Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas

Uma formação multidisciplinar e integradora na área da insolvência e da recuperação de empresas

Mensagem

Mensagem

A pós-graduação vai para a 9.ª edição. O acolhimento que tem merecido junto da comunidade académica e profissional é revelador do espírito vanguardista e atualista que a tem norteado desde o seu início.

Este é o compromisso que temos assumido: a multidisciplinaridade, transversalidade de temáticas, atualização permanente e um corpo docente qualificado.

 
Entidades Parceiras:

“INSOL Europe is the European organisation of professionals who specialise in insolvency, bankruptcy and business reconstruction & recovery, with over 1200 members in Europe and beyond.”

Voltar topo


Apresentação

Apresentação

ÂMBITO E OBJETIVOS
A pós-graduação que se apresenta procura fornecer uma especialização profissional numa área em franco crescimento: a “Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas”. Abandonada a perspetiva tradicional exclusiva de “liquidação” da empresa, com o reforço dos mecanismos de reestruturação/recuperação empresarial, importa dar corpo a uma nova visão, com uma formação multidisciplinar que conjuga a análise da insolvência e recuperação nas perspetivas jurídica, económico-financeira, contabilística e fiscal. A estrutura curricular integra um conjunto de módulos e seminários de temáticas estruturantes relevantes e atuais, com forte componente prático-empírica.

DESTINATÁRIOS
Licenciados, preferencialmente das áreas de Solicitadoria, Direito, Contabilidade, Gestão, Economia e afins, que exerçam ou pretendam vir a exercer uma atividade profissional na área da administração de insolvências e recuperação de empresas. Possibilita ainda uma formação de base para todos aqueles que estão interessados em realizar o exame para acesso a administrador de insolvência.

RECONHECIMENTO PELA ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS (OCC)

A Pós-Graduação em Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas encontra-se reconhecida pela OCC para efeitos de atribuição de créditos nos termos do artigo 12º do Regulamento de Atribuição de Créditos (RAC) no âmbito do controlo da qualidade dos membros da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Assim:  

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 15.º do RAC, a conclusão (100 %) desta pós-graduação equivale a 70 créditos, o que se traduz no cumprimento por 2 anos da alínea e) do n.º 1 do artigo 4.º do RCQ.

Nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 15.º do RAC, o aproveitamento de pelo menos 25% desta pós-graduação equivale a 35 créditos, o que se traduz no cumprimento nesse ano da alínea e) do n.º 1 do artigo 4.º do RCQ.

Voltar topo


Corpo Docente

Corpo Docente

Coordenadores

Armando Veiga ISCAC
Fernanda Alberto ISCAC

Docentes

Adélio Saraiva ISCAC
André Março IAPMEI
Sandinha Serra ISCAC
António Simões Administrador de Insolvências
Carlos Barbosa ISCAC
Duarte Magalhães Consultor
Inácio Peres APAJ
José Gonçalves Administrador de Insolvências
Manuel Arsénio IAPMEI
Maria Elisabete Ramos FEUC
Marisa Dinis IPL
Ruy Figueiredo Perito Avaliador
Vitor Ramos CH Leiria Auditor Interno; Administrador de Insolvências

Voltar topo


Candidatura

Candidatura

Valor: 1.350€ 
O pagamento pode ser efetuado de uma só vez, no ato da matrícula, ou em cinco prestações.

Alunos/ex-alunos ISCAC 20% de desconto sobre o valor de cada PG (desconto não acumulável)

5% de desconto a pronto pagamento sobre o valor de cada PG (desconto acumulável)

Documentação necessária:
Curriculum Vitae, Fotocópia do Cartão de cidadão (ou BI e NIF), certificado de habilitações, 1 fotografia, pagamento da taxa de candidatura e formulário de candidatura.

 Horário: sábado das 9:00-13:00H e das 14:00-18:00H

Início previsto: outubro de 2017

Voltar topo


Estrutura Modular

Estrutura Modular

UNIDADES CURRICULARES

HORAS

ECTS

PARTE I - A INSOLVÊNCIA E A RECUPERAÇÃO: ABORDAGEM JURÍDICA

 

 

 

Direitos Fundamentais e Deontologia

12

4

 

Direito da Insolvência e Processo da Insolvência

20

8

 

Insolvência de Pessoas Singulares

4

2

 

Processo Especial de Revitalização e SIREVE

12

4

 

Direito das Reestruturações Empresariais

12

4

 

Tutela de Direitos Laborais

12

4

 

Seminários:

 

 

 

A insolvência no contexto nacional: desafios e perspetivas futuras

4

-

 

A insolvência e a responsabilização dos administradores

4

2

 

Assembleia de credores: questões práticas

4

2

 

PARTE II - A INSOLVÊNCIA E A RECUPERAÇÃO: ABORDAGEM ECONÓMICA-FINANCEIRA

 

 

 

Diagnóstico da Gestão

8

3

 

Contabilidade em Reestruturações Empresariais e Insolvências*

16+4*

6

 

Análise Financeira e da Viabilidade da Empresa

20

8

 

Avaliação de Ativos

8

3

 

Fiscalidade de Insolvência

12

4

 

Seminários:

 

 

 

Recuperação de empresas em PER e processo de insolvência

4

2

 

Revitalização e transmissão de empresas - papel do IAPMEI

4

2

 

A viabilidade do plano de recuperação após homologação

4

2

 

Seminário  final - case study

4

-

 

Total

164

60

 

 

 

 

 

UNIDADES CURRICULARES COM NOÇÕES BÁSICAS (EXTRA ESTRUTURA MODULAR)

HORAS

CRÉDITOS

*Contabilidade

4

-

 

 


Frequência de 75% presenças obrigatórias para a emissão de certificado

Voltar topo


Testemunho dos Alunos

Testemunho dos Alunos

“Quando decidi inscrever-me na Pós-Graduação em Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas tinha dois objetivos: primeiro para ocupar uma boa parte do meu tempo de funcionário aposentado há dois anos; e outro para obter diferentes conhecimentos para além da fiscalidade, o ramo daquela que foi a minha atividade durante mais de 40 anos.

Porém, muito cedo cheguei à conclusão que afinal era outra coisa bem mais importante, a aprendizagem das matérias relacionadas com a insolvência, principalmente das empresas, e tudo o que rodeia o tecido empresarial, tanto societário como em nome individual.

Os conhecimentos demonstrados pelos professores e a sua sábia transmissão aos alunos, o entusiasmo dos colegas, alguns já nas lides da administração de insolvência, outros como dedicados colaboradores dos administradores, foi contagioso ao ponto de me interessar tanto pelo curso que o frequentei com uma dedicação tal que nunca imaginei nem de perto nem de longe.

Foi, sem qualquer margem para dúvidas, uma excelente oportunidade para aprender, por um lado, outras coisas novas e, por outro, consolidar alguns dos conhecimentos que já tinha.

Parabéns à Coimbra Business School e a toda a sua equipa, principalmente aos responsáveis pela Pós-Graduação. Este agradecimento é extensivo a todos os professores pela sua dedicação e ensinamentos e aos colegas pela sua paciência e colaboração. Obrigado a todos.”

Nelson Figueira, 8ª edição 2016/17

 ''Como parte da minha formação enquanto consultor de empresas e enquanto colaborador em processos de recuperação, a passagem pela PGAIRE foi fundamental. A diversidade de temas abordados são adequados e fundamentais, para quem, como nós, necessita de ter um leque de conhecimentos tão variado. Não posso deixar de referir, que o bom ambiente, a camaradagem (inclusivamente com corpo docente) e o networking são outras das mais-valias de que pude desfrutar''
Nuno Oliveira, Economista, Consultor e Especialista em Processos de Recuperação e Insolvência

''Fazer esta Pós-graduação foi, para mim, um fator diferenciador que me proporcionou o desenvolvimento de capacidades técnicas e pessoais adaptadas ao atual contexto. Destaco a experiência única de partilha de conhecimentos entre colegas e professores inteligentes, ambiciosos, trabalhadores e com diferentes backgrounds. Sinto-me, hoje, melhor preparada para encarar os novos desafios e oportunidades que me esperam. ''
Ana Sílvia Falcão Mestre Efigénia, Colaboradora com Administrador de Insolvência e candidata admitida ao concurso de recrutamento de Administradores Judiciais (2014)

''Durante 10 anos fui consultor autotodidata conduzindo empresas através dos seus processos de insolvência. Apesar desta experiência, após frequentar esta PG descobri o quão pouco sabia. Em 10 meses aprendi mais que nos últimos 10 anos. Saí do ISCAC melhor armado para aconselhar os empresários durante tão difícil processo. ''
João Paulo Oliveira, Consultor de empresas e empresário na Re-activar

"Essencial para solidificar conhecimentos no âmbito do Direito das Insolvências e atualização da nova legislação (CIRE), bem como no aprofundamento nos estudos de análise/estratégia na recuperação de empresas.

Permite um valioso contacto com profissionais de vasta experiência no “terreno”, clarificando toda a componente prática que por muitas vezes é negligenciada pelas instituições de ensino que lecionam tais matérias."
Vasco Monteiro, Solicitador-Estagiário | Assistente Jurídico

"Ao fim de mais de vinte anos de experiência profissional na atividade empresarial, onde ocupei lugares de direção e administração em empresas de relevo no tecido empresarial Português, como o Grupo Amorim, entendi iniciar um novo ciclo, procurando novos desafios.
Para enfrentar estes novos desafios profissionais e após identificar a minha necessidade de alargar competências em novas áreas, como a da Recuperação de Empresas e Administração de Insolvências, não poderia deixar de escolher uma escola que me pudesse oferecer a possibilidade de uma aprendizagem exigente e que fosse apoiada pela qualidade científica e pedagógica da equipa docente. Por isso escolhi frequentar a Pós-graduação em Administração de Insolvências e Recuperação de Empresas da Coimbra Business School, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.”
Álvaro Silva, Sócio gerente da AS - Consultores, Lda.

Voltar topo