MINI MBA EM GESTÃO E MEDIAÇÃO DE SEGUROS


Objetivos:

  • Aplicar modelos, estratégias e técnicas de gestão que permitam optimizar a atuação de Quadros e Agentes do Setor Segurador;
  • Desenvolver hard kills e soft skills aplicáveis por Quadros e Agentes de Seguros com vista ao desempenho diário de alta performance;
  • Fomentar a inovação no Setor Segurador.

 

Destinatários:

  • Agentes de Seguros Coletivos e Singulares;
  • Quadros Superiores e Médios de Seguradoras;
  • Gerentes de Seguros, Gestores Comerciais, Técnicos Comerciais, Gestores de Clientes, Administrativos de Seguros;
  • Gestores que pretendam reforçar os seus conhecimentos do setor segurador;
  • Estudantes que pretendam vir a desempenhar cargos de gestão em Seguradoras ou em Agentes de Seguros;
  • Outros interessados.

 

Conteúdos Programáticos:

1ª Sessão | Gestão Técnica de Seguros | 25-05-2018

  • Diagnóstico ambiental do setor segurador em Portugal;
  • Tópicos avançados de Seguros nos ramos Não-Vida e Vida;
    • O Resseguro e o Co-Seguro;
    • Abordagem ao Rating das Seguradoras;
    • Implicações e Diretrizes do Solvência II;
    • Gestão das Operações: tecnologia e processos;
    • Tópicos de Direito dos Seguros;

   * Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

 2ª Sessão | Gestão Comercial em Seguradoras e Agentes de Seguros | 01-06-2018

  • Construção e gestão de redes comerciais em Seguros;
  • Tópicos avançados do Comportamento do Consumidor de Seguros;
  • Estratégia comercial das operações;
  • Alta performance em negociação comercial e vendas;

   * Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

 3ª Sessão | Planeamento e Estratégia na Atividade Seguradora | 08-06-2018

  • Revisão da Missão, Visão e Valores nas Empresas de Seguros;
  • Definir e articular objetivos estratégicos e objetivos operacionais;
  • Como fazer uma análise SWOT dinâmica e integrada para Seguradoras e Agentes;
  • Tópicos avançados sobre o Plano de negócios na Atividade Seguradora;
  •  Opções Estratégicas das Empresas de Seguros;

   * Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

 4ª Sessão | Marketing das Seguradoras e dos Agentes de Seguros | 15-06-2018

  •  Estratégias de Posicionamento e Diferenciação nas Seguradoras e Agentes;
  •  Variáveis de marketing operacional para Serviços e Seguros; Marketing Digital;
  • Tópicos avançados sobre a Marca e Imagem das Seguradoras e dos Agentes;
  • Plano de ação de marketing operacional (mix 7 P’s);
  • Como fazer um Plano de Marketing nas Seguradoras e nos Agentes de Seguros;

   * Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

5ª Sessão | Análise Financeira e Contabilidade de Seguros | 22-06-2018

  • Tópicos de Contabilidade Geral para Empresas de Seguros;
  • Orçamentação e Controlo de Gestão para Agentes de Seguros;
  • Métodos de análise financeira;
  • Gestão financeira para Agentes de Seguros;

* Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

 6ª Sessão | Gestão das Pessoas e da Mudança no Setor Segurador | 29-06-2018

  • Gestão da Mudança nas Seguradoras;
  • Liderança e Motivação nas Seguradoras e Agentes;
  • Avaliação de desempenho de recursos humanos;
  • Gestão de conflitos na atividade seguradora;

 * Inclui mini-seminário de “Estudo de Caso” com Especialista convidado (30 minutos)

 

Total de Horas: 18 horas  -  (6 sessões modulares de 3 horas - 2:30h + um mini-seminário 30 minutos)

 

Horário: Sextas-feiras das 18:00h às 21:00h 

 

Preço:

  • Comunidade ISCAC, inscrições até 31 de março: 250€

 

  • Comunidade ISCAC | IPC: 400€
  • Externos: 500€

Formador

Ana Filipa Roque

  • Doutoranda em Gestão | Área Científica: Contabilidade de Gestão
  • Professora Universitária
  • Economista - Cédula 12984
  • Contabilista Certificada - Cédula 85700
  • Solicitadora - Cédula 7223
  • Diretora Executiva de Empresas e Mediação de Seguros

 

Rodrigo Costa Gomes

  • Doutorando em Gestão |Área Científica: Marketing
  • Mestre em Gestão, com especialização em Marketing
  • Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos
  • Diretor e Coordenador em Multinacionais de Serviços
  • Economista Cédula Nº 15622