Pós-Graduação relevante, com o apoio institucional e divulgação pela Ordem dos Engenheiros (Região Centro).

O reconhecimento pela ANAI - Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários espelhado em protocolo de parceria mútua constitui, igualmente, outra das provas de mérito desta acção formativa.

Voltar topo


Parceiros

Parceiros

ANAI - Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários

OE - Ordem dos Engenheiros (Região Centro)

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

"Fiquei muito satisfeito com a Pós-Graduação, tanto pelos novos conhecimentos adquiridos nas matérias que me eram menos familiares como também na consolidação de conhecimentos nas áreas do meu âmbito de trabalho. A turma, apesar de um pouco extensa, possibilitou um grupo muito interessante, pela heterogeneidade de formações base e das diferentes experiências profissionais.”
Gonçalo Ferreira da Silva. Engº. Florestal – Perito Avaliador

''Tratou-se de curso extremamente enriquecedor, com matérias muito diversas, de extrema importância para a gestão e desempenho pessoal, apropriadas a uma abrangência muito diversa de profissões, desde o Promotor Imobiliário ao Construtor, Mediador, Avaliador Imobiliários, Investidor, entre outras."
Paulo Dinis, Gerente da Imobipredios – Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda

''Recomendo a todos os profissionais do ramo imobiliário, mas muito especialmente aos Engenheiros Civis, a participação nesta pós-graduação, dado que permite a todos uma aprendizagem de um leque bastante alargado de matérias que são omissas nos nossos cursos.''
António Simões, Engenheiro Civil – Sistema BeiraCorvo

''Estou arrependido? Não. Saldo final foi positivo? Sim, muito.' Foi um enorme privilégio ter tido como “Mestres”, alguns dos Senhores Professores(as), e um “luxo” ter como Colegas a Classe que tive.''
Sebastião Lima Almeida, Engenheiro Civil

"A Pós-Graduação em Avaliação e Gestão na Atividade Imobiliária que tive o prazer de frequentar e de concluir, com sucesso, na Coimbra Business School, foi de enorme interesse para a minha vida profissional, tendo reforçado o meu conhecimento, não só na área da avaliação, como também em diversas disciplinas que lhe são complementares e que me ajudaram a enquadrar os problemas de forma muito diferente e bem mais completa."
Carlos de Castro Ferreira - Engenheiro Civil - FMS GROUP – Sócio Gerente

Voltar topo