MBA em Auditoria Interna - em parceria com IIA Brasil

Apresentação

Apresentação

Âmbito

A auditoria interna enfrenta grandes desafios e oportunidades únicas. O contexto em que as organizações vivem e as constantes mudanças em diversas frentes levam a que a auditoria interna tenha grandes perspetivas presentes e futuras de crescimento, contudo as exigências são outras e diversificadas, colocando em causa as competências tradicionais e dando cada vez mais espaço e diferenciação às habilidades em detrimento das competências técnicas. Os sete atributos dos auditores internos divulgados pelo IIA são o motor impulsionador de um novo paradigma da formação, pelo que a atualização das competências são imprescindíveis bem como a disponibilidade para aprender.

Objetivos

Dotar os profissionais de competências que respondam às atuais e futuras exigências do mercado de auditoria interna dentro do novo paradigma.

Destinatários: Atuais e potenciais auditores internos, CAE, gestor de risco, compliance officer, controller, diretores financeiros

Local: Portugal e/ou Live Training (transmissão em tempo real) (40 horas letivas + Seminário e visitas)

Horário: 9:00-13:00h e 14:00-18:00h

Data: 5ª Edição - de 5 a 13 de abril de 2018

 

Corpo Docente:

  • André Marini - (voluntário) IIA Brasil
  • António Santos - (voluntário) IIA Brasil
  • António Calheiros – ISCAC
  • Bruno Soares - ISACA Lisbon Chapter / GOVAAS
  • Fábio Mendes - (voluntário) IIA Brasil
  • Fátima Geada – IPAI / TAP
  • Fernando Macedo - (voluntário) IIA Brasil
  • Filipe Pontes - AGEAS/IPAI
  • Gabriel Silva – ISCAC / TGA
  • Georgina Morais – ISCAC / IPAI
  • Isabel Pedrosa - ISCAC
  • Marco António Ramos - Psicoterapeuta
  • Maria da Conceição Marques – ISCAC
  • Paulo Gomes - (voluntário) IIA Brasil
  • Paulo Guerra - Consultor
  • Wander Carvalho – ISCAC

 Plano Curricular:

  • Técnicas e ferramentas de gestão e inovação (Case Studies)
  • Técnicas assertivas de comunicação (verbal, não verbal e escrita)
  • Inteligência emocional, liderança e Gestão de conflitos nas organizações (Conflito / consequências / gerir / Compromisso / conflito como fonte de melhoria)
  • Princípios orientadores de Auditoria Interna (normas, código ética e regulamentação) (a nova estrutura da IPPF)
  • Tecnologias Informáticas de apoio à auditoria interna
  • GRC - Gorvernance, risco e controlo (estratégico, operacional, cumprimento, fraude, cybersegurança e ambientes cloudcomputing) (uma parte do dia só em sistemas informatizados)
  • Avaliação e KPI´s da Auditoria interna
  • Gestão de Fraude
  • Auditoria interna e os sistemas de gestão
  • Auditoria Participativa (Case Studie)
  • Visita a uma entidade ao departamento de auditoria interna
  •  Cerimónia de encerramento com entrega de certificados

Coordenação:

A Coimbra Business School, líder em Portugal na lecionação das temáticas de auditoria interna, gestão de risco e controlo, dotada de recursos matérias e humanos altamente especializados, constitui-se como parceiro principal neste MBA. Representado por: Georgina Morais

O IIA Brasil: Filiado do IIA, sendo uma entidade profissional de referência da América do Sul para os auditores internos. Congrega profissionais em busca da aquisição e manutenção das suas competências na partilha através do progresso. Representado por: André Marini

O Curso inclui: coffee break, almoços, documentação, certificado e jantar de encerramento

Voltar topo


Testemunhos 3ª Edição

Testemunhos 3ª Edição

Tive o ensejo de participar na 3ª. Edição do MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School, um evento de tamanha importância para o campo de Auditoria Interna e foi uma oportunidade enriquecedora na minha carreira. A pluralidade da temática debatida de forma clara e objectiva com os oradores e colegas foi sem sombra de dúvidas um incentivo para o aprimoramento da Função Auditoria Interna na Organização, indo de encontro ao nosso compromisso exposto na nossa missão, para além da troca de experiências entre países de Língua Portuguesa e ampliar a minha base de contactos.
Os meus agradecimentos a toda equipa técnica que durante a nossa estadia proporcionaram uma recepção calorosa ,com um ambiente agradável e a todos os oradores que com a sua sabedoria souberam transmitir todos os temas que ali foram abordados.
Com certeza que irei divulgar a todos interessados a participarem na próxima Edição.

 Filomena de Sousa-Departamento de Auditoria Interna - Banco Nacional de Angola

Tive a oportunidade de frequentar a 3ª Edição do MBA em Auditoria Interna, evento de tamanha importância para o campo de Auditoria, preparado com muito carinho por todos os envolvidos na organização- Coimbra Business School. Viu-se que foram dias bastantes proveitosos para reencontro de amigos e a incorporação de novos contactos. Foram também bons dias para a troca de experiências que permitiu o reforço das minhas skills e para estimular novos sonhos.
Muitos saíram com imensa vontade de implementar novas técnicas e de mudar em alguma coisa porque, com certeza hà muito trabalho a fazer. O que mais nos gratifica é saber que este evento poderá auxiliar, na melhoria do nosso trabalho. Como um auditor não pode “achar”, deve ter certeza (evidências), então participem nesta 4ª Edição.
Miguel Sumbo – Departamento de Auditoria Interna do Banco Nacional de Angola

Trata-se de um evento muito importante para a Auditoria Interna, que para além dos angolanos, participaram portugueses e brasileiros. A Organização- Coimbra Business School, deu-nos a oportunidade de trocar experiencias com os participantes do evento, contactos e darmos sugestões.
Podemos concluir que a formação serviu de mais valia e que vai melhorar no desempenho dentro da Auditoria Interna do BNA.
João Lourenço Domingos – Departamento de Auditoria Interna do Banco Nacional de Angola

“Nesta terceira edição do MBA em Auditoria Interna da Coimbra Business School, fruto de uma colaboração bem organizada, foi atingido o objetivo pretendido com a minha inscrição. O enriquecimento conseguido por meio da informação transmitida pelo corpo docente, bem como pela troca de experiências e pontos de vista dos colegas angolanos e brasileiros permitiram abrir alguns horizontes. Para além do grupo de trabalho, foi criado um grupo de amigos que também soube partilhar momentos de  convívio e de alegria. Uma palavra também para o staff de apoio ao MBA, que esteve sempre presente e atencioso.”
Nuno Baptista – WIS4 - Web Integrated Systems (Portugal)

“Foi e é uma honra ter participado da 3ª edição do MBA em Auditoria Interna, saboreando a vasta experiência e conhecimento dos Docentes e da equipe em geral. Foram dias de muita aprendizagem. Valeu o esforço empreendido, a coragem e a dedicação de todos, pois, pessoalmente, saí do MBA mais forte e lúcido, relativamente ao papel fundamental que a 3ª Linha de Defesa tem em uma Instituição, sobretudo, para aquelas que desejam ou esperam alcançar os seus objetivos, por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada.”
Afonso Konde – Banco Económico (Angola)

“O MBA em Auditoria Interna foi uma excelente experiência. O curso contemplou temas precisamente selecionados e de grande
relevância para o auditor interno. Além disso, possibilitou a troca de experiências com pessoas de diversas organizações e até de outros países. A parceria entre Coimbra Business School, o IIA Brasil e o IPAI (Instituto Português de Auditoria Interna) resultou em produto que, de fato, superou as expectativas.”
Erick Alves – Petrobras Transporte S/A - Transpetro (Brasil)

“Tive a oportunidade de participar da 3ª edição do MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School. Primeiramente, a organização do curso e a qualidade dos professores muito me agradaram. Os alunos participantes também não deixaram por menos, representando um grupo de auditores altamente qualificado nos países em que representaram. Essa troca de experiências e de ideias entre a turma a respeito de assuntos inerentes à Auditoria foi outro ponto marcante nesses dias de curso. Realmente, trouxe-me ganhos e novas percepções acerca de técnicas e inovações do trabalho de auditoria, com enriquecimento das minhas skills.”
Germano Farias – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Brasil)

“Agradeço a oportunidade e minha participação no MBA realizado na Coimbra Business School. A experiência e dedicação dos professores foram de grande importância e motivaram-me a aprender mais. O tempo que passei em companhia de pessoas excelentes e inteligentes contribuiu imensamente para meu crescimento pessoal e profissional. Gostei bastante das formas
com que foram ministradas as aulas, mesmo sendo um curso online. Todos foram muito atenciosos e pacientes. As contribuições
superaram minhas expectativas e pretendo programar-me para participar novamente de forma presencial no próximo curso.” Participou em live training
Fabiana Arnoldi – IIA Brasil

Voltar topo


Testemunhos 2ª Edição

Testemunhos 2ª Edição

"Indico com toda a certeza o MBA em Auditoria Interna da Coimbra Business School. Foi uma oportunidade enriquecedora na minha carreira profissional de auditor interno. Tivemos a oportunidade de debater temas atuais que afligem a nossa profissão. Os debates francos e diretos com os professores e colegas, na minha visão, constituiu‐se no ponto alto do evento. Particularmente, alarguei o meu número de contatos profissionais: o treinamento na Business School me permitiu fazer novos amigos. Decorridos três meses após o evento, continuo trocando ideias com colegas portugueses e angolanos sobre auditoria."
Ailton de Aquino Santos – Auditoria Interna do BCB – Banco Central do Brasil

"Gostava de manifestar o sentimento de gratidão, pela forma calorosa, no acolhimento e, que desfrutámos durante a nossa estada em Coimbra. Felicitamos por isso a coordenação e aos professores que de modo geral foram brilhante na transmissão dos conhecimentos e proporcionaram‐nos momentos de interação, inesquecíveis, aqui vai o nosso apreço. O conteúdo oferecido é muito rico, na há duvidas que iremos recomendar aos nossos colegas e amigos a participar nas próximas ações formativas."
Augusto Colica ‐ Departamento de Auditoria Interna do BNA ‐ Banco Nacional de Angola

"Tive a oportunidade de frequentar a 2ª Edição do MBA em Auditoria Interna, na Coimbra Business School e revelou‐se uma boa escolha. O grupo, que agregava profissionais com diferente background e de diversas áreas, permitiu o enriquecimento das discussões dos temas, atuais e pertinentes, dado o ambiente de partilha que foi criado. Gostaria de também destacar a qualidade do corpo docente, do acolhimento e da organização da escola.Foi uma experiência enriquecedora, que permitiu o reforço das minhas skills. "
Marcos Albuquerque Peixoto – Auditor – Banco BIC Portugal

"Parabenizo todo o corpo técnico responsável pela realização da 2ª edição do MBA em Auditoria Interna que superou minhas expectativas em todos os aspetos, principalmente quanto à exposição dos conteúdos por professores com notória experiência e também pela qualidade das transmissões no sistema B‐Learning, permitindo a interação com toda a turma que participou presencialmente e também online. Outro fator de sucesso foi a troca de informações proporcionada pelo nível de interatividade e cooperação da turma juntamente com a atenção concedida pelos docentes do curso."
Patrick Rocha‐ Auditor interno da Empresa Brasil de Comunicação

"Venho por este meio agradecer pela atenção, carinho, e simpatia que nos brindou durante a nossa estadia em Coimbra no MBA de Auditoria Interna. O curso foi verdadeiramente uma mais valia para nos, no desempenho das nossas funções no seio do BNA. Os conteúdos foram relevantes e úteis foram apresentados com métodos adequados de forma coerente e estruturada, embora com tempo um pouco apertado. Os formadores demostraram domínio dos temas apresentados e estimularam a participação dos formandos. A organização foi muito boa, gostamos tanto que na próxima sessão o nosso Departamento de Auditoria do BNA vai com quatro candidatos. Muito obrigada mais uma vez e desejo-vos muito sucesso para as próximas sessões e na sua vida profissional.
Mpambani D. M. Nanga ‐ Departamento de Auditoria Interna do BNA ‐ Banco Nacional de Angola

Voltar topo


Testemunhos 1ª Edição

Testemunhos 1ª Edição

"A parceria entre o IIA Brasil e o ISCAC permitiu que fosse efectivado o primeiro MBA em Auditoria Interna, partilha de conhecimento e agregação de valores foi um facto consumado, num ambiente multicultural onde estiveram Auditores de Angola, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe, não deixando de realçar a qualificada equipa de preletores que souberam conduzir de forma satisfatória o MBA.  O nosso capital intelectual ficou mais enriquecido com up date de técnicas e ferramentas modernas de Auditoria que nos permitirão actuar de forma mais eficaz e eficiente."
Erick Rodriguês da Costa – Inspetor Superior de Finanças (Ministério das Finanças –IGF - Angola)

 

"O Exército Brasileiro decidiu designar cin­co militares para realizar o primeiro MBA em Auditoria Interna, organizado pelo ISCAC e apoiado pelo IIA Brasil, por reconhecer o IIA como entidade fomentadora de capacitação para o setor. A minha percepção do curso é ex­tremamente positiva. O MBA apresentou mo­dernas técnicas utilizadas na Europa e contou com a participação de auditores internos da An­gola, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal."

Danilo Cezar Aguiar de Souza — General de Brigada e Subdiretor de Apoio à Saúde (Exér­cito Brasileiro)

 

"A iniciativa do IIA em apoiar o MBA de­monstra claramente a preocupação desse Ins­tituto em aprimorar as práticas relacionadas à Auditoria, ferramentas básicas no trabalho do auditor. Com relação especificamente ao curso, penso que é de grande relevância no momento em que agrega valor à gestão dos profissionais de Auditoria. Dessa forma, me sinto bastante satisfeita com os ensinamentos apresentados e tenho a certeza de que serão muito úteis para o aprimoramento do Controle Interno/Auditoria, no âmbito da Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro."

Glaubete Maria Chaves Bezerra — Tenente Coronel e Chefe da Seção de Controle de Be­neficiários da Subdiretoria de Apoio à Saúde (Exército Brasileiro)

 

"A realização do primeiro MBA em Auditoria Interna, por meio da parceria IIA e ISCAC, re­veste-se de importância na medida em que pro­moveu a capacitação e a troca de experiências entre auditores oriundos de países de língua portuguesa sob a coordenação de uma equipe docente altamente capacitada. Na minha visão, o MBA aumentou o cabedal de conhecimentos e agregará valor ao trabalho dos participantes e às respectivas organizações."

 Sérgio Ricardo Lobo Loureiro — Tenente Co­ronel e Médico-Chefe da Seção de Estudos e Projetos (Exército Brasileiro)

 

"O IIA teve um papel primordial na divul­gação do MBA no Brasil, por meio do envio de mensagens eletrônicas com informações a respeito do curso. O MBA permitiu que o audi­tor capacitado pelo IIA tivesse a percepção de novas técnicas empregadas pelo IPAI (Instituto Português de Auditoria Interna), além de pos­sibilitar a aquisição de novos conhecimentos a respeito da cultura e história de um país com grande importância para o Brasil."

Luciano Felipe de Souza Sá — Major e Ad­junto da Seção de Controle de Beneficiários da Diretoria de Saúde (Exército Brasileiro)

 

"O IIA Brasil ter apoiado na realização do MBA foi fundamental para a divulgação do evento, já que é considerada uma instituição reconhecida nacionalmente e possui o objetivo de capacitar e certificar auditores internos de ór­gãos e empresas públicas/privadas. O MBA em Auditoria Interna desenvolvido em Portugal per­mitiu conhecer as novas ferramentas utilizadas no setor, assim como a troca de informações e experiências entre alguns países, como Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil." 

Nádia Veríssimo Góis Mantuan — Adjunto na Seção de Regulação de Auditoria Interna (Exército Brasileiro)

Voltar topo